MA-312 – realização de um sonho acalentado há décadas

Há mais de 20 anos a Estrada do Caranguejo foi prometida, mas só agora se tornou uma realidade

O governador Carlos Brandão em sua recente passagem por Araioses inaugurou a MA-312 – a Estrada do Caranguejo – que liga a sede da cidade ao povoado Carnaubeiras e se estende até o povoado Pedrinhas, que faz divisa com o povoado Coqueiro, no município de Água Doce do Maranhão. Na data ainda faltava concluir a sinalização horizontal, fazer a vertical e retocar o asfalto em alguns pontos da via.

Obra pronta e servindo a todos, mas há quem agora (alguns políticos) a minimizam ao invés de reconhecer o seu valor como instrumento de desenvolvimento do município, em especial no setor turístico e no trabalho de escoar a produção do caranguejo, uma vez que Carnaubeiras é o maior produtor desse crustáceo na região.

A primeira vez que a estrada foi prometida ocorreu em um comício do ex-prefeito Vicente Paula Moura, na campanha de 2000.

Na ocasião o então senador João Alberto – cunhado de Pedro Henrique – candidato a vice na chapa de Vicente na ora que discursou mostrou aos presentes um papel (tamanho ofício) dizendo ser a ordem de serviço para asfaltar a Estrada do Caranguejo, o que não passou de uma tapeação, pois aquele procedimento não poderia existir, já que até então, nem licitação da obra fora feita.

Imagem de 20 dias atrás, quando a sinalização horizontal da MA-312 estava sendo concluída – (Fotos: Carlinho da Sinfra)

De lá para cá as promessas nos palanques eleitorais foram muitas, mas só agora, apesar da demora que acabou forçando a troca da empresa que ganhou a licitação, na última gestão da governadora Roseana Sarney (2011/2014) pela Terra Mata (terceira colocada) na administração do ex-governador Flávio Dino é que estrada foi concluída.

Quem duvidou de que um dia ela se tornasse realidade se deu mal e a população de Carnaubeiras, que tanto sofreu na antiga e esburacada estrada, está feliz.

A estrada de apenas 27 km, que levava até duas horas para ser percorrida, agora tem gente fazendo o trecho, em menos de 20 minutos.

Para ficar do jeito que o povo gosta resta apenas o governador Brandão asfaltar o prolongamento da MA-312, que falta fazer no trecho que vai do povoado Montevidi, em Araioses até a cidade de Água Doce do Maranhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *