Ações do prefeito visam por fim a falta d’água na cidade nos povoados na zonal rural.
Traga-me um copo d’água, tenho sede
E essa sede pode me matar
Minha garganta pede um pouco d’água
E os meus olhos pedem teu olhar
Gilberto Gil
Um dos mais sérios problemas de Araioses se chama a falta d’água, o produto mais importante para a sobrevivência da raça humana, animal e vegetal, que ao longo de muitos anos gestores e gestoras de Araioses fizeram pouco caso e não cuidaram de resolver.
Na campanha política que o levou a prefeitura de Araioses, o então candidato Neto Carvalho – entre outros compromissos – assumiu o de por um fim nesse problema que atormenta a vida de milhares de araiosenses, ao longo de décadas.
E Neto, tão logo assumiu a prefeitura de Araioses iniciou os serviços nesse setor já tendo várias comunidades com o sistema de abastecimento de água restabelecido.
O prefeito vem dando atenção especial ao serviço de abastecimento de água. No momento cuida de resolver o problema do povoado Pirangi, onde será instalado um sistema que abastecerá cerca de 250 famílias.
Falando na última terça-feira (8/4) para um grupo de alunos, professores e o gestor da Unidade Escolar Clementino Pereira Souza, do povoado Cantos do Saco – da zona rural de Araioses, que foram recebidos pelo prefeito no salão nobre da prefeitura, Neto reafirmou seu compromisso de resolver o problema de abastecimento de água (veja vídeo abaixo) em todas as localidades do município.
Moradores do povoado Remanso e região tem se queixado do problema do abastecimento – precário, por sinal – de água naquelas localidades.
A água, que vem sendo captada há décadas no Rio Santa Rosa não é de qualidade e eles também falam da tubulação que é muito velha, contribuído assim para piorar a qualidade do precioso líquido.
Ali, no período da campanha eleitoral a Segov construiu uns poços, que não estão em funcionamento e ninguém acredita que a água deles seja de qualidade. Questionada sobre o assunto a secretaria informou (veja nota abaixo) que nos dois sistemas de lá foram realizados testes durante o verão, que atestaram a qualidade da água, indicando-se apropriada para o consumo humano.
O histórico indica o contrário do que diz a Segov uma vez ao longo de décadas várias tentativas foram feitas e em nenhuma o resultado foi positivo, pois em nenhum deles (poços) a água encontrada era de qualidade para o consumo humano nem animal.
Para o Remanso, o que se sabe é que o prefeito Neto Carvalho já mandou fazer um estudo e esse indicou que será possível encontrar ali água de qualidade, porém a profundidade de 200 metros.
De posse do estudo Neto já decidiu que três poços – um no Farias e dois na região central do Remanso, próximo ao posto de saúde – serão construídos para resolver de vez o problema de água naquela região.
Da cidade a todas as comunidades da zonal rural de Araioses, os moradores dessas localidades vêm sofrendo há décadas com os problemas de abastecimento d’água.
Agora, com Neto Carvalho no comando de nossa prefeitura essa triste situação está com os dias contados.
Nota da Segov
A respeito dos sistemas de abastecimento de água implantados pela Secretaria de Estado de Governo (Segov) no povoado Remanso, município de Araioses, cabe esclarecer que nos dois sistemas foram realizados testes durante o verão (considerado período crítico), que atestaram a qualidade da água, indicando-se apropriada para o consumo humano. A SEGOV informa ainda que será realizada na localidade uma nova rede de abastecimento, atendendo pedido da comunidade e que os serviços serão executados após os trâmites de renovação contratual com a empresa responsável pelas obras.
A Secretaria também informa que aguarda a ligação da rede elétrica por parte da Equatorial.