Governo beneficia mais de 200 crianças da Vila Janaína com escolinha de futsal e handebol

esporte-dino

Crianças participantes do projeto Esporte é cidadania – Foto/Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), beneficia mais de 200 crianças da Vila Janaína, em São Luís, com escolinha de futsal e handebol. A ação, que acontece por meio do projeto “Esporte é Cidadania”, é realizado pela Fundação Maranhense de Assistência Comunitária (Fumac) e executado com investimentos da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. É mais um projeto que integra o amplo programa do Governo que fortalece ações de inclusão social pelo esporte no Maranhão.

O projeto “Esporte é Cidadania”, que está em sua 3ª edição, promove aulas teóricas e práticas, três vezes por semana, sobre as modalidades do futsal e do handebol para meninos e meninas, com idade entre oito e 16 anos de idade, ministradas por professores de Educação Física do próprio bairro. As crianças e os adolescentes participantes são matriculados em escolas públicas da rede de ensino municipal e estadual, com 80% de frequência e aproveitamento escolar.

Além da formação esportiva, o “Esporte é Cidadania” abrange, também, uma escolinha de reforço escolar das disciplinas português e matemática, aulas de informática e música. “O nosso objetivo é tirar essas crianças da ociosidade e trabalhar a formação cidadã por meio do futsal e do handebol, aliando valores do esporte à educação, estimulando o desenvolvimento motor, cognitivo e socioafetivo dessas crianças e jovens”, disse o coordenador do projeto na Fumac, Júlio César Melo.

De acordo com o secretário adjunto de Esporte Incentivado da Sedel, Leonardo Cordeiro, o projeto busca, também, resgatar valores esquecidos. “Além de descobrir novos talentos, queremos, acima de tudo, contribuir para formação de bons cidadãos, direcionando as crianças e os adolescentes à construção de um mundo melhor, dentro do espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade e cultura da paz”.

Por Jean Monteiro

Fonte: Sedel   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *