Arraiá dos Sertões foi um sucesso e trouxe grandes lições

arraia-dos-sertoes1A festa junina – Arraiá dos Sertões – da Prefeitura de Araioses encerrado sábado (19) fui um grande sucesso de público e trouxe sem sombra de dúvidas grandes lições, que pelo que se tem observado no trabalho da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, poderemos esperar daqui mais alguns anos um nível bem melhor de nossas manifestações culturais.

O bumba-boi de Araioses não tem mais uma identidade própria como foi no passado onde predominava a influência do bumba-boi piauiense devida a proximidade com a cidade de Parnaíba.

O povo araiosense prestigiou a festa junina da Prefeitura

O povo araiosense prestigiou a festa junina da Prefeitura

O boi do Salomão e do de Gado Bravo que se apresentam no arraial da Prefeitura é que o resta do tradicional e novos estilos como o do Boi Gurreiro da APAE e de algumas escolas de Araioses se inclinam na direção do boi de orquestra, um dos sotaques da maioria dos bumba-boi do Maranhão e do bumba-boi de Parintins, no Pará.

O avanço que já se observou nesses dois anos da gestão da prefeita Valéria do Manin ocorreu nas escolas do município graças ao excelente trabalho que a professora Jaqueline Pimentel, titular da Educação, vem fazendo.

Prefeita Valéria do Manin com componentes do Boi Ponta de Ouro de Gado Bravo

Prefeita Valéria do Manin com componentes do Boi Ponta de Ouro de Gado Bravo

Na iniciativa particular ainda não apareceu nada de novo e um bumba-boi com o perfil, a qualidade artística e cultural e história do Boi Axote de Tutóia, que se apresentou na última noite do arraial, ainda vai demorar muito, mesmo que esse trabalho se inicie agora.

No que diz respeito às quadrilhas também temos muito que evoluir. Quem viu a apresentação da quadrilha Rei do Cangaço de Parnaíba sabe disso. Porém, não podemos deixar de reconhecer a grandeza do trabalho que vem sendo realizado ao longo dos últimos anos pelo grupo de Pé de Serra.

Sua apresentação foi muito bonita e sua grandeza se torna maior quando se tem a consciência que eles fazem o que fazem por amor a arte, sem o apoio que certamente merecem, não só do poder público como também da iniciativa privada.

As manifestações culturais como bumba-boi, quadrilhas, danças típicas e regionais são as grandes responsáveis pela presença do povo nesses eventos. Milhares de araiosense lotaram a Arena do Viva no decorrer do arraial, principalmente no sábado, último dia.

A prova disso é que tão logo se acabava as apresentações culturais no Viva, grande parte do público voltava para suas casas.

Parece muito promissor o futuro da cultura de Araioses.

Atrações na última noite do Arraiá dos Sertões:

Boizinho da U.E. Tia Bernarda

Boi Brilho de S.Manoel U.E São Manoel

Quadrilha Pé de Serra – Gr. Independente

Dança do Índio (U.E Inácio M. de Barros)

Boi Ponta de Ouro de Gado Bravo

Bumba-boi Axote de Tutóia

Banda Selvagem

Banda Desejo Proibido

arraia-dos-sertoes2

Boi Brilho de S.Manoel U.E São Manoel

arraia-dos-sertoes3

Boi Ponta de Ouro de Gado Bravo

arraia-dos-sertoes4

Dança do Índio (U.E Inácio M. de Barros)

arraia-dos-sertoes5

Quadrilha Pé de Serra – Grupo Independente

arraia-dos-sertoes6

Bumba-boi Axote de Tutóia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *