Lula tem 56% dos votos válidos entre jovens de capitais, diz Datafolha

Datafolha mostra que Lula lidera com folga entre eleitores com idade entre 16 e 29 anos. Bolsonaro tem apenas 22% dos votos válidos nesse eleitorado.

Lula com jovens. Créditos: Ricardo Stuckert

Por Plinio Teodoro/Revista Fórum

Recorte da pesquisa Datafolha divulgado nesta quarta-feira (27) mostra que Lula (PT) tem 51% das intenções de votos entre eleitores com idade entre 16 a 29 anos em 12 capitais do Brasil. Em votos válidos, candidato do PT chega a 56,6% nesse eleitora. A íntegra da pesquisa será divulgada nesta quinta-feira (28).

Segundo o estudo, Jair Bolsonaro (PL) tem 20% – 22,2% dos válidos – nesse nicho e Ciro Gomes (PDT) 12% – 13,3% dos válidos. André Janones (Avante) vem em seguida com 2%. Simone Tebet (MDB), Pablo Marçal (PROS), Vera Lúcia (PSTU), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) têm 1% cada. Os demais não pontuaram. Brancos e nulos são 8% e indecisos 3%.

A pesquisa ouviu 935 eleitores jovens em São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Brasília, Manaus e Belém.

A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, e o trabalho está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 05688/2022.

Segundo Turno

Em simulação de segundo turno, entre Lula e Bolsonaro, 61% dos jovens dizem votar no petista e 27%, no candidato do PL. Os votos de Ciro Gomes aqui vão majoritariamente para Lula, com 52% de seus apoiadores dizendo votar no ex-presidente e 25%, no atual.

Com informações da Folha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *