Maranhão tem nove candidatos ao governo do Estado em 2022: veja lista

Partidos tiveram até 5 de agosto para realizar as convenções partidárias, onde escolheram os candidatos que vão disputar as eleições. As siglas têm até 15 de agosto para fazer o registro das candidaturas.

Fachada do Palácio dos Leões, sede do governo do Maranhão — Foto: Divulgação/Secap

Por g1 MA — São Luís, MA

Os diretórios estaduais dos partidos políticos confirmaram os nomes dos seus candidatos ao governo do Maranhão. Os primeiros nomes puderam ser divulgados a partir de 20 de julho, conforme prazo previsto pela Justiça Eleitoral.

Os partidos tiveram até 5 de agosto para realizar as convenções partidárias, deliberar sobre a formação de coligações e escolher os nomes que irão disputar as eleições. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.

O primeiro turno das eleições onde serão escolhidos o presidente, governadores, senadores, deputados estaduais e federais, está marcado para 2 de outubro. O eventual segundo turno acontece em 30 de outubro.

Veja, abaixo, em ordem alfabética, a lista de candidatos a governador do Maranhão.

Carlos Brandão (PSB)

Ao lado do ex-governador Flávio Dino e candidato ao Senado, o governador Carlos Brandão oficializa sua candidatura ao governo do Maranhão.                                  Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante

Carlos Brandão tem 64 anos, é médico veterinário, empresário e político. Ele é governador do Maranhão, desde abril deste ano, e foi vice-governador do Estado entre 2015 e 2022. Brandão é casado, tem dois filhos e é natural de Colinas, cidade localizada a 437 km de São Luís.

Brandão iniciou a vida pública em 1990, quando foi secretário-adjunto de Estado do Meio Ambiente. Em seguida, ele foi eleito deputado federal por dois mandatos consecutivos (2006 a 2010) e (2010 a 2014).

Edivaldo Holanda Junior (PSD)

Edivaldo Holanda Júnior, ao lado da esposa, durante convenção partidária neste sábado (30). — Foto: Matheus Soares/Grupo Mirante

Edivaldo Holanda Junior, tem 44 anos, é empresário, advogado e político. Ele é casado, tem duas filhas e é natural de São Luís. Foi prefeito de São Luís entre 2012 a 2020, sendo o político mais jovem a ser eleito para o cargo, aos 34 anos.

Anteriormente, ele havia sido eleito duas vezes vereador de São Luís (2004 a 2008) e de (2008 a 2010). Holanda também possui um mandato como deputado federal, onde foi eleito em 2010 e permaneceu no cargo até 2012.

Enilton Rodrigues (PSOL)

Enilton Rodrigues foi confirmado como candidato do PSOL ao governo do Maranhão — Foto: Matheus Soares/Grupo Mirante

Enilton Rodrigues tem 42 anos, é pai de cinco filhas e estudou na Universidade de Brasília (UnB), onde se formou Engenheiro Florestal. Também foi diretor do Centro Acadêmico do curso, coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e conselheiro dos órgãos colegiados superiores da UnB: Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), Conselho de Administração (CAD) e Conselho Universitário (CONSUNI).

Enilton também é pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG). É militante do PSOL desde a fundação do partido, há 16 anos, e foi da executiva do PSOL-DF.

Na carreira política, já tentou ser vereador no município de Arame e deputado estadual. Atualmente, é presidente do PSOL no Maranhão.

Frankle Costa (PCB)

PCB confirma Frankle Costa como candidato ao governo do Maranhão                Foto: Reprodução/Redes sociais

Frankle da Costa Lima, tem 43 anos e é natural da cidade de Imperatriz, na Região Tocantina do Maranhão. Ele tem Ensino Médio completo e é servidor público municipal.

Frankle Costa já foi candidato a vice-prefeito de Imperatriz em 2020, na chapa encabeçada pelo candidato a prefeito Sandro Ricardo, também do PCB.

Ele concorre ao governo do Maranhão na chapa junto com Zé Jk (PCB), como candidato a vice-governador.

Hertz Dias (PSTU)

Hertz Dias será candidato a governador do Maranhão pelo PSTU                           Foto: Matheus Soares/Grupo Mirante

Hertz Dias, tem 51 anos, e é professor de História da rede pública municipal de São Luís e estadual do Maranhão. Ele é casado e natural de São José de Ribamar, cidade localizada na Região Metropolitana de São Luís.

Ele concorre ao governo do Maranhão na chapa junto com Jayro Mesquita. Em 2018, Hertz foi candidato à vice-presidente do Brasil pelo PSTU e em 2020, chegou a concorrer para o cargo de prefeito de São Luís.

Joás Moraes (Democracia Cristã)

Joás Moraes é do Estado do Piauí e mora na cidade maranhense de Imperatriz há 30 anos. Ele é professor há 28 anos, sendo mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Letras na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), professor auxiliar da UEMASUL e, também, atua como Assessor técnico para captação de recursos e gestão pública municipal.

Lahesio Bonfim (PSC)

PSC confirma Lahesio Bonfim como candidato ao governo do Maranhão              Foto: Matheus Soares/Grupo Mirante

Lahesio Bonfim, de 44 anos, nasceu na cidade de Marcos Parente, no Estado do Piauí. Ele é graduado em medicina pela Universidade Estadual do Piauí e é médico concursado do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e da cidade de Balsas, no Sul do Estado. Lahesio é casado e tem três filhos. Ele foi prefeito da cidade de São Pedro dos Crentes, a 738 km de São Luís, em 2016, sendo reeleito em 2020 com mais de 90% dos votos válidos.

Ele concorre ao governo do Maranhão na chapa junto com o vereador Dr. Gutemberg (PSC), como candidato a vice-governador.

Simplício Araújo (Solidariedade)

Simplício Araújo é apresentado como candidato ao governo do Maranhão pelo Solidariedade — Foto: Matheus Soares/Grupo Mirante

Simplício Araújo, de 53 anos, é empresário, consultor e graduado em análise de sistemas. Ele é casado, tem três filhos e natural de Bacabal, cidade localizada a 240 km da capital maranhense.

O candidato foi secretário de Indústria e Comércio na gestão do ex-governador Flávio Dino, entre 2015 a 2021. Ele também é -deputado federal, tendo atuado entre os anos de 2011 a 2015, quando era filiado pelo Partido Popular Socialista (PPS) que, atualmente, é o Cidadania.

Weverton Rocha (PDT)

Weverton Rocha oficializa candidatura ao governo do Maranhão pelo PDT — Foto: Matheus Soares/Grupo Mirante

Weverton Rocha, tem 42 anos, é formado em administração e é senador do Maranhão, desde 2019, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele é casado, tem dois filhos e é natural de Imperatriz, cidade localizada a 629 km de São Luís.

Ele já foi deputado federal pelo Maranhão por dois mandados (2011 a 2012) e (2014 a 2018). Weverton também foi secretário extraordinário da Juventude do Maranhão (2007 a 2008) e secretário estadual de Esporte e Juventude (2008 e 2009), ambos os cargos assumidos durante o governo de Jackson Lago e, assessor especial do Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília, de 2009 a 2011.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *