75 cidades do Maranhão podem registrar chuva forte e ventos de até 60 km/h neste fim de semana

Aviso do Inmet prevê acumulados de até 50 mm por dia e ventos de até 60 km/h; há risco de alagamentos, queda de galhos e falta de energia.

75 cidades do Maranhão podem registrar chuva forte e ventos de até 60 km/h neste fim de semana. (Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante)

Por Imirante.com

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas para São Luís e outros 74 municípios maranhenses. O aviso, classificado como de perigo potencial, segue válido até as 10h do próximo domingo (7) e abrange cidades das regiões Norte, Oeste e Leste do estado.

Segundo o órgão, a previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, acompanhada por ventos que podem variar entre 40 e 60 km/h. Para o Maranhão, a expectativa é de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, com possibilidade de raios e rajadas ocasionais de vento.

Há risco de alagamentos e queda de árvores

Apesar de o alerta ser o mais baixo da escala do Inmet, o instituto destaca a possibilidade de ocorrências associadas ao mau tempo. Entre os riscos previstos estão quedas de galhos de árvores, alagamentos, interrupções no fornecimento de energia elétrica e descargas elétricas.

A recomendação é que a população redobre a atenção, principalmente em áreas historicamente afetadas por alagamentos durante períodos de chuva intensa.

Confira as 75 cidades em alerta

  • Água Doce do Maranhão
  • Alcântara
  • Amapá do Maranhão
  • Anajatuba
  • Apicum-Açu
  • Araguanã
  • Araioses
  • Axixá
  • Bacabeira
  • Bacuri
  • Bacurituba
  • Barreirinhas
  • Belágua
  • Bequimão
  • Boa Vista do Gurupi
  • Cachoeira Grande
  • Cajapió
  • Cândido Mendes
  • Carutapera
  • Cedral
  • Central do Maranhão
  • Centro do Guilherme
  • Centro Novo do Maranhão
  • Cururupu
  • Godofredo Viana
  • Governador Nunes Freire
  • Guimarães
  • Humberto de Campos
  • Icatu
  • Itapecuru Mirim
  • Junco do Maranhão
  • Luís Domingues
  • Maracaçumé
  • Maranhãozinho
  • Matinha
  • Mirinzal
  • Morros
  • Nova Olinda do Maranhão
  • Olinda Nova do Maranhão
  • Paço do Lumiar
  • Palmeirândia
  • Paulino Neves
  • Pedro do Rosário
  • Peri Mirim
  • Pinheiro
  • Porto Rico do Maranhão
  • Presidente Juscelino
  • Presidente Médici
  • Presidente Sarney
  • Presidente Vargas
  • Primeira Cruz
  • Raposa
  • Rosário
  • Santa Helena
  • Santa Luzia do Paruá
  • Santana do Maranhão
  • Santa Quitéria do Maranhão
  • Santa Rita
  • Santo Amaro do Maranhão
  • São Benedito do Rio Preto
  • São Bento
  • São Bernardo
  • São João Batista
  • São João do Carú
  • São José de Ribamar
  • São Luís
  • São Vicente Ferrer
  • Serrano do Maranhão
  • Turiaçu
  • Turilândia
  • Tutóia
  • Urbano Santos
  • Viana
  • Zé Doca

Veja as orientações do Inmet

Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta que as pessoas evitem se abrigar sob árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Também não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Outra orientação é evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades. Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Brasil é eleito para integrar Conselho Econômico e Social da ONU

Mandato será exercido entre 2027 e 2029

Foto: JC McIlwaine/ONU©

Por Agência Brasil

O Ministério das Relações Exteriores informou na noite desta quinta-feira (4) que o Brasil foi eleito para integrar o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC). O mandato será exercido entre 2027 e 2029.

A eleição ocorreu na terça-feira (4). O Brasil recebeu 181 votos dos representantes dos países que integram a organização.

Na avaliação da diplomacia brasileira, a eleição demonstra a importância do país no cenário internacional.

“A eleição do Brasil reflete a importância atribuída ao papel estratégico que o país tem a desempenhar no ECOSOC, especialmente para a redução das desigualdades e a promoção da paz sustentável”, declarou o Itamaraty. 

O conselho, que é composto por 54 membros, é um dos principais órgãos da Organização das Nações Unidas (ONU) e tem a tarefa de coordenar as agências especializadas das Nações Unidas, monitorando recomendações sobre os temas que envolvem comércio internacional, desenvolvimento, direitos humanos, condição da mulher, ciência e tecnologia, entre outros.

As recomendações são conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Apoio a João Igor Carvalho só cresce em Araioses

Nesta quinta-feira (4/6), dia de Corpus Christi, no povoado Melancias, em Araioses, o líder comunitário Antônio Marculino – integrante do grupo político do prefeito Neto Carvalho, reuniu amigos, apoiadores e lideranças em um café da manhã realizado em sua residência, reforçando o compromisso com a pré-campanha de João Igor Carvalho e Erlanio Xavier.

O encontro reuniu pessoas da comunidade em um momento de diálogo, união e fortalecimento político, reafirmando o apoio ao projeto que vem ganhando cada vez mais adesão no município. Durante o café da manhã, os presentes demonstraram confiança e entusiasmo com a caminhada de João Igor Carvalho, destacando o compromisso com o desenvolvimento de Araioses.

A mobilização no povoado Melancias reforça o crescimento do apoio popular e o fortalecimento de um grupo que segue unido em torno de um projeto de continuidade, diálogo e avanços para o município.

Em reunião ministerial, Lula defende soberania do Brasil e sequência de diálogo com os EUA

“Esse país não adotará mais a política de vira-lata diante das grandes potências”, disse o presidente aos ministros. Lula confirmou participação na próxima reunião do G7

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião ministerial, no Palácio do Planalto, em Brasília. Foto: Ricardo Stuckert / PR

Ao abrir, nesta quarta-feira (3/6), a segunda reunião ministerial de 2026, realizada diante de um cenário em que o Brasil se vê sob ameaça de uma nova taxação por parte dos Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi categórico na defesa dos interesses da nação. “Esse país não adotará mais a política de vira-lata diante das grandes potências”, afirmou Lula.

“Nós estamos num momento decisivo para que a sociedade brasileira, eu diria até uma parte da sociedade mundial, reconheça o fortalecimento da democracia no nosso país, a nossa luta para o fortalecimento do multilateralismo, a nossa luta para que esse país não seja tratado em nenhum momento como se fosse uma republiqueta insignificante. Nós somos muito grandes. Nós temos muita história, e nós não podemos aceitar o tratamento que os Estados Unidos deram ao Brasil esta semana”, ressaltou o presidente.

REAÇÃO – O Governo do Brasil reagiu com argumentos sólidos à recomendação do Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês) de taxar em 25% os produtos brasileiros. Em nota à imprensa divulgada nesta terça-feira (2/6), o governo, além de ressaltar sua indignação, listou uma série de fatos que desabonam a recomendação por parte da USTR. Também na terça-feira, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa; e o ministro da Fazenda, Dario Durigan, concederam entrevista coletiva em que reforçaram os argumentos de defesa do país.

DIÁLOGO – O presidente lembrou que desde que as primeiras tarifas foram impostas ao país, em julho de 2025, o Governo do Brasil tem trabalhado junto ao governo dos Estados Unidos para reverter a taxação e que, mais uma vez, adotará o caminho do diálogo, sem abrir mão da soberania do país em nenhum momento deste processo.

“Ninguém pode dizer que o Brasil se negou a negociar com os Estados Unidos. O que é que nós fizemos? Nós não fizemos bravata, nós não fizemos discurso. Nós resolvemos construir uma narrativa para tentar mostrar, não só aos Estados Unidos, mas mostrar a outros países e ao povo americano, a insensatez da punição ao Brasil”, lembrou Lula.

30 DIAS – O presidente recordou, ainda, que durante o último encontro que teve com o presidente Donald Trump, em Washington, no início de maio, ficou acordado que representantes dos dois países discutiriam, por um período de 30 dias, a questão das taxas até então remanescentes na tentativa de chegar a um acordo.

“Na última reunião houve uma divergência entre o meu ministro da Indústria e Comércio, o meu ministro das Relações Exteriores com o ministro do Comércio deles. Eu propus ao Trump, já que não tem acordo entre os dois ministros, de darmos 30 dias para que os dois se entendam. Essa reunião ainda não concluiu nada. Por isso a nossa surpresa com a decisão de mais um comunicado, de mais uma taxação com relação ao Brasil. Eu saí de lá convencido de que a gente estava estabelecendo uma nova lógica no relacionamento democrático e civilizado entre Brasil e Estados Unidos. E confesso a vocês que fui pego de surpresa ontem, com a decisão deles”, ressaltou Lula.

REUNIÃO DO G7 – Ao voltar a defender a importância do multilateralismo, da democracia e do fortalecimento da Organização das Nações Unidas para o equilíbrio do cenário internacional, o presidente revelou que mudou de planos e que participará da próxima reunião de líderes do G7, que será realizada na França, no próximo dia 15. O G7 é formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

“Eu nem ia ao G7. Agora eu vou. Porque é preciso alguém tentar colocar ordem nessa coisa que está acontecendo de desmonte do multilateralismo, desmonte da democracia e desvalorização das instituições. Se a ONU não está funcionando hoje, não é destruindo a ONU que a gente vai consertar o mundo. É fortalecendo a ONU”, afirmou Lula, que voltou a cobrar uma reformulação no Conselho de Segurança da ONU.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Fundo Eleitoral: PL tem maior fatia para Eleições 2026; PT está em 2º

Por John Cutrim

O Partido Liberal (PL), legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, ficará com a maior fatia do Fundo Especial de Financiamento de Campanha nas eleições de outubro.

Ao todo, dos cerca de R$ 4,9 bilhões distribuídos entre 30 partidos, o PL receberá R$ 881 milhões. Na sequência aparecem o Partido dos Trabalhadores (PT), com aproximadamente R$ 615,4 milhões, e o União Brasil, com cerca de R$ 526,2 milhões.

Juntos, os três partidos concentram 40% do montante distribuído pelo Fundo Eleitoral.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o fundo é destinado ao financiamento das campanhas eleitorais, e a distribuição dos recursos observa critérios definidos em lei, levando em conta a representatividade das legendas no Congresso Nacional.

Além dos três partidos citados anteriormente, completam o top 5 o Partido Social Democrático (PSD), com R$ 421 milhões, e o Progressistas (PP), com R$ 417 milhões (veja a lista completa abaixo).

Distribuição

A distribuição dos recursos segue os critérios previstos na Lei das Eleições, de 1997. Segundo o TSE, 2% do total disponível são divididos igualmente entre todos os partidos com estatuto registrado na Corte.

Outros 35% são distribuídos proporcionalmente aos votos obtidos pelas legendas na última eleição para a Câmara dos Deputados; 48% são repartidos conforme o número de deputados federais eleitos; e 15% são divididos de acordo com a representação dos partidos no Senado Federal.

Equipe de Implementação das Escolas em Tempo Integral de Araioses participa da 8ª Edição do Sobrevoo em São Luís

A Prefeitura de Araioses, por meio da Secretaria Municipal de Educação e com o apoio da gestão do prefeito Neto Carvalho, segue investindo no fortalecimento da educação e na qualificação das práticas pedagógicas no município. Nos dias 02 e 03 de junho, a equipe de Implementação das Escolas em Tempo Integral representou Araioses na 8ª Edição do Sobrevoo, realizada em São Luís-MA.

Representando o município, participaram do evento o Coordenador de Implementação Mais Integral, Prof. Luciano Costa, a Articuladora de Gestão, Adriana Paixão, o Articulador Pedagógico, Adailton Serejo, e o Tenente Dimas, gestor do Colégio Militar.

O encontro reuniu gestores, coordenadores e profissionais da educação de diversos municípios maranhenses, promovendo momentos de formação, troca de experiências e fortalecimento das estratégias voltadas à melhoria da qualidade da educação e à consolidação da política de educação em tempo integral.

A participação da equipe de Araioses reafirma o compromisso da gestão do prefeito Neto Carvalho com uma educação cada vez mais inclusiva, inovadora e alinhada às necessidades dos estudantes, fortalecendo ações que contribuem para o avanço do ensino no município.

Fonte: Secom/Araioses

TJMA suspende lei que vetava mulheres trans em banheiros femininos

TJMA suspende lei de São Luís que proibia mulheres trans de utilizarem banheiros femininos. (Leonardo Mendonça/Câmara de São Luís)

Por Imirante

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) decidiu, nesta quarta-feira (3), suspender os efeitos da Lei Municipal nº 7.792/2025, que proibia o acesso de mulheres trans a banheiros femininos em órgãos públicos e instituições privadas de São Luís.

A decisão foi tomada em caráter liminar no julgamento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) apresentada pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA).

Questionamento da lei

A norma havia sido promulgada pela Câmara Municipal de São Luís em setembro de 2025, após a derrubada do veto ao Projeto de Lei nº 0201/2023, de autoria do vereador Marquinhos (União Brasil).

Desde a entrada em vigor, a legislação passou a ser alvo de questionamentos por entidades ligadas à defesa dos direitos humanos e também pelo Governo do Maranhão.

Na ação protocolada em 19 de maio, a Defensoria Pública argumentou que a lei afronta princípios constitucionais como a dignidade da pessoa humana, a igualdade e a não discriminação.

Fundamentação da decisão

Segundo a DPE-MA, a legislação municipal contraria entendimentos já firmados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre identidade de gênero e proteção dos direitos da população trans.

A ação também menciona o Tema 484 de repercussão geral do STF, que trata de direitos relacionados à identidade de gênero.

Para a Defensoria, a norma afeta diretamente um grupo historicamente vulnerabilizado e é incompatível com dispositivos da Constituição Federal e da Constituição do Estado do Maranhão.

Efeitos da liminar

Com a decisão do TJMA, a aplicação da lei fica suspensa até o julgamento definitivo da ADI.

Na prática, mulheres trans voltam a ter garantido o acesso aos banheiros femininos nos locais abrangidos pela legislação municipal.

O mérito da ação ainda será analisado pelo tribunal, que decidirá posteriormente se a norma será mantida ou declarada inconstitucional de forma definitiva.

O Governo do Maranhão já havia informado anteriormente que avaliava medidas judiciais contra a lei. A decisão desta quarta-feira representa o primeiro posicionamento do Judiciário maranhense sobre a validade da norma.

Veículo em que estava deputada colide com carreta no interior do Maranhão

Por John Cutrim

A deputada estadual Ana do Gás se envolveu em um acidente de trânsito na madrugada desta quarta-feira (3), nas proximidades do município de Araguanã, na região Norte do Maranhão.

De acordo com nota divulgada por sua assessoria de comunicação, a parlamentar viajava acompanhada de três assessores quando o veículo em que estavam colidiu com uma carreta. As circunstâncias do acidente ainda serão esclarecidas.

A nota informa que todos os ocupantes do automóvel receberam atendimento médico e seguem sendo acompanhados. Apesar do susto, a deputada e sua equipe passam bem.

A assessoria também agradeceu as manifestações de apoio e solidariedade recebidas desde as primeiras horas após o ocorrido e destacou a gratidão pelo livramento dos envolvidos.

Veja a nota

Produtores rurais participam de reunião sobre prevenção da Vassoura de Bruxa da Mandioca em Araioses

Nesta terça-feira, dia 2 de junho, a Prefeitura de Araioses, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Pecuária, através da secretária Keila Amaral, realizou uma importante reunião com produtores rurais e a equipe da AGED (Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão) para fortalecer as ações de prevenção à Vassoura de Bruxa da Mandioca (VBM).

Durante o encontro, produtores do município participaram de orientações técnicas sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação da doença, além de aprenderem formas de identificação e prevenção, garantindo mais segurança para a produção agrícola local.

Um dos produtores presentes destacou a importância da ação para o fortalecimento da agricultura no município: “Esse acompanhamento e orientação são muito importantes para nós produtores, porque ajudam a proteger nossa plantação e melhorar nossa produção”, ressaltou.

A gestão do prefeito Neto Carvalho segue investindo no fortalecimento da agricultura familiar, levando informação, apoio técnico e ações que contribuam para o desenvolvimento do homem e da mulher do campo em Araioses.

Fonte: Secom/Araioses

Acidente no Turu entre duas motocicletas resulta em morte

O acidente fatal aconteceu durante a forte chuva que atingiu a Grande Ilha nesta tarde, em frente ao cemitério do bairro Turu

Registro do acidente envolvendo dois motociclistas na Rua Nova, paralela à igreja Nossa Senhora da Vitória e também ao cemitério do Turu. (Reprodução)

Por Imirante

Na tarde desta segunda-feira (1°) durante o forte temporal que atingiu a Grande Ilha, houve um acidente fatal envolvendo dois motociclistas na Rua Nova, no bairro Turu, resultando em um óbito.

Oficiais do Instituto Criminalístico do Maranhão e do 40º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão estiveram presentes para os procedimentos periciais, além também da participação do Instituto Médico Legal para a realização da retirada do corpo de Fábio Viana da Silva Júnior, jovem de apenas 21 anos.

Confira mais detalhes com Alessandra Rodrigues no Abrindo o Verbo.

imentos periciais, além também da participação do Instituto Médico Legal para a realização da retirada do corpo de Fábio Viana da Silva Júnior, jovem de apenas 21 anos.

 

Mais de 190 mil famílias superaram a pobreza e deixaram o Bolsa Família no Maranhão desde 2023

Somente em maio de 2026, mais de 8,3 mil famílias maranhenses saíram do programa após aumento da renda. São Luís, Timon e Imperatriz lideram os desligamentos no estado

Em todo o país, mais de 5,1 milhões de famílias deixaram o Bolsa Família entre março de 2023 e maio de 2026 após ampliarem a renda familiar.                            Foto: Divulgação/MDS

Com aumento da renda, no Maranhão, mais de 190 mil famílias deixaram o Bolsa Família entre março de 2023, quando o programa foi retomado pelo Governo do Brasil, e maio de 2026. São famílias que saíram da pobreza por terem conseguido um emprego de carteira assinada ou por empreenderem. Esses lares tiveram a renda acima do limite da Regra de Proteção ou já cumpriram o prazo previsto para permanência nessa modalidade.

Somente em maio de 2026, mais de 8,3 mil famílias maranhenses deixaram o programa social. São Luís foi o município com maior número de desligamentos no período, com 976 famílias, seguido por Timon (308), Imperatriz (245), São José de Ribamar (217) e Codó (178).

Paço do Lumiar (174), Pinheiro (143), Balsas (125), Caxias (117) e Esperantinópolis (116) completam a lista dos dez municípios com mais famílias que superaram a pobreza no Maranhão e deixaram o Bolsa Família.

NACIONAL — Em todo o país, mais de 5,1 milhões de famílias deixaram o Bolsa Família entre março de 2023 e maio de 2026 após ampliarem a renda familiar. Os maiores números foram registrados em São Paulo (745,6 mil), Distrito Federal (546 mil), Bahia (487,6 mil), Minas Gerais (430,2 mil) e Rio de Janeiro (393,7 mil).

CAPITAIS — Entre as capitais brasileiras, São Paulo registrou o maior número de famílias deixando o programa por aumento da renda em maio de 2026, com 7.312 desligamentos. Na sequência aparecem Rio de Janeiro (4.387), Fortaleza (3.790), Salvador (3.095) e Brasília (1.896).

REGRA DE PROTEÇÃO — Criada no novo desenho do Bolsa Família, a Regra de Proteção garante uma transição segura para famílias que aumentam a renda. Mesmo após superar o limite de R$ 218 por pessoa da família, elas podem continuar recebendo 50% do benefício por até 12 meses, desde que a renda familiar per capita permaneça abaixo de R$ 706.

“O novo modelo estimula o emprego. Só de 2023 para cá, 5,1 milhões de famílias saíram da pobreza. Saíram do Bolsa Família porque passaram a ter um emprego ou começaram a empreender”, afirmou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

EMPREGO — Dados do Caged cruzados com o Cadastro Único mostram que 80% das vagas com carteira assinada criadas no primeiro trimestre de 2026 foram ocupadas por inscritos no CadÚnico.

“Os números confirmam as estatísticas relacionadas à presença dos beneficiários no mercado formal e refutam afirmações infundadas de que as famílias não querem arranjar emprego”, afirmou Wellington Dias.

Estudo da FGV Social aponta ainda que a renda do trabalho das pessoas mais pobres cresceu 10,7% em 2025, acima da média nacional, impulsionada pela geração de empregos formais e pela Regra de Proteção do programa.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Prefeitura de Araioses realiza reunião para tratar da formatura da primeira turma de Bombeiro Civil do município

Na data do dia 1º de junho, na sede da Prefeitura de Araioses, a Prefeitura Municipal, por meio da Chefia de Gabinete, representada por Carlos Vagno, e da Secretaria Municipal de Defesa Social, através do secretário Denys Leão, realizou uma importante reunião com os responsáveis pela primeira turma de Bombeiro Civil de Araioses.

O encontro teve como objetivo tratar sobre a formatura da primeira turma, além de discutir apoio para o fortalecimento das atividades desenvolvidas pelos bombeiros civis no município.

Durante a reunião, foi alinhada a contribuição do prefeito Neto Carvalho para a realização do evento de formatura, bem como o apoio relacionado a equipamentos que irão auxiliar os profissionais no desempenho de seus trabalhos em Araioses.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização da qualificação profissional e com ações voltadas à segurança e ao bem-estar da população.

Fonte: Secom/Araioses