Milhares de pessoas lotam Espigão Costeiro na segunda edição do Travessia Junina

No domingo (5), o ritmo e a alegria do Boi de Axixá, do Boi da Maioba e da Companhia Barrica deram o tom na segunda edição do Travessia Junina. Após o sucesso da primeira edição na Ponte do São Francisco, cerca de 10 mil pessoas lotaram o Espigão Costeiro para acompanhar um dos momentos mais marcantes e inovadores do São João do Maranhão 2022.

“Hoje na Península foi o mesmo número de pessoas da edição anterior na Ponte do São Francisco, mais de 10 mil pessoas atravessando o Espigão para que a gente possa encontrar com esse pôr do sol lindo. Viva o São João! Viva o Governo do Estado! Obrigado, governador Carlos Brandão, por acreditar que através da cultura a gente pode mover e mudar vidas!”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor.

Um dos mais belos cartões-postais de São Luís foi completamente adornado com as bandeirinhas juninas que antes decoravam a Ponte do São Francisco.

Para o governador do Maranhão em exercício, desembargador Paulo Velten, que participou da Travessia Junina, o momento é de celebração do retorno à vida, já que o São João 2022 representa a retomada do festejo junino, após dois longos anos de pandemia da Covid-19.

“Esse retorno representa o retorno da vida, da alegria, desse resgate cultural nosso que é tão importante. As nossas festas são reconhecidas, nosso boi é patrimônio cultural imaterial da humanidade. Então esse momento é um momento maravilhoso. A gente tem que realmente prestigiar, brincar, trazer nossos filhos, nossas famílias, isso que é muito importante”, pontuou Paulo Velten.

Velten destacou a singularidade do São João do Maranhão para a cultura brasileira, reforçando o papel das festas tradicionais como marcas culturais do estado.

“É um momento de congraçamento único aqui no nosso estado e isso nos enche de orgulho, porque a festa junina, os festejos tradicionais são únicos, não existe em lugar nenhum do Brasil, é algo que é só nosso e a gente tem que ter orgulho de mandar para o Brasil inteiro ver e conhecer”, disse o governador.

A aposentada Antônia Correia caiu na festa e celebrou a retomada do São João com a Travessia Junina, depois do surto epidemiológico. “Foi maravilhoso. Conseguimos nos libertar dessa pandemia, graças a Deus, com saúde estamos aí com nosso São João do Maranhão”, enfatizou a aposentada.

Maior São João do Brasil

Iniciativa inovadora, a segunda edição do Travessia Junina integra a programação do maior São João do Brasil. Realizado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), o São João 2022 iniciou sua programação oficial na última quinta-feira (2), com dezenas de atrações nos arraiais do Ceprama e da Vila Palmeira.

Ao todo, serão 60 dias de programação junina com mais de 500 atrações juninas em mais de 70 arraiais espalhados em todo o Maranhão. Somente na Grande Ilha de São Luís, serão mais de 20 arraiais oficiais. A programação oficial prossegue até o dia 31 de julho, de quinta a domingo, na maioria dos arraiais.

Para conferir a programação completa do São João 2022, acesse cultura.ma.gov.br ou as redes sociais da Secma e do Governo do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *