Nesta segunda-feira (6/1), o secretário de Turismo e Meio Ambiente, João de Jesus Brito Miranda (Castelo) acompanhado do vice-prefeito Monhata Lima e seus assessores, realizou uma visita técnica à Ilha do Goiabal para avaliar a situação crítica do assoreamento do Igarapé do Vermelho, problema esse, que afeta a região há anos e exige urgentes soluções.
Durante a visita, Castelo destacou a necessidade de intervenções imediatas para desobstruir o igarapé e restaurar o fluxo natural da água. “Algo precisa ser feito agora para evitar maiores danos”, enfatizou.
O problema está também no Rio Parnaíba – de onde nasce o igarapé – que enfrenta problemas como a formação de bancos de areia e “croas” que impedem o fluxo da água, causando enormes prejuízos, inclusive de navegação.
Essa situação impacta diretamente no Rio Santa Rosa, que recebe água do Parnaíba e quando essa não corre como devia há risco dela salgar ou salobrar como também o fato é conhecido.
A visita técnica teve como objetivo principal conhecer in loco a situação para daí agilizar as soluções para diminuir os efeitos do assoreamento e garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos da região.
A educação ambiental também foi destacada como fundamental para promover práticas eficazes de uso sustentável.