MP/MA recomenda interdição das pontes do João Peres

Vídeo mostra que motorista não respeitou o que recomentou a MP/MA e a SEMOSUB

Pedras foram afastadas para dar passagem ao caminhão

A 1ª Promotoria da Comarca de Araioses, por meio do procedimento administrativo nº 000230-264/2021 recomendou a Prefeitura Municipal de Araioses, a imediata interdição das pontes de concreto armado “Ponte Chico Sabino”, “Ponte Igarapé do Meio” e “Ponte do Zoador” – todas em precário estado de conservação – que ligam João Peres a vários povoados da zona rural de Araioses.

A prefeitura através da Secretaria de Infraestrutura já atendeu a recomendação do MP/MA, porém o condutor de um caminhão carregado de sacos de pó de carnaúba, conhecido por Junior do Remanso – que poderá responder pelo seu ato -, não respeitou a placa que sinaliza a interdição e rompeu a barreira que impede a passagem de veículos de quatro rodas.

Ao que se sabe ele retirou parte das pedras da barreira e avançou com veículo (veja vídeo abaixo) não se incomodando com a proibição, mesmo tendo uma placa de sinalização na cabeceira da ponte.

Embora a recomendação da promotoria seja para a Prfeitura Municipal de Araioses, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, assumiu pra ela a responsabilidade do que tenha a ser feito.

Em vídeos divulgados em seu Instagram, João de Jesus Brito Miranda (Castelo) – titular da pasta fazendo o papel de “garoto propaganda” diz que o prefeito Neto Carvalho já está tomando as providências, para que as obras de reconstrução das pontes ocorram em breve.

Enquanto isso o secretário, provavelmente fará uma reforma na estrada que começa no povoado Água Fria, até pelo menos a localidade Criuli, na bifurcação de acesso ao povoado Algodões e o Sapato, com a devida sinalização, pois quem é das localidades conhece todas as veredas, porém que não é pode se perder entre as muitas opções de circulação.

Esse serviço deve ser realizado o mais breve possível, pois agora a interdição não evita a passagem de motos, porém tão logo cheguem às chuvas, nenhum veículo passa mais naquela vicinal.

A reconstrução dessas pontes está com décadas de atraso. A Ponte Chico Sabino, que é a maior de todas foi construída pelo prefeito Sebastião Furtado, que também lhe empresta o nome, foi inaugurada em 23 de março de 1961. A ponte do Zuador também foi feita por ele. Já a Ponte do Meio foi construída pelo prefeito Silvio Freitas Diniz, logo em seguida.

Passado essas décadas elas nunca foram reformadas nem passaram por nenhuma manutenção. Agora estão em situação que podem desabar a qualquer momento.

Porém, tudo indica que o destino delas agora será diferente, uma vez que o município tem um gestor competente e que gosta de trabalhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *