Governo do Maranhão lança edital com mais de 5 mil vagas para cursos de qualificação profissional

– Professores já iniciaram gravação das aulas para a plataforma de cursos profissionalizantes (Foto: Divulgação)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lançou nesta sexta-feira (10) o edital com oferta de 5.400 vagas em cursos de qualificação profissional a serem realizados por meio da Plataforma Maranhão Profissionalizado, seguindo determinação do governo estadual para a continuidade dos investimentos em Educação Profissional.

As inscrições acontecem de forma online e gratuita, no link: http://maranhaoprofissionalizado.iema.ma.gov.br/qualificacao_profissional, a partir das 10h do dia 15 de junho (quarta-feira) às 23h do 1º de julho (sexta-feira).

Para preencher o Formulário Eletrônico de Inscrição, o estudante deve acessar o link e efetuar seu cadastro para o acesso ao Sistema, utilizando seu e-mail e CPF, e criar uma senha que será utilizada no acesso ao sistema. Após preencher o formulário, o aluno deverá escolher o curso de interesse entre os que estão disponíveis, respeitando o limite de vagas ofertadas.

Poderão se inscrever candidatos oriundos de escolas públicas e comunitárias (Art. 19, Lei nº 9.394/1996). Do total de vagas por curso, 10% serão destinadas a pessoas com deficiência. As vagas estão distribuídas em nove cursos ofertados totalmente gratuitos: Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Auxiliar de Serviços Jurídicos, Secretariado, Recepcionista, Elaboração de Documentos Oficiais, Informática Básica (Pacote Office), Excel Básico e Libras Básico. Os cursos serão ofertados a jovens e adultos que buscam qualificação profissional para geração de renda.

Carga horária

Todos os cursos possuem carga horária de 100 horas divididas em seis módulos de duas videoaulas cada, além de contar com apostila e material complementar próprios. Para efeito de conclusão de curso e certificação, o estudante deverá cumprir o mínimo de 75% de frequência e alcançar média final igual ou superior a 7,0 no Momento Avaliativo.

Vale destacar que a Plataforma Maranhão Profissionalizante já certificou mais de 50 mil jovens e estudantes em cerca de 30 cursos. A plataforma oferece em seu ambiente virtual todas as ferramentas adequadas ao bom aprendizado com vista a potencializar habilidades e competências relevantes para a administração das atividades em desenvolvimento.

“Para mim, é uma oportunidade de participar desse projeto maravilhoso que é o Maranhão Profissionalizado. Ministro dois cursos nesse projeto, que é mais uma oportunidade que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, está disponibilizando à sociedade, como forma de profissionalizá-la ainda mais. E a gente sabe que uma sociedade mais qualificada tem muito mais oportunidade de emprego e, consequentemente, de mais desenvolvimento. Parabéns pela iniciativa”, ressaltou a professora e advogada Marina Palácio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *