Segundo o órgão militar, a aeronave havia invadido o espaço aéreo brasileiro perto da fronteira com Peru e antes de ser abatida, fez um pouso forçado nas proximidades de Humaitá.
Por g1 AM
O avião de pequeno porte que pegou fogo na BR-319, na quinta-feira (26), foi interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB), informou a mesma. Um vídeo que circulou nas redes sociais, feito por um caminhoneiro, mostra o momento em que a aeronave foi tomada pelas chamas no meio da pista.
Segundo a FAB, a aeronave Cessna 2010, sem matrícula, invadiu o espaço aéreo brasileiro, perto da fronteira com o Peru. Em seguida, a movimentação do avião foi identificada pelo radar do Sistema de Defesa Aérea Brasileiro (SISDABRA) e o Comando de Operação Aeroespaciais (COMAE) foi acionado.
A FAB relatou ainda que a defesa aérea ordenou a mudança de rota da aeronave, que não tinha plano de voo. A ordem foi ignorada pelos ocupantes.
Antes de serem avisados que o avião seria abatido, os criminosos que estavam nele fizeram um pouso forçado nas proximidades do município de Humaitá. Já em solo, os suspeitos atearam fogo no avião e fugiram do local.
Ainda de acordo com o órgão, essas ações integram a Operação Ostium, parte do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), com o objetivo de reprimir atividades criminosas na fronteira, em cooperação com a FAB e Órgãos de Segurança Pública (OSP).