O aniversário dos 88 anos de Araioses foi comemorado com inaugurações de escolas e grandes eventos esportivos e culturais

Foi um fim de semana inesquecível que parou a cidade e marcando uma nova era na história da cidade

Araioses viveu um dos momentos mais grandiosos de toda a sua história. O aniversário de 88 anos do município foi celebrado em grande estilo, com uma programação intensa, emocionante e repleta de conquistas que reforçam um novo tempo para a cidade.

Sob a liderança do prefeito Neto Carvalho, o final de semana foi marcado por entregas importantes e eventos que reuniram a população em um verdadeiro espetáculo de desenvolvimento, esporte e cultura. O evento também contou com a presença de importantes autoridades e lideranças, como a primeira-dama e prefeita de Santa Quitéria, Sâmia Moreira, o pré-candidato a deputado estadual João Igor Carvalho, o senador Weverton Rocha, o pré-candidato a deputado federal Erlânio Xavier, além de secretários municipais, vereadores de Araioses e diversas lideranças da região, reforçando a importância e a grandiosidade da celebração.

Um dos grandes destaques foi a inauguração de três escolas nos povoados São Paulo, Carnaubeiras e João Peres, levando mais dignidade, estrutura e esperança para estudantes e famílias dessas comunidades. Um investimento direto no futuro de Araioses, que agora conta com espaços mais modernos e preparados para transformar vidas por meio da educação.

A emoção tomou conta também de quem vive de perto essa realidade. Para um morador da região, a entrega das novas escolas representa a realização de um sonho antigo: “Pra gente que mora nos povoados, ver uma escola nova sendo entregue é uma alegria muito grande. Nossos filhos agora vão ter mais conforto, estrutura e qualidade no ensino. É um sonho que hoje virou realidade”.

Autoridades presentes também destacaram a importância das obras. O pré-candidato a deputado estadual João Igor Carvalho ressaltou: “A entrega dessas escolas representa um avanço enorme para a educação de Araioses. Investir em educação é investir no futuro, e essas novas estruturas vão garantir mais dignidade e oportunidades para os alunos desses povoados”.

O senador Weverton Rocha também enfatizou o impacto positivo da ação: “Fico muito feliz em ver essas escolas sendo inauguradas. São obras que fazem a diferença na vida das pessoas, principalmente das crianças e jovens. Educação é prioridade, e Araioses está dando um passo importante nessa direção”.

E não parou por aí. O esporte também brilhou intensamente com as grandes finais da Taça Cidade, nas categorias masculino, feminino e fut-7, movimentando torcidas, revelando talentos e fortalecendo o espírito esportivo no município. Foi emoção do começo ao fim, com arquibancadas vibrando e atletas dando um verdadeiro show dentro de campo.

A parte cultural foi outro espetáculo à parte. A cidade pulsou ao som de grandes atrações como DJ Brenno, Seu Desejo e Vinícius Veras, que transformaram a comemoração em uma verdadeira festa popular, reunindo multidões e garantindo alegria até altas horas.

Encerrando esse fim de semana inesquecível, o domingo, dia 29 de março, começou com um momento solene e simbólico: o hasteamento das bandeiras na Câmara Municipal de Araioses, reforçando o orgulho e o amor pela cidade. Em seguida, a população participou da Santa Missa de encerramento, em um ato de fé, gratidão e união.

Araioses celebrou seus 88 anos da melhor forma possível: com trabalho, conquistas e participação popular. Um marco que ficará na memória de todos e que mostra, com clareza, que o município segue avançando com força e determinação.

Imagens do show de Seu Desejo

Imagens do esporte

Fonte: Secom/Araioses

Medicamentos podem ter reajuste de até 3,81% a partir desta terça

Anvisa destaca que os aumentos não são automáticos

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil©

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil

Medicamentos vendidos no Brasil podem ter o preço reajustado em até 3,81% a partir desta terça-feira (31), conforme estabelecido em resolução publicada pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed).

O texto prevê três níveis máximos de reajuste aplicáveis a diferentes grupos de medicamentos, conforme a competitividade de cada categoria:

  • 3,81% para medicamentos com concorrência;
  • 2,47% para medicamentos de média concorrência;
  • 1,13% para medicamentos de pouca ou nenhuma concorrência.

Algumas categorias não se encaixam nesses critérios, como fitoterápicos, homeopáticos e determinados medicamentos isentos de prescrição com alta concorrência no mercado, que possuem regras específicas dentro do sistema de regulação de preços.

Em nota, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) destacou que o reajuste médio permitido por lei ficará em até 2,47%, o menor dos últimos 20 anos e abaixo da inflação acumulada dos últimos 12 meses, de 3,81%.

“A redução consecutiva do índice desde 2023 é fruto da política de combate à inflação e reforça a importância da regulação para proteger o consumidor de preços abusivos. Nos anos anteriores, houve um aumento expressivo do percentual, ultrapassando 10%.”

A Anvisa destaca que os aumentos não são automáticos. “Na prática, fabricantes e farmácias podem aplicar reajustes inferiores ou até manter os preços atuais, dependendo das condições do setor e do nível de concorrência entre as empresas”.

“A regulação econômica dos medicamentos no Brasil garante a proteção do consumidor e, ao mesmo tempo, busca a sustentabilidade do setor para a continuidade do fornecimento de medicamentos no país.”

Entenda

O reajuste dos preços de medicamentos é feito uma vez ao ano e segue uma fórmula regulatória que parte da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e desconta o ganho de produtividade da indústria.

A Cmed é o órgão federal responsável pela regulação econômica do mercado farmacêutico no Brasil e estabelece critérios para a fixação e o reajuste dos preços de medicamentos, com o objetivo de estimular a concorrência e garantir o acesso da população aos produtos.

A câmara de regulação é composta pelo Ministério da Saúde, pela Casa Civil e pelos Ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. A Anvisa, por sua vez, exerce a função de secretaria executiva, fornecendo suporte técnico às decisões.

Eduardo Braide anuncia pré-candidatura ao Governo do Maranhão

Prefeito Eduardo Braide (PSD) (Foto: Reprodução)

Por O Imparcial

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, oficializou nesta terça-feira (31), via redes sociais, sua intenção de disputar o Governo do Maranhão em 2026. Braide deverá renunciar ao cargo dentro dos prazos legais, passando o comando da capital para a vice-prefeita Esmênia Miranda.

“É por vocês é por cada maranhense que hoje eu tomo a decisão mais importante da minha vida. Sou pré-candidato a governador do Maranhão. Não será uma candidatura de um homem só, será uma candidatura que nasceu do povo, de quem acredita que o Maranhão pode sair do atraso, de quem acredita que é possível governar sem medo, sem amarras e sem interesses escondidos. Nós não temos a máquina, nós não temos o dinheiro, mas temos algo muito maior, a força do povo. 
Foi essa força que transformou São Luís e será essa força que vai transformar o Maranhão. Vamos levar desenvolvimento para as cidades, vamos gerar empregos e assim como eu fiz em São Luís, vamos avançar na educação, melhorar a saúde, garantir mais segurança nas ruas. Vamos cuidar de quem mais precisa. 
Chegou a hora do Maranhão funcionar por inteiro Chegou a hora do Maranhão funcionar para todos. E eu não tenho dúvida. Juntos, nós vamos escrever a história que vai mudar pra sempre o nosso estado”, disse o prefeito.

Com o anúncio, o gestor se junta a outros nomes já posicionados na corrida pelo Palácio dos Leões, como Orleans Brandão (MDB), Lahesio Bonfim (Novo) e Enilton Rodrigues (PSOL). A movimentação acelera o tabuleiro político maranhense e dá início à articulação de alianças para o pleito estadual.

Prefeito realiza novas nomeações para fortalecer a gestão municipal

Nesta segunda-feira, 30 de março, o prefeito Neto Carvalho realizou, em seu gabinete, a nomeação de novos integrantes da gestão municipal, reforçando o compromisso com a organização administrativa e o desenvolvimento de Araioses.

Foram nomeados para compor a equipe: Antônio Carlos dos Santos, conhecido como Carlão da Honda, como Ouvidor Municipal; Junior Borba como Secretário de Meio Ambiente; e Andrea Barros dos Santos como Secretária de Turismo.

As nomeações fazem parte do trabalho contínuo de fortalecimento da gestão, buscando garantir mais eficiência nos serviços prestados à população, além de ampliar as ações voltadas ao desenvolvimento sustentável e ao crescimento do turismo no município.

A Prefeitura de Araioses segue avançando, com responsabilidade e compromisso, trabalhando para atender cada vez melhor a população e promover o desenvolvimento da cidade.

Fonte: Secom/Araioses

Sindicalista faz antecampanha contra João Igor

Reprodução

Um post publicado em um grupo de WhatsApp atribuído ao professor Douglas Ramos, presidente do SINDSEPMA – Sindicato dos Servidores Públicos de Araioses, está fora do contexto das regras eleitorais, pois ele não caracteriza uma crítica e sim uma imagem negativa ao médico João Igor Carvalho, por enquanto, pré-candidato a deputado estadual, que tem apoio das mais expressivas lideranças do Baixo Parnaíba maranhense.

Ligado ao secretário de estado Marcio Machado, que tem um genro, que também postula um mandato de deputado estadual na eleição de 4 de outubro, a postura do sindicalista nada tem a ver com a sua função, pois o fato de ser oposição ao governo de Neto Carvalho – pai de João Igor – não parece ser de bom tom, ele empreender uma campanha negativa a quem ainda espera o momento certo para ter sua candidatura homologada.

Que Douglas não esteja com João Igor o que lhe é um direito, mas que ele não se oponha a quem ver no jovem médico, o verdadeiro candidato do nosso tão sofrido e historicamente abandonado Baixo Parnaíba.

Como fez a publicação em um grupo oficial – provavelmente do SINDSEPMA – e no plural, ele se posiciona em nome de uma categoria, que provavelmente ainda não foi consultada.

As nuvens negras do horizonte político que se aproxima indicam que os princípios democráticos estão bem longe daqui e que talvez nem apareçam.

IBGE atualiza limites territoriais do Brasil; veja o que mudou

De 2024 para 2025, 784 municípios tiveram alterados seus limites

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Por Bruno de Freitas Moura – Repórter da Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) oficializou nesta segunda-feira (30) que 784 municípios tiveram alterados seus limites territoriais no período de 1º de maio de 2024 a 31 de abril de 2025.

Essas cidades que tiveram os mapas redesenhados estão em 13 estados.

O IBGE explicou que é uma das missões institucionais do órgão tornar oficiais no mapa do país os novos contornos de estados e cidades.

De acordo com a atualização, a área territorial oficial do Brasil é de 8.509.360,850 quilômetros quadrados (km²), indicando uma retração de 18,726 km² em relação ao valor publicado em 2024.

O país tem 5.569 municípios, mesmo número de 2024, um distrito federal (Brasília) e um estadual (Fernando de Noronha, em Pernambuco).

Entre as cidades que tiveram alteração de limite estão Petrolina (PE), Ouro Preto (MG), Itapemirim (ES), e as paulistas Cubatão, Diadema, Embu das Artes, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Holambra, Itapecerica da Serra, Itapevi, Itaquaquecetuba, Mogi Mirim, Osasco, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Taubaté e Taboão da Serra.

Veja os estados que têm mais municípios com limites alterados:

  • Paraná: 399
  • São Paulo: 173
  • Amazonas: 62
  • Piauí: 53
  • Minas Gerais: 26
  • Bahia: 24
  • Santa Catarina: 18
  • Pernambuco: 10
  • Rio Grande do Sul: 7
  • Sergipe: 6
  • Maranhão: 2
  • Espírito Santo: 2
  • Mato Grosso: 2

A lista completa e os novos mapas podem ser encontrados na página do IBGE.

Justificativas

O IBGE explica que as atualizações acontecem a partir da publicação de nova legislação, decisão judicial, atualizações cartográficas com disponibilização de novos insumos cartográficos e pareceres emitidos por órgãos estaduais responsáveis pela divisão político-administrativa de cada estado.

O gerente da Divisão Territorial Brasileira do IBGE, José Henrique da Silva, acrescenta que 2025 ficou marcado pela grande quantidade de revisões dos limites municipais no Amazonas e no Paraná.

“Praticamente todos os limites passaram por atualização, seja por alteração do entendimento do limite pelos respectivos órgãos estaduais ou pela atualização cartográfica a partir da utilização de insumos cartográficos mais precisos”, detalha.

O IBGE informou que busca manter acordos de cooperação técnica com estados e assembleias legislativas para receber os contornos dos limites territoriais mais precisos diante dos avanços das geotecnologias, que melhoram as identificações, representações e mensurações dos limites do território nacional.

Novas grafias

A atualização do IBGE traz ainda três mudanças de grafia do nome de cidades.

O município de São Luiz (RR) passou a ser chamado de São Luiz do Anauá.

As outras duas modificações são no Rio Grande do Norte. Açu passou a ser escrito como Assú e Arês, como Arez.

As alterações de grafia ocorrem após publicação de nova lei estadual ou por revisão documental que leva à correção do registro nos sistemas do IBGE.

“Todo e qualquer ajuste deve passar pela aprovação do respectivo estado antes de ser implementada pelo IBGE em seus bancos de dados”, esclarece o instituto.

Oposição distorce fala de Neto Carvalho para enganar a população

Mais um episódio de distorção marca o debate político. Uma fala de Neto Carvalho foi retirada de contexto para alimentar uma narrativa enganosa.

Durante a inauguração da escola de São Paulo, uma senhora interrompeu o discurso do prefeito, em clara tentativa de tumultuar o evento, para fazer uma reivindicação. Na ocasião, Neto afirmou que a situação seria resolvida já em abril — ou seja, em poucos dias. Mesmo assim, a cidadã disse que não iria esperar, deixando evidente que não acreditava na solução. Foi nesse momento que ele respondeu: “ou ela espera ou não espera — o problema é seu (…) é um compromisso que eu tenho. Não só pela senhora, mas pela comunidade toda”.

A oposição recortou a frase para insinuar que o prefeito tratou a demanda do povoado como problema da população, o que não corresponde à realidade.

No mesmo dia, foram inauguradas três escolas, mostrando na prática o avanço da gestão. Esse tipo de resultado evidencia por que a oposição não esconde o desespero ao ver o progresso chegar através do trabalho de Neto Carvalho.

Trata-se de má-fé clara da mídia de oposição, que não esconde o mal caráter ao tentar denegrir a imagem de quem está trabalhando.

Fonte: Secom/Araioses

Entrega de enxovais beneficia gestantes em Araioses

A Prefeitura de Araioses, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social de Araioses, realizou a entrega de enxovais para gestantes do município, reforçando o compromisso com o cuidado e a assistência às famílias.

Ao todo, 80 gestantes foram contempladas com kits de enxoval. As beneficiárias estão entre o sétimo e o nono mês de gestação e são residentes da zona rural, áreas ribeirinhas e da sede de Araioses.

Todas as gestantes atendidas estão devidamente cadastradas no Cadastro Único e fazem parte de famílias de baixa renda, garantindo que a ação alcance quem mais precisa.

Uma das beneficiárias destacou a importância da iniciativa:
“Esse enxoval chegou em um momento muito importante pra mim. Ajuda bastante, porque a gente nem sempre tem condições de comprar tudo. Fico muito grata por esse apoio”, afirmou.

A ação integra o trabalho da gestão do prefeito Neto Carvalho, que segue fortalecendo as políticas públicas e ampliando o cuidado com quem mais precisa no município.

Fonte: Secom/Araioses

Depois de 9 anos, a Lei nº 13.465, de 2017 sai do papel para beneficiar proprietários de terrenos

Ação da prefeitura de Araioses dar título de propriedade a famílias que moram há anos em imóveis sem o reconhecimento legal

Nesta quinta-feira (26/3), algo inédito ocorreu em Araioses. A partir das nove horas da manhã, no Auditório do IFMA de Araioses, autoridades do executivo e legislativo municipal, judiciário e órgãos privados estiveram reunidos para entregar títulos de propriedades a centenas de famílias araiosenses, por enquanto a moradores dos bairros Botafogo e Nova Conceição.

A ação da prefeitura de Araioses foi aplicada de acordo com Lei nº 13.465, de 2017. Foi dada a essas famílias a posse em definitivo de um imóvel, onde há anos moravam.

O Dr. Erlan Araújo Souza – procurador geral do município e presidente da Comissão de Regularização Fundiária, na sua fala disse que a prefeitura de Araioses realizava ali uma ação de iniciativa do Dr. Marcelo Fontenelle Vieira – Juiz Titular da 1ª Vara da Comarca de Araioses tornando realidade um sonho de centenas de moradores, contemplado nessa primeira etapa do projeto, que ao todo está regularizando 752 lotes no bairro Botafogo e 983 lotes no bairro Nova Conceição, somando 1.735 imóveis devidamente legalizados junto ao cartório local.

Embora a lei exista desde 2017, ou seja, há 9 anos, só agora na gestão do prefeito Neto Carvalho ela sai do papel para a pratica legalizando imóveis, que desde muito já deveriam ser legalmente regularizados.

Dora Santos – titular da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, um dos órgãos envolvido no projeto ressaltou o impacto social da iniciativa. “Estamos falando de dignidade, de pertencimento e de justiça social. Muitas dessas famílias esperaram anos por esse momento, e hoje podem finalmente dizer que têm seu lar reconhecido oficialmente. Isso transforma vidas”, disse.

O ato simbolicamente representa muito para o vice-prefeito Monhata Lima, que esteve presente cumprindo agenda de seu último dia como prefeito interino de Araioses.

Compôs a mesa do evento: Monhata Lima, prefeito interino de Araioses; Dr. Marcelo Fontenelle Vieira – Juiz Titular da 1ª Vara da Comarca de Araioses; vereador Nataniel da Pesca – representado o poder legislativo; Dr. Rafael Carvalho – Secretário Municipal de Administração Finanças; Maria das Dores Souza Santos (Dora Santos); Erlan Araújo Souza – procurador geral do município e presidente da Comissão de Regularização Fundiária; Sr. Jean representado a Serventia Extrajudicial de Araioses; Dr. José Wagner Santos – Coordenador Geral do REURB; Sr. Luciano de empresa Regularize; Andrelina Costa Ribeiro Neta Pereira – Secretária Municipal da Mulher; Denis Francisco Leão Rodrigues – Secretário Municipal de Defesa Social; Eliane da Silva Cardoso Araújo – Secretária Municipal de Cultura; Bernardo da Costa Pereira Filho (Mano Gonçal) – Secretário Municipal de Esporte e Juventude e; João de Jesus Brito Miranda (Castelo) – Secretário Municipal de Infraestrutura e Urbanismo.

Segundo ainda foi dito em novas etapas, outros bairros de Araioses serão contemplados, podendo no futuro proprietários de imóveis da zona rural também terem seus títulos de propriedade regularizados.

Desemprego atinge 5,8% e é o menor para o período desde 2012

Taxa sobe no trimestre até fevereiro com perda de vagas em setores como saúde, educação e construção, enquanto renda média bate recorde

Vista da Ladeira Porto Geral, em São Paulo (Foto: Marcos Santos/USP Imagens)

Por Guilherme Levorato

Brasil 247 – O desemprego voltou a crescer no Brasil no trimestre encerrado em fevereiro, alcançando 5,8% da força de trabalho e totalizando 6,2 milhões de pessoas em busca de ocupação. O aumento ocorre em um período tradicional de desaceleração no mercado, marcado principalmente pela redução de vagas nos setores de saúde, educação e construção. Os dados fazem parte da PNAD Contínua Mensal, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o IBGE, o contingente de desocupados aumentou em 600 mil pessoas em relação ao trimestre encerrado em janeiro, embora o índice ainda represente o menor nível para esse período desde o início da série histórica, em 2012.

A população ocupada no país foi estimada em 102,1 milhões de pessoas, o que representa uma queda de 0,8% frente ao trimestre anterior, equivalente à perda de 874 mil postos de trabalho. Na comparação anual, no entanto, houve crescimento de 1,5 milhão de ocupados, indicando expansão em relação ao mesmo período do ano passado.

A retração no emprego foi mais intensa no grupo que engloba administração pública, educação, saúde e serviços sociais, com redução de 696 mil trabalhadores. Já o setor da construção registrou queda de 245 mil vagas no período.

De acordo com a coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios do IBGE, Adriana Beringuy, o movimento tem caráter sazonal. “Nos dois casos há influência de movimento sazonal, sobretudo, nos segmentos de educação e saúde, nos quais parte expressiva dos ocupados é provida por contratos temporários no setor público. Na transição de um ano para outro, há um processo de encerramento dos contratos vigentes, repercutindo no nível da ocupação dessa atividade”, explicou. Ela acrescenta: “A construção também registra menor demanda das famílias por obras e reparos no início do ano”.

Entre as diferentes categorias de ocupação, houve estabilidade no número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado, que somam 39,2 milhões. Também não houve variação significativa entre trabalhadores por conta própria (26,1 milhões), empregadores (4,2 milhões) e trabalhadores domésticos (5,5 milhões).

Por outro lado, o número de empregados sem carteira assinada no setor privado caiu em 342 mil, totalizando 13,3 milhões de pessoas. Já o contingente de trabalhadores do setor público recuou 3,7% no trimestre, chegando a 12,6 milhões.

A taxa de subutilização da força de trabalho também apresentou aumento, passando de 13,5% para 14,1% no período. Isso representa cerca de 16,1 milhões de pessoas em situação de subutilização, incluindo desocupados, subocupados e aqueles disponíveis para trabalhar, mas que não buscaram emprego.

Apesar da piora em alguns indicadores, o rendimento médio real dos trabalhadores manteve trajetória de alta e atingiu um novo recorde, chegando a R$ 3.679. O valor representa crescimento de 2,0% em relação ao trimestre anterior e de 5,2% na comparação anual.

Segundo Adriana Beringuy, o avanço da renda está ligado ao aquecimento do mercado. “O crescimento do rendimento vem sendo impulsionado pela grande demanda de trabalhadores, acompanhada de tendência de maior formalização em atividades de comercio e serviços”, afirmou.

Entre os setores com aumento de rendimento, destacam-se o comércio e reparação de veículos, com alta de 4,1%, além da administração pública, educação e saúde, com avanço de 2,9%. Outros serviços registraram crescimento expressivo de 11,2%.

A taxa de informalidade apresentou leve recuo, passando de 37,7% para 37,5% da população ocupada, o que corresponde a 38,3 milhões de trabalhadores informais. A queda foi influenciada principalmente pela retração na construção civil e em segmentos menos formalizados da indústria e da agricultura.

A PNAD Contínua é considerada a principal pesquisa sobre o mercado de trabalho no Brasil, abrangendo cerca de 211 mil domicílios em aproximadamente 3.500 municípios. A próxima divulgação, referente ao trimestre encerrado em março, está prevista para 30 de abril.

Operação da PF investiga alta de combustíveis em 11 estados e no DF

Ação atua contra crimes de ordem tributária e econômica

Foto: Polícia Federal/Divulgação©

Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil

Uma operação conjunta envolvendo Polícia Federal, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) foi deflagrada nesta sexta-feira (27) em 11 estados e no Distrito Federal, para averiguar postos de combustíveis suspeitos de praticarem aumentos irregulares na venda do produto.

Operação Vem Diesel é integrada pela Força-Tarefa para Monitoramento e Fiscalização do Mercado de Combustíveis, e conta com a participação de Procons estaduais para identificar “práticas irregulares de aumento de preços nas bombas, fixação de valores entre empresas concorrentes para controle de mercado”.

Segundo a PF, as ações são focadas também em eventuais condutas abusivas que possam acarretar prejuízos ao consumidor.

“Possíveis irregularidades detectadas pelas equipes de fiscalização, que indiquem crimes contra a ordem tributária, econômica ou contra as relações de consumo, serão encaminhadas à PF para a devida apuração de autoria e de materialidade delitiva”, informou por meio de nota.

Balanço

Balanço divulgado na quinta-feira (26) pelos ministérios da Justiça e de Minas e Energia mostrou que 3.181 postos de gasolina e 236 distribuidoras já foram fiscalizados desde o dia 9 de março, em todo o território nacional.

No mesmo período, foram também fiscalizados 342 agentes regulados pela ANP, sendo 78 distribuidoras.

“Durante fiscalização nas 78 distribuidoras, a ANP lavrou 16 autos de infração por indícios de prática de preço abusivo. Em um dos casos, foram encontrados sinais de aumento de 277% na margem bruta do diesel”, informou a Senacon.

De acordo com a secretaria, as empresas autuadas são: Alesat, Ciapetro, Flagler, Ipiranga, Masut, Nexta, Phaenarete, Raízen, Royal Fic, SIM Distribuidora, Stang, TDC e Vibra Energia. Todas são agora objeto de processo administrativo pela ANP.

Agência Brasil aguarda os posicionamentos das empresas sobre o caso.

Prefeitura de Araioses realiza 1ª etapa de entrega de títulos de propriedade e garante mais dignidade para a população

A Prefeitura de Araioses deu um passo histórico na vida de centenas de famílias ao realizar a 1ª etapa da entrega de títulos de propriedade no município. A ação representa mais segurança jurídica, dignidade e o reconhecimento de um direito aguardado há muitos anos pela população.

Nesta primeira etapa, foram beneficiadas 92 pessoas do bairro Botafogo e 6 do bairro Nova Conceição. Ao todo, estão sendo regularizados 752 lotes no Botafogo e 983 lotes no Nova Conceição, somando 1.735 imóveis devidamente legalizados junto ao cartório.

A iniciativa faz parte do compromisso da gestão do prefeito Neto Carvalho em promover cidadania e transformar a realidade das famílias araiosenses, garantindo que cada morador tenha o direito de ter seu imóvel reconhecido de forma oficial.

O momento contou com a presença do juiz titular da 1ª Vara da Comarca de Araioses, Marcelo Fontenelle Vieira, da juíza da 2ª Vara, Jerusa de Castro Duarte Mendes Fontenele Vieira, do procurador geral do município, Erlan Araújo, do prefeito em exercício Monhata Lima, além de vereadores, secretários, lideranças e da população em geral.

O secretário municipal de Administração e Finanças, Rafael Carvalho, destacou a importância da ação para o desenvolvimento do município e reforçou o compromisso da gestão. “Esse é um marco para Araioses e mostra o compromisso do prefeito Neto Carvalho com a população. Estamos garantindo segurança jurídica para as famílias e contribuindo diretamente para o crescimento ordenado da cidade. A regularização fundiária também fortalece a economia local e abre portas para novos investimentos”, afirmou.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Dora Santos, ressaltou o impacto social da iniciativa. “Estamos falando de dignidade, de pertencimento e de justiça social. Muitas dessas famílias esperaram anos por esse momento, e hoje podem finalmente dizer que têm seu lar reconhecido oficialmente. Isso transforma vidas”, disse.

A regularização fundiária é mais do que um documento: é a realização de um sonho para muitas famílias, que passam a ter mais tranquilidade, valorização de seus imóveis e acesso a novos direitos.

Uma das beneficiárias da ação celebrou a conquista com emoção. “É uma felicidade muito grande. Esperei por isso durante anos e hoje posso dizer que minha casa é realmente minha. Agora tenho mais segurança para minha família e mais tranquilidade para o futuro”, relatou.

A gestão municipal segue trabalhando para avançar ainda mais, levando desenvolvimento, organização e mais qualidade de vida para o povo de Araioses.

Fonte: Secom/Araioses

Governo acelera entregas e leva novas Arenas Brasil a dois estados neste fim de semana

Chapadinha (MA), Remanso (BA) e Timon (MA) recebem novas unidades após inaugurações no Pará. Iniciativa tem como foco a ampliação da infraestrutura esportiva em regiões de maior vulnerabilidade social

Após as inaugurações das arenas nos municípios de Capanema e Ulianópolis, no Pará, novas estruturas esportivas serão entregues na Bahia e no Maranhão.    Foto: Rafael Freitas/MEsp

O Ministério do Esporte dá sequência à agenda de entregas do programa Arena Brasil, iniciativa que amplia o acesso da população a espaços públicos modernos e estruturados para a prática esportiva. Após as inaugurações das arenas nos municípios de Capanema e Ulianópolis, no Pará, novas unidades serão entregues neste fim de semana na Bahia e no Maranhão.

A agenda começa em Chapadinha (MA), nesta sexta-feira (27), às 8h. No sábado (28), às 15h, a entrega será em Remanso (BA). Já no domingo (29), também às 15h, será a vez de Timon (MA) receber a nova estrutura.

As arenas já inauguradas marcam o início de uma série de entregas previstas dentro do programa, que tem como objetivo promover inclusão social, incentivar a prática esportiva e fortalecer o uso de espaços públicos pelas comunidades.

O ministro do Esporte, André Fufuca, destacou que a iniciativa prioriza o atendimento à população que mais precisa. “Quem está no poder público precisa trabalhar por quem mais precisa. É para aqueles que por décadas não tiveram acesso a políticas públicas que estamos entregando espaços como este”, afirmou, durante a inauguração em Ulianópolis.

A Arena Brasil tem como padrão de qualidade equipamentos como: campo society, basquete 3×3, playground, área de convivência, pista de caminhada e iluminação. Tudo da melhor qualidade possível para atender a todos. Esse é o Governo do Brasil, o governo do presidente Lula, que mais investiu em esporte em toda a história”

André Fufuca, ministro do Esporte

INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO – Além de incentivar o esporte, o programa Arena Brasil impulsiona o desenvolvimento local. A implantação das estruturas movimenta a economia dos municípios, gera empregos e cria novos pontos de encontro para atividades comunitárias, culturais e educacionais.

Ao detalhar a estrutura das arenas, o ministro ressaltou o padrão de qualidade dos equipamentos. “A Arena Brasil tem o mesmo padrão: campo society, basquete 3×3, playground, área de convivência, pista de caminhada e iluminação. Tudo da melhor qualidade possível para atender a todos. Esse é o Governo do Brasil, o governo do presidente Lula, que mais investiu em esporte em toda a história”, enfatizou.

Fufuca também destacou os diferenciais técnicos das estruturas entregues. “Aqui tem qualidade. O piso é o mesmo utilizado nas Olimpíadas de Paris, o playground tem amortecimento para proteger as crianças e toda a estrutura foi pensada para durar e atender bem a população”, completou.

As arenas são projetadas para atender diferentes faixas etárias e modalidades esportivas, com infraestrutura acessível e adequada para uso contínuo. O modelo prioriza durabilidade, baixo custo de manutenção e integração com o entorno urbano.

ESPAÇO PÚBLICO E CIDADANIA – O ministro reforçou ainda o caráter público e coletivo das arenas. “Esse espaço não é do governo, não é da prefeitura. Ele é da população. Cabe a cada cidadão cuidar e preservar, porque aqui é um lugar de oportunidade para os jovens”, destacou.

As próximas inaugurações reforçam a estratégia do Governo do Brasil de descentralizar investimentos e ampliar a presença de equipamentos esportivos em municípios de médio e pequeno porte. A proposta é garantir que mais brasileiros tenham acesso a espaços adequados para a prática esportiva, contribuindo também para a promoção da saúde, da convivência social e da cidadania.

EXPANSÃO NACIONAL – As Arenas Brasil integram um dos principais eixos da política de infraestrutura esportiva do Ministério do Esporte. Com investimento de R$ 850 milhões, o programa já autorizou a construção de mais de 700 unidades em todo o país, com prioridade para municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e maior número de beneficiários de programas sociais.

Até o momento, mais de 20 arenas já foram entregues, enquanto outras centenas seguem em execução em diferentes regiões. No total, mais de 1.093 obras esportivas foram concluídas desde 2023. A política também contribuiu para a retomada de obras paralisadas, que passaram de mais de 500 em 2023 para cerca de 2.900 em andamento em 2026.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Restos mortais de empresário piauiense são encontrados no Maranhão; suspeito está preso

Por O Imparcial

Natural de Luzilândia (PI), Marcílio estava desaparecido desde a noite de 13 de março de 2026 (Foto: Reprodução)

Os restos mortais do empresário piauiense Marcílio Sales Brito, de 36 anos, foram localizados nesta quarta-feira (25), no Maranhão. A confirmação foi feita pela irmã da vítima, Maurilene Sales, em um desabafo nas redes sociais:

“Infelizmente, as buscas pelo meu irmão chegaram ao fim da forma que eu mais temia. Encontramos seus restos mortais. É uma dor imensa, difícil de explicar. Queremos justiça!”

Desaparecimento e investigação

Natural de Luzilândia (PI), Marcílio estava desaparecido desde a noite de 13 de março de 2026. Ele havia viajado a Santa Quitéria do Maranhão para negociar a venda de um veículo, atividade que fazia parte de sua rotina profissional.

O caso começou a ser desvendado na segunda-feira (24), quando o carro do empresário foi encontrado totalmente carbonizado em uma área rural entre os municípios de Santana e São Bernardo (MA).

A Polícia Civil do Maranhão prendeu temporariamente um homem identificado pelas iniciais L.S.B., suspeito de latrocínio (roubo seguido de morte) e ocultação de cadáver. Segundo as investigações, Marcílio teria sido atraído para uma armadilha por L.S.B. e outros dois comparsas. O empresário, que estava armado, reagiu à abordagem e chegou a ferir um dos criminosos antes de ser morto.

Enquanto L.S.B. permanece detido, os outros dois envolvidos continuam sendo procurados pelas autoridades.

Próximos passos

A perícia técnica foi acionada para analisar os restos mortais e o local do crime. Os laudos, que devem ser concluídos nos próximos dias, serão fundamentais para esclarecer oficialmente a causa da morte e as circunstâncias exatas da execução.

Banda Seu Desejo, inaugurações e competições esportivas serão atrações no aniversário de 88 anos de Araioses

Palco para o show da banda Seu Desejo já está sendo montado

Entrega de títulos de propriedade, entrega de enxovais, inauguração de escolas, competições esportivas masculinas e femininas e shows musicais, entre outras serão atrações que a prefeitura de Araioses irá promover, por ocasião dos festejos de comemoração dos 88 anos de emancipação da cidade.

O prefeito Neto Carvalho já recuperado de uma lesão que sofreu no pé estará presente, a partir desta quinta-feira (26/3), na entrega de títulos de propriedade, evento que ocorrerá no IFMA de Araioses, a partir das 9:00 horas da manhã.

Do dia 28 para o dia 29 a banda Seu Desejo fará grande show na Arena do Viva, onde o palco já está montado.

Veja no banner (abaixo) toda a programação do aniversário de 88 anos de Araioses, como unidade municipal emancipada.