Terá de combater o histórico de descaso que tem ocorrido na pasta

Incêndios criminosos estão destruindo a flora e a fauna na Região dos Lagos – Imagem captada em 4 de janeiro de 2015
No 5 de Junho é celebrada como o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em de 15 de dezembro de 1972 em conferência realizada em Estocolmo, na Suécia.
De lá para cá todos os anos, nesse dia, organizações da sociedade civil em todo o Plante lançam manifestos e promovem ações para relembrar o público em geral da necessidade de preservação do meio ambiente.
Em Araioses, essa data não tem passado de palavras soltas ao vento e em pequenas atividades de alguns professores em salas de aula que lembram o tema, mas desconhecem o seu verdadeiro significado e o quanto se deve ao município uma política de cuidar de seu meio e de preservar o seu rico patrimônio natural.

Castelo recebe das mãos do prefeito Neto Carvalho portaria para comandar a pasta do Turismo e Meio Ambiente
Em regra o araiosense ainda não sabe cuidar do que é seu. Queimadas criminosas ocorrem destruindo a flora e a fauna de ambientes que jamais deveriam ser atacados. Nas ricas águas de nossos rios – sejam de água doce ou salgada – são despejados todos os dias dejetos poluentes. Ainda se caçam animais e aves que devem ser cuidados para que não desapareçam de vez.
Porém, nessa nova gestão que Araioses está tendo renova-se a esperança de que assim como em outras áreas, o Meio Ambiente seja cuidado como necessita para que todos nós não corramos o risco de termos um futuro que nos dê saudades do que já tivemos.
O prefeito Neto Carvalho acertou em nomear João de Jesus Brito Miranda (Castelo), como Secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo. Ele tem se movimentado e apesar do enorme desafio que tem pela frente, suas primeiras ações indicam que ele fará a diferença.
O Delta do Parnaíba é nosso e a Região Magu também. Nenhum município aqui da região tem patrimônio natural igual. São milhares de quilômetros quadrados que devem ser cuidados e vigiados.
A preservação desse patrimônio vai garantir os alimentos que precisamos para viver e vai nos proporcionar condições de termos melhor vida através da exploração do turismo sustentável.
Pescadores devem se conscientizar que os rios e as praias não são locais para se colocar lixo. Lugar de lixo é no lixo e também não deve ser queimados em quintais.

Em governos passados, assim era tratado a coleta do lixo em Canárias
O lagos da região do Magu precisam de cuidados antes que piorem ainda mais a situação deles. Nada de queimadas criminosas. Cuidar de nossos manguezais – patrimônio inestimável – de nosso Delta é obrigação de todos nós e essa política de preservação do meio ambiente deve começar a ser exercida em todos os seus fundamentos nas salas de aulas.
Vamos dar um voto de confiança ao secretário Castelo. Ele parece competente e corajoso para encarar o enorme desafio de cuidar de nosso meio ambiente.
Apoio do prefeito Neto Carvalho ele já tem só falta o nosso.
Leia mais:
Sinais de poluição na Ilha do Caju preocupam
Descarte ilegal de lixo na via a caminho do Povoado Placas: Um crime que todos precisamos combater
Incêndios criminosos estão destruindo a flora e a fauna do Lago
Incêndio criminoso ao lado da barragem do Dezim
Muito bom!
O Castelo, é um homem extremamente competente. Com certeza fará a diferença e deixará um bom legado durante sua gestão.