Beleza negra será tema de Encontro Estadual


Da SECOM

Profissionais do setor de beleza e estética afro participaram, nesta segunda-feira
(3), de reunião na Secretaria de Igualdade Racial (Seir) para definir ações de empreendedorismo no setor. O principal resultado da reunião foi a articulação entre Seir, profissionais e demais parceiros na organização e realização do I Encontro Estadual de Mulheres Trançadeiras. O evento acontecerá nos dias 21 e 29 de novembro, em local a ser definido na próxima semana.
O título do encontro levou em consideração dois aspectos. Primeiro, o recorte de gênero e, segundo, o tipo de atividade mais comum nos salões de beleza que é a trança. Para a cabeleireira Joaquina Santos, do Salão Agotimê, o Encontro de Mulheres Trançadeiras vai dar visibilidade ao setor da estética afro como um todo, sendo uma grande oportunidade de aperfeiçoamento, contatos profissionais e divulgação de serviços.
O Encontro também se propõe a alcançar as cabeleireiras de quilombos no Maranhão, pois estas são profissionais com maiores dificuldades de acesso a cursos e produtos de beleza afro.
Segundo a secretaria de Igualdade Racial, Claudett Ribeiro, é muito importante que esta ação envolva as mulheres negras das áreas urbanas e rurais, propiciando que todas elas potencializem a geração da renda familiar.
Outro aspecto ressaltado pela Secretária é a valorização da auto-estima da população negra, público consumidor que movimenta bilhões de Reais a cada ano em produtos e serviços do mercado étnico. Para Claudett Ribeiro, o Encontro é mais que uma política institucional, é uma forma de estimular homens, mulheres e crianças afrodescendentes a valorizarem a identidade negra e optarem, cada vez mais, por serviços que realcem nossa beleza”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *