VÍDEO: Lula mostra que é alvo de fake news antes mesmo de surgir o termo

Lula em entrevista com Jô Soares Foto: Reprodução

Publicado originalmente no Diário do Centro do Mundo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou um vídeo nesta segunda-feira (8) mostrando que sempre foi alvo de fake news antes mesmo de o termo existir.

Após a morte de Jô Soares, na última sexta-feira (5), começaram a circular nas redes sociais trechos de uma entrevista concedida pelo petista ao apresentador em 1997. Na ocasião, Lula já denunciava as mentiras criadas sobre ele.

“Eu sou vítima desde 1982. Já panfletaram com casa que eu morava no Morumbi. Já panfletaram São Paulo com mansão que eu tinha no Guarujá. Disseram que eu tinha um túnel da minha casa de São Bernardo para ir para o Morumbi escondido. Que eu era dirigente sindical de dia, mas de noite eu ia por baixo de um túnel para o Morumbi”, disse Lula em entrevista a Jô.

“Posso ser culpado de várias coisas. Agora, dizer nesse país que fui corrupto algum dia, nem que eu tiver 50 anos de vida, quem acusou vai ter que provar”, afirmou na época, ao citar as fakes news criadas a seu respeito.

Passadas décadas, o ex-presidente foi acusado de corrupção e passou 580 dias preso. O petista, porém, conseguiu 25 vitórias judiciais, em todos os processos que eram movidos contra ele. A Justiça brasileira e o Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) concluíram que Lula foi vítima de julgamento parcial e teve violados seus direitos políticos, civis e à privacidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *