Câmara aprova projeto que cria os Jogos Escolares em Araioses

(Foto ilustrativa: Reprodução da Internet)

Na sessão ordinária desta quinta-feira (4), a Câmara Municipal de Araioses aprovou o Projeto de Lei nº 695/2022 de autoria do vereador Luís Fernando Marão Felix (o Luisão), que institui os Jogos Escolares Municipais de Araioses.

Os jogos instituídos no Projeto Lei são de caráter permanente e tem o objetivo de promover intercâmbios sócios esportivo da Juventude, integrar, promover e formar jovens atletas através do esporte escolar em nossa cidade, bem como despertar neles o interesse pelo ideal olímpico.

Os Jogos Escolares Municipais serão disputados anualmente durante o calendário escolar em diversas modalidades esportivas, sobre a organização da Prefeitura de Araioses, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Terão direito a inscrição e participação desses jogos estudantis todas as escolas Municipais, Estaduais, Federais e particulares sediadas no município de Araioses, que preencham os requisitos mínimos exigidos na regulamentação da Lei.

Diz ainda o projeto que os Jogos Escolares Municipais serão realizados no em duas categorias. A infantil, a do Módulo I – de 12 a 14 anos e infanto-juvenil, a do Módulo II com alunos de 15 a 18 anos, para ambos os sexos. Com a livre a participação do atleta em quantas modalidades quiser, sendo de inteira responsabilidade da escola que o inscreveu.

Cada atleta só poderá representar uma escola e em caso de duplicidade de participação registrada em súmula, esse e a escola infratora serão desclassificados.

As modalidades

O Projeto Lei nº 695/2022 de autoria do vereador Luisão aprovado nesta quinta-feira (4) trata-se de uma das ações mais importantes já ocorridas no Legislativo Araiosense

Os atletas poderão participar dos jogos competindo nas categorias e nas modalidades individuais como corrida, judô, natação e jogos de xadrez e dama.  Nas modalidades coletivas: Basquetebol, Handebol, Futsal, Voleibol e Beach Soccer.

O Projeto Lei aprovado trata-se de uma das ações mais importantes já ocorridas no Legislativo Araiosense. As competições estudantis serão uma oportunidade ímpar, pois elas estimulam ao espírito esportivo, além de difundir os valores do esporte entre os jovens, que certamente aumentará o vínculo do aluno atleta com a escola, contribuindo dessa forma com a diminuição da evasão escolar e promovendo Integração Social e o exercício da Cidadania. Nesse caminho também estará a descoberta de novos talentos esportivos.

O projeto visa também um ato concreto no combate às drogas e ao uso do álcool em meio à Juventude. Afinal, a prática esportiva é um hábito saudável e sua prática através dos jogos escolares com certeza abrirá novos horizontes, que certamente abrirão novas portas a nossos jovens e um futuro promissor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *