Quem é Márcio Machado, secretário de Brandão que foi condenado por corrupção

Márcio Machado e Manin Leal estão juntos e misturados querendo por as mãos na prefeitura de Araioses a partir de 1º de Janeiro se 2025, mas antes eles têm a difícil tarefa de ganhar a eleição do dia 6 de outubro.

Essa aliança para uns seria impossível, pelo histórico de outras campanhas como, por exemplo, a de 2012 quando recusou conversações no sentido de apoiar Valéria Manin Leal naquela eleição. Ele não quis conversa alegando que não apoiaria nenhum corrupto, mesmo tendo sido candidato a vice-prefeito de Zé Tude na eleição de 2008, que antes fora preso na Operação Rapina, exatamente pela prática de corrupção.

Mas quem é Márcio Machado?

Matéria publicada por Neto Ferreira (veja abaixo),  logo após ser nomeado por Brandão para a Segov pode dizer melhor quem seja ele.

Confira!

Governador Carlos Brandão dando posse ao novo secretário de Governo, Márcio Machado, que foi condenado por corrupção no caso das Estradas Fantasmas

Por Ferreira Neto

Nomeado para comandar a poderosa Secretaria de Governo (Segov) da gestão de Carlos Brandão (PSB), Márcio Ribeiro Machado foi condenado por desvio de verbas públicas, formação de quadrilha e fraude em licitação em 2013.

Em 2005, o atual chefe da Segov foi denunciado pelo Ministério Público do Maranhão como um dos 13 envolvidos no esquema fraudulento que ficou conhecido como “Estradas Fantasmas”.

Após oito anos, a 1ª Vara Criminal de São Luís condenou o grupo por peculato, formação de quadrilha e fraude em licitação decretando a prisão de todos, inclusive de Márcio Machado, em regime semiaberto, pagamento de multa e a devolução de R$ 3,34 milhões de recursos públicos.

O novo auxiliar de Brandão foi coordenador Geral da UEL/PAC Rio Anil e membro da Comissão Setorial de Licitação (CSL) na Secretaria das Cidades durante a gestão do governador José Reinaldo Tavares, que atualmente também integra a cúpula do Palácio dos Leões.

Márcio Machado na função de subsecretário estadual de Educação. Agora o secretário Brandão é aliado de Manin Leal na disputa pela prefeitura de Araioses

Na época, ele atuou diretamente no esquema que consistia no pagamento pela construção de 19 estradas que nunca saíram do papel. Muitas vezes, os projetos previam ligação entre povoados que sequer existiam.

De acordo com as investigações, as fraudes licitatórias foram articuladas entre servidores da antiga Gerência de Infraestrutura (Geinfra) e construtoras. Os recursos liberados e pagos pela gestão de Zé Reinaldo eram desviados e divididos na ordem de 80% para os funcionários da Geinfra e 20% para as empreiteiras.

Machado vai comandar a Secretaria Estadual de Governo (Segov) em substituição à Luzia Waquim. Ele tomou posse no último sábado (4) em uma solenidade realizada na cidade de Imperatriz.

Antes de assumir cargo no governo, Márcio estava ocupando a vaga de subsecretário estadual de Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *