Cidade do Maranhão será a primeira do país a fazer eleição simulada com uso do novo modelo da urna eletrônica

Ao todo, mais de 10 mil eleitores de Bela Vista do Maranhão devem participar da eleição simulada. Votação será uma prévia do primeiro turno das eleições que acontece em 2 de outubro.

Nova urna eletrônica que será usada no Brasil em 2022 — Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

Por g1 MA — São Luís, MA

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) informou, nesta quinta-feira (18), que o município de Bela Vista do Maranhão, cidade localizada a 241 km de São Luís, será o primeiro e único do país a testar a nova urna eletrônica que será usada nas eleições 2022. A votação simulada acontece no domingo (21), das 8h às 12h.

Para esta eleição, foram convocados 10.338 eleitores que votam nas 39 seções eleitorais, distribuídos em 11 locais de votação. A totalização das urnas acontecerá às 13h e a avaliação final, será divulgada às 16h.

A eleição simulada é um projeto realizado pelo TRE-MA desde 2004, que tem como objetivo, testar vários dados em um ambiente simulado ao real do dia da votação, só que com candidatos fictícios. Durante a ação, serão também avaliados a atuação dos mesários, fazer medições do tempo eletrônico de votação, transparência e outros testes que servem de parâmetros para a Justiça Eleitoral.

Para participar, os eleitores devem procurar o seu local de votação habitual, com um documento com foto. Veja, abaixo, os locais de votação e quantidade de eleitores:

  • Colégio Municipal André Lobato Martins – Povoado Tocantins – zona rural – 457 eleitores;
  • Escola Municipal Neuza Pinto Xavier – Povoado Curva da Mata do Boi – zona rural – 1.309 eleitores;
  • Colégio Municipal Lourival Coelho – Centro – zona urbana – 740 eleitores;
  • Colégio Municipal Rezinga – Povoado Rezinga – zona rural – 431 eleitores;
  • Colégio Municipal de Chapadinha – Povoado Chapadinha – zona rural – 386 eleitores;
  • Escola Municipal Gentil Moreira Lima – Povoado Centro do Lulu – zona rural – 226 eleitores;
  • Unidade Integrada de Bela Vista – zona urbana – 1.323 eleitores;
  • Escola Municipal Eliézer Moreira – povoado Aratauy – zona rural – 1.649 eleitores;
  • Escola Municipal Dr. José Ribamar de Matos -Centr- zona urbana – 647 eleitores;
  • Ceefm Cidade de Bela Vista – Vila Aguiar – zona urbana – 1.866 eleitores;
  • Escola Municipal Deputado Pedro Veloso – Centro – zona urbana – 1.304 eleitores.

O projeto pioneiro é realizado desde 2004 no Maranhão. Desde então, as eleições simuladas já aconteceram nas cidades de Aldeias Altas, Lima Campos, Montes Altos, São João do Sóter, Fernando Falcão, Benedito Leite, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar.

Nova urna eletrônica

De acordo com o TRE-MA, parte do eleitorado maranhense vai conhecer a nova versão da urna eletrônica, que é a primeira que possui uma aparência diferente desde sua criação.

Segundo a Justiça Eleitoral, ela é mais moderna, segura e traz recursos de acessibilidade em termos de segurança, transparência e agilidade. Ela garante uma maior proteção ao sigilo e integridade do voto.

A nova urna possui baterias que não demandam recargas a cada quatro meses de armazenamento, tem uma vida útil mais longa, o que diminui os custos de manutenção. Além disso, ela passa a usar pen drives como mídias de aplicação, o processador é mais rápido e o teclado possui duplo fator de contato, que permite detectar erros em caso de mau contato.

O terminal do mesário não possui mais teclas, entretanto, conta com uma tela sensível ao toque, como se vê em smartphones e tablets. Isso possibilitará que, no futuro, a foto dos eleitores também apareçam na tela quando a identificação biométrica for realizada.

O novo modelo do terminal do mesário permite ainda maior celeridade no processo de votação, porque o processamento da biometria acontecerá com maior rapidez. Ainda será possível iniciar o processo de identificação da próxima pessoa da fila enquanto a anterior ainda estiver votando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *