A secretária Municipal de Assistência Social e Trabalho, Maria das Dores Souza Santos (Dora Santos) divulgou relatório de um mês de atividades da sua pasta.
Nele a secretária fala dos departamentos do órgão que dirige, assim também como de todas as atividades já realizadas como reuniões, capacitações, planejamentos, entre outros, como pode ser visto abaixo:
SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL
- Órgão Gestor: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
- Gestor: Maria das Dores
- Endereço: Avenida Dr. Paulo Ramos s/n Centro
- Email: [email protected]
SÍNTESE DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO PRIMEIRO MÊS DE GESTÃO
- INTRODUÇÃO:
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SMDS é um órgão público responsável pela gestão da Política de Assistência Social em Araioses – MA, atua de forma integrada a órgãos governamentais e instituições da sociedade civil. Todos os esforços visam à consolidação da Assistência Social no município, conforme as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Dirigido prioritariamente aos cidadãos, grupos e famílias que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social. Os serviços são organizados em dois níveis de proteção social: básica e especial.
A Proteção Básica refere-se à prevenção de situações de risco e oferta de serviços que visam à socialização e convivência familiar e ou comunitária, já Proteção Social Especial está voltada às famílias e indivíduos com direitos violados e laços familiares ou comunitários rompidos ou fragilizados.
- Ações do Órgão Gestor:
As ações da Secretaria de Desenvolvimento Social iniciaram com a vistoria dos prédios e equipamentos onde funcionavam os diversos serviços ofertados pela política. Na ocasião a Secretária Maria das Dores Souza dos Santos, acompanhada do Procurador do Munícipio Erlan, o Secretário de Educação Rarisson e o Assessor jurídico Wagner Santos, buscaram vistoriar a estrutura física dos prédios, bem como possíveis materiais e equipamentos nos mesmos.
A partir dessas visitas foi realizado levantamento das necessidades de reforma e compra de equipamentos mobília, computadores, impressoras, longarinas, ar condicionado…)
Foram realizadas via oficio para a secretária de administração as solicitações de compra de tais materiais.
Ademais foram realizados os cadastrados no CADSUAS, o gestor municipal Neto Carvalho, a Secretária Maria das Dores, bem como todos os novos colaboradores.
- REUNIÕES:
3.1- Reunião de Alinhamento:
Foi realizada inicialmente reunião com a Assessora Técnica Graça Serejo, a Secretária de Desenvolvimento Social Maria das Dores, a Secretária Adjunta Lucinete, a coordenadora de Vigilância Social Maria da Conceição e o Assessor Técnico Wagner Santos. Objetivou planejar o organograma do órgão gestor, assim como foi elaborado cronograma para a realização das capacitações das diversas equipes de trabalho.
3.4-Reunião Técnica de Apresentação das Equipes:
Foi realizada uma reunião técnica no dia 06 de Janeiro de 2025, que contou com a presença da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Maria das Dores Souza dos Santos, e de todo o seu quadro de funcionários, incluindo servidores efetivos e comissionados. Na ocasião foram abordados pontos estratégicos sobre o desenvolvimento da nova gestão. O objetivo foi apresentar as equipes e alinhar as diretrizes de trabalho. Ao termino da reunião de apresentação todas as equipes assumiram seus postos de trabalho. Participaram da reunião:
- Equipe Gestora ;
- Equipes dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS (SEDE/POVOADO CARNAUBEIRAS);
- Equipe Centro de Referência Especializado d Assistência Social – CREAS;
- Equipe Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – SCFV ;
- Equipe Cadastro Único;
- Equipe Programa Criança Feliz – PCF;
- Reunião Técnica com a Equipe de Assessoria
A equipe de assessoria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Araioses, representada por Graça Serejo, conduziu uma reunião técnica. A reunião contou também com a presença do assessor jurídico Wagner Santos.
Durante o encontro, foram discutidas e apresentadas as políticas públicas vigentes no SUAS, visando aprimorar o conhecimento e a atuação das equipes.
4.0 – CAPACITAÇÕES :
Durante todo o mês, as equipes passaram por capacitações e treinamentos. As capacitações foram ministradas pela equipe de Assessoria representada por Graça Serejo, pela Coordenadora de Vigilância Social ( Maria da Conceição Souza da Silveira), pela Coordenadora das Proteções Básica e Social (Ana Beatriz Laurindo), bem como pelos coordenadores e supervisores de unidades e programas.
Depoimento da Coordenadora de Vigilância Social: “A capacitação é uma oportunidade para alinharmos estratégias e fortalecermos o trabalho conjunto, sempre com foco nas pessoas que mais precisam”.
4.1- CAPACITAÇÃO CADASTRO ÚNICO:
A coordenadora Natasha Carvalho liderou uma capacitação direcionada à equipe do Cadastro Único municipal, composta por digitadores, entrevistadores, arquivista, assistente social, recepcionista e usuária master.
- A capacitação abordou temas como:
– Manuseio do sistema do Cadastro
Único;
– Perfil das famílias atendidas;
– Renda e composição familiar;
– Características dos domicílios;
– Políticas públicas relacionadas ao Cadastro Único.
FOTO: REUNIÃO DE CAPACITAÇÃO CADASTRO ÚNICO
4.2- CAPACITAÇÃO PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA:
4.2.1-Capacitação Integrada do Programa Criança Feliz ,SCFV e CRAS
- Título: Capacitação Integrada do Programa Criança Feliz e SCFV
Subtítulo: Fortalecendo o trabalho intersetorial com a equipe do CRAS
Realizada em parceria entre o Programa Criança Feliz (PCF), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e os técnicos do CRAS, a capacitação foi conduzida pela Coordenadora da Vigilância Social Maria da Conceição Souza da Silveira com a colaboração da Coordenadora das Proteções Básica e Social Ana Beatriz Laurindo.
- Temas abordados:
-Cuidado na primeira infância;
-Estratégias para fortalecimento de vínculos familiares;
-Intersetorialidade entre PCF, SCFV e CRAS.
-Abordagem e acolhimento às famílias.
4.2.2-. Treinamento de Abordagem – Programa Criança Feliz e SCFV
Local: Centro de Convivência do CRAS
Título: Capacitação da Equipe do Programa Criança Feliz em Técnicas de Abordagem
Objetivo: Preparar a equipe para visitas domiciliares eficientes, com foco no desenvolvimento infantil e fortalecimento de vínculos familiares.
4.3- CAPACITAÇÃO PROTEÇÃO ESPECIAL:
Local : CREAS
A capacitação foi ministrada pela equipe de Assessoria e Consultoria e Coordenação de Proteção Básica e Especial.
- Temas abordados:
-Uso e elaboração dos Instrumentais;
– Preenchimento do RMA;
– Preenchimento do Prontuário SUAS;
-Serviços ofertados pelo CREAS;
- PLANEJAMENTOS:
Todas as equipes passaram por capacitação sobre o Plano de Ação Anual e sua elaboração, a capacitação foi ministrada pela equipe de Assessoria e Consultoria e Coordenação de Proteção Básica e Especial.
Cada equipamento ficou responsável pela elaboração de seus planejamentos de acordo com o que foi solicitado durante a orientação para a elaboração do plano, estando sendo supervisionados durante a elaboração dos mesmo pela Coordenação de Proteção Social Básica e Especial.
6.0- SINTESE DA RETOMADA DAS ATIVIDADES POR UNIDADE/PROGRAMA DE ATENDIMENTO:
6.1- CADASTRO ÚNICO
O Cadastro Único desempenha um papel estratégico na identificação e caracterização das famílias que necessitam de apoio do governo, possibilitando a integração a programas como [exemplos de programas: Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros]
qualidade das informações e a efetividade na inclusão social, contribuindo para a promoção da equidade e o acesso a direitos fundamentais.
Atividades desenvolvidas no mês de referência:
– Recepção e Acolhimento: A recepção, juntamente com a assistente social, realiza o acolhimento inicial das famílias, identifica as demandas dos usuários e efetua os encaminhamentos necessários.
– Entrevistadores e Digitadores: Responsáveis por realizar atualizações, inclusões e transferências no sistema do Cadastro Único.
– Assistente Social: Realizou visitas domiciliares para análise da situação socioeconômica dos requerentes, visando a averiguação e atualização do Cadastro Único.
-Encaminhamentos ao CRAS
Foram realizados, em média, 15 encaminhamentos para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), relacionados a assuntos como Benefício de Prestação Continuada (BPC), Passe Livre e Carteira do Idoso.
– Visita à Caixa Econômica Federal
A coordenação do Cadastro Único realizou uma viagem à agência da Caixa Econômica Federal em Tutóia – MA, com o objetivo de solicitar acesso aos sistemas SIBEC e Cadastro Único, essenciais para a operacionalização das atividades.
– Reunião On-line com a Equipe Estadual
A coordenação participou de uma reunião on-line com a equipe estadual responsável pela coordenação do Cadastro Único e Bolsa Família no Maranhão, representada por Paulo Casé Fernandes e sua equipe. Durante a reunião, Hugo forneceu orientações sobre os sistemas CAD SUAS, SIGPBF, FICUS-E e anunciou o lançamento de um programa do governo estadual que beneficiará mulheres em situação de extrema pobreza, inscritas no Cadastro Único e beneficiárias do Bolsa Família. O programa prevê uma bolsa de R$ 200,00, com um adicional de R$ 50,00 por criança de 0 a 6 anos.
Será disponibilizado um cartão exclusivo para essa política, com foto da responsável familiar e reconhecimento facial, visando evitar fraudes.
6.2- CENTRO DE REFERENCIA DA ASSISTENCIA SOCIAL – CRAS
O CRAS no munícipio de Araioses constitui um dos principais equipamentos no acesso aos direitos socioassistenciais. Em outras palavras, ele promove o acolhimento, a convivência e a socialização de famílias e indivíduos que se encontram em situações de vulnerabilidade e risco social. Tendo como objetivo principal a potencialização e o fortalecimentos de vínculos familiares e comunitários.
As atividades durante o mês de Janeiro concentraram-se em capacitar as equipes, planejamento das atividades, retomada dos atendimentos e oferta de serviços Paif e SCFV.
As principais atividades realizadas no mês de referência foram:
– Acolhimento;
– Atendimentos particularizados;
-Retomadas dos atendimentos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) realizado pelos técnicos;
– Retomada das atividades do SCFV;
-Realização de Escuta qualificada;
– Emissão da Carteira do Idoso;
– Agendamento e consulta de processo BPC;
-Solicitação de Passe Livre;
– Emissão de declaração referente a carteira do idoso;
– Cadastramento de senha do Sistema GOV.BR
– Encaminhamentos para inclusão e atualização do CadUnico;
– Encaminhamentos para outros serviços setoriais;
6.3- SERVIÇO DE CONVIVENCIA E FORTALECIMENTO DE VINCULOS- SCFV
O SCFV é um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Além disso, o SCFV fortalece as relações familiares e comunitárias e promove a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.
As principais atividades ofertadas no mês de referência foram:
– Busca ativa dos usuários já cadastrados no serviço;
– Planejamento das atividades a serem executadas;
– Palestra com a Psicóloga do CRAS para os usuários do serviço;
– Oferta de aulas de balé para crianças;
– Retomada das atividades com o grupo de idosos;
– Oferta de Capoterapia;
6.4- PROGRAMA CRIANÇA FELIZ- PCF
É um programa que tem o objetivo de apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância, no período compreendido entre 0 a 6 anos, facilitar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam. O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.
Atividades realizadas no mês de referencia:
– Capacitação e treinamento da equipe;
– Atualização dos visitadores no sistema e-PCF;
– Busca ativa no sistema e-PCF;
– Migração das crianças já acompanhadas de acordo com os territórios de cada visitador;
– Articulação com Secretaria de Saúde para busca das gestantes com perfil de participação no programa.
6.5 – CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTENCIA SOCIAL -CREAS
Inicialmente na unidade CREAS foi realizada uma ambientação com o local de trabalho, onde a equipe teve acesso as documentações que estavam presentes no local de trabalho, assim como, o e-mail da instituição. Foram realizadas ainda as seguintes atividades no mês de referência:
– Sistematização da documentação deixada pela gestão anterior;
-Levantamento de casos enviados pela Promotoria de Justiça e Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão/ Comarca de Araioses.
– Levantamento de e-mails enviados pelo Judiciário a equipe técnica do CREAS;
-Levantamento de famílias já acompanhadas pelo serviço de Programa de Acompanhamento Especializado de Famílias e Indivíduos – PAEFI;
– A equipe deu início as visitas domiciliares na SEDE de Araioses para acompanhamento das famílias inseridas no PAEFI, assim, como os casos enviados pelo Judiciário.
-Foram produzidos ofícios e enviados ao Judiciário de Araioses como respostas aos casos enviados a unidade CREAS, assim como, relatórios sociais e psicossociais.
– Foram realizadas sistematizações dos casos acompanhados e seus respectivos relatórios produzidos;
-Encaminhamento de ofícios ao Tribunal de Justiça/Comarca de Araioses;
– Atualização dos prontuários físicos das famílias acompanhadas pelo PAEFI;
– Atualização dos instrumentais ;
Depoimento Coordenadora do CREAS, Beatriz Rodrigues:
“Os primeiros 30 dias de governos foram constituídos de muito trabalho e muito aprendizado também, a apropriação com o local de trabalho leva tempo e a equipe CREAS está se esforçando ao máximo para ofertar o melhor serviço possível a população araiosense com o apoio incondicional da gestão do Prefeito Neto Carvalho.”
Maria das Dores Souza dos Santos
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
Araioses – MA, janeiro de 2025