Primeiro dia do São João do Maranhão 2022 encanta público no Centro Histórico de São Luís

– Banda Afrôs foi uma das atrações do primeiro dia do São João 2022.                 (Foto: Brunno Carvalho)

“Foi dada a largada com muita emoção. O maior São João do mundo está acontecendo agora. Começa hoje e só termina no último dia do mês de julho”, anunciou nesta sexta-feira (27) o secretário de Estado da Cultura (Secma), Paulo Victor, após declarar aberta a programação oficial do São João do Maranhão 2022.

Após cortejo por ruas do Centro de São Luís, brincantes e grupos juninos de diversos sotaques e estilos se reuniram na Praça da Fé, ao lado da Casa do Maranhão, para acompanhar as primeiras apresentações da festa esse ano.

No palco, o grupo Afrôs, Boi de Nina Rodrigues, Companhia Barrica do Maranhão, Boi da Floresta e o Boi de Maracanã encantaram o público, que dançou e cantou até mesmo debaixo de chuva.

A primeira-dama do Maranhão, Larissa Brandão, prestigiou o ato inicial das festas deste ano, ressaltando a importância econômica do período junino para o estado.

“É uma coisa que eu gosto, valorizando os artistas, gerando emprego e renda, e o principal, dando alegria para o povo, que estava com saudade. Não é só a festa, é retomada da economia. [O São João 2022] vai ser tudo, vai ser o maior do Brasil, vai ‘bombar’”, disse a primeira-dama.

Para compensar a ansiedade gerada com os dois anos sem São João, o Governo do Maranhão preparou uma programação robusta, com 60 dias de festejo, mais de 500 atrações e mais de 20 arraiais espalhados pelo estado. A influenciadora maranhense Thaynara OG comemorou a retomada da brincadeira após o longo período de surto epidemiológico. “Muito emocionante. Para mim, representa muito. Tá todo mundo aqui, os grupos de bumba-Meu-Boi nas ruas de São Luís, abrindo essa temporada de São João. Isso representa muito”, frisou OG.

A dentista Alicia Muniz caiu na festança já no primeiro dia do São João do Maranhão. Ela aguardava ansiosa o retorno do festejo junino. “Depois de dois anos sofrendo com essa pandemia, a gente vê o nosso povo feliz. É um momento de extremo orgulho. Estou muito feliz”, contou.

Maranhão de Reencontros

O São João 2022 é também o “Maranhão de Reencontros” – reencontro do povo com a cultura e dos artistas com o público. Assim foi para Joelson Braga, cantor do Boi de Nina Rodrigues, que retorna ao São João após a crise sanitária.

“É uma emoção muito grande. Cada vez que a gente sobe no palco é diferente. Agora nessa retomada, nesse reencontro com o público, é uma alegria que não tem como dimensionar. A gente se preparou nesses dois anos de pandemia, imaginando como seria esse momento. E a resposta é do público. Mesmo com chuva, estava todo mundo dançando”, agradeceu Joelson.

Segurança reforçada

Para o maior São João da história do Maranhão, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) preparou um forte esquema de segurança para o festejo junino. De acordo com o secretário da SSP, coronel Silvio Leite, o esquema de segurança foi planejado para garantir a tranquilidade durante os dois meses de São João.

Segundo Leite, será utilizado policiamento a pé, motorizado e montado, além de blitz educativa, operações da Lei Seca, uma delegacia móvel, com operações de equipes da Polícia Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros nos arraiais.

“Nós temos a incumbência de garantir à população maranhense a maior segurança possível, trazendo tranquilidade e paz. Todo o nosso sistema de segurança estará sendo empregado. Nos arraiais oficiais do Estado, do município e nos independentes, nós teremos o sistema de segurança pública”, garantiu coronel Leite.

Festejo na ilha

Em São Luís, o São João do Maranhão 2022 contará com atrações na Nauro Machado, Ipem, zona rural, Shopping da Ilha, Ceprama, Vila Palmeira, Cidade Operária, Maiobão, Santo Antônio, Lagoa da Jansen, área Itaqui-Bacanga e Convento das Mercês.
Os destaques ficam por conta da Nauro Machado, com programação de 11 de junho a 3 de julho; da Vila Palmeira, com um mês de duração, de 2 de junho a 2 de julho, de quinta a domingo para ambos; e o do Ipem, que funcionará diariamente, de 11 de junho a 10 de julho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *