Em Araioses as mulheres estão na vanguarda

Luciana Trinta, Valéria do Manin, Rosária Dias, luda Percy e Jacira Pires

Em Araioses, após sete séculos como unidade municipal emancipada – 29 de março de 1938 – uma mulher ainda não tinha chegado ao comando da prefeitura araiosense, via eleição direta ou por indicação de um interventor.

Porém, 70 anos depois, Luciana Trinta – uma cidadã “ludovicense”, que já vinha atuando algum tempo na área da saúde em Araioses através do Hospital Regional – em empolgante eleição derrotou o até então maior líder político araiosense José Cardoso do Nascimento (Zé Tude) – sendo a primeira mulher a administrar nossa cidade.

Luciana abriu as portas e a seguir outra mulher desta vez Valéria do Manin, quatro anos depois assume o poder araiosense. Agora, em plena campanha pré-eleitoral, pelo menos três grupos – não contando com o da prefeita Luciana Trinta – se articulam em busca de apoio para seus candidatos a deputado estadual e federal de olho na eleição municipal de 2024.

Além da prefeita Luciana Trinta que vai buscar a reeleição para mais um cargo de prefeita de Araioses, fala-se nos bastidores da política araiosense que mais nomes surgirão.

Rosária Dias – secretária de Educação de Água Doce do Maranhão, já tem um significativo número de lideranças engadas no projeto e diz Eliomar Dias, que ela será nome certo. Os dois tem marcado constante presença visitando lideranças e famílias não só da cidade, como também na zona rural de Araioses.

Valéria do Manin, se nenhum impedimento legal surgir até lá, provavelmente estará na disputa mais uma vez a tiracolo do pai Manin Leal. Ela tem marcado presença com mais assiduidade na runa rural, onde garimpa apoio para seus candidatos.

Agora – por conta de gente bem informado – surge o nome de luda Percy, mulher de Júnior Percy – prefeito de Buriti dos Lopes/PI – que segundo falam seria outra que estaria disposta a disputar a prefeitura araiosense em 2024. Sua base política se sustenta nas lideranças do grupo 100% Araiosense, que já trabalha por nomes de deputado estadual e federal para a eleição de 2 de outubro.

A ex-vereadora Jacira Pires, que também esteve na disputa da prefeitura de Araioses em 2020 é a que no momento apresenta menor cotação para a cabeça de uma chapa em 2022, porém pode ser um bom nome para uma vaga de vice.

O de certo mesmo é que tão logo encerre o processo eleitoral deste ano, quem sonha com a prefeitura araiosense vai ter que se mexer e muito.

E os homens?

Os homens – já alguns anos – estão em baixa como aspirantes ao cargo de prefeito de Araioses. Monhata Lima tem os olhos esticados na direção daquele prédio em frente à Arena do Viva, porém dificilmente terá em volta de si o grupo que o apoiou na eleição passada, quando ficou em terceiro lugar com quase 4 mil votos.

Fora desse, só o vereador Arnaldo Machado diz que será candidato. Ele tem certo poder de fogo – financeiro e base sindical – para se habilitar a uma disputa dessa natureza.

Sonhar com essa hipótese, ele sonha dormindo e acordado, porém falta-lhe coragem para se arriscar em voos mais altos. Não teve na eleição passada e tem quem aposte muito que não terá na de 2024.

Para ser dito: Enquanto as mulheres vão bem nas disputas pelo cargo no Poder Executivo Araiosense, no Legislativo a representação ainda é muito pequena. Atualmente são 11 vereadores e apenas duas vereadoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *