Em Araióses, Sebrae e Prefeitura realizam ações da Semana do MEI

13ª Semana do MEI acontece em todo o Maranhão até sexta, dia 20 de maio. Na região de Lençóis-Munim, são 14 municípios com ações focadas no fortalecimento do microempreendedor individual. Em Araióses, atividades ocorrem nesta quarta e quinta-feira (18 e 19 de maio).

Microempreendedores individuais do município de Araioses recebem atenção especial nesta quarta e quinta-feira (18 e 19 de maio) na 13ª Semana do MEI.  Com uma programação gratuita e focada nas necessidades do microempreendedor individual, as atividades acontecem no Centro Comunitário de Araioses (na Avenida Paulo Ramos, s/nº).

Amanhã (dia 18/05), às 19h, está programada a palestra Comece Certo, com o consultor João Francisco, abordando a necessidade de planejar o negócio desde os primeiros passos.

E na quinta-feira, 19/05, o técnico do Sebrae Ramon Ferreira, ministra a oficina Canais de Vendas Digitais para o MEI, abordando a importância das redes sociais como ferramentas para impulsionar as vendas de produtos e serviços do MEI.

Além disso, durante os dois dias, os MEI’s recebem atendimento e orientações do Sebrae, sobre temas como formalização, regime tributário do MEI, emissão de guias de recolhimento de tributos, contribuição previdenciária, declaração anual do MEI, segmentos de negócios mais interessantes na região, dentre outras.

“Os microempreendedores individuais representam a principal força da economia do nosso estado e na região de Lençóis-Munim estão presentes em grande número. Em todo o Brasil, os MEI’s foram os mais atingidos pela pandemia e são os negócios que estão buscando alternativas de reinserção no mercado, de planejamento para esse reposicionamento e para melhorar suas vendas e o desempenho no mercado, por exemplo. A Semana do MEI vem justamente com esse objetivo, de apoiar o MEI, capacitar esses empreendimentos nesta retomada”, explica a gerente do Sebrae na regional de Lençóis-Munim, Esther de Freitas.

Semana do MEI – A Semana MEI é promovida anualmente pelo Sebrae para oferecer uma programação ampla de oficinas, palestras e atendimento especializado para os microempreendedores individuais (MEI). Em todo o Maranhão, as atividades já acontecem desde ontem, 16/05, assim como no Brasil de norte a sul. Até sexta-feira, 20, as atividades serão oferecidas gratuitamente nas unidades do Sebrae no estado, nas Salas  Empreendedor e em espaços de parceiros institucionais.

No Maranhão, acontecem cerca de 450 ações gratuitas em 97 municípios da área de abrangência das 12 regionais do Sebrae no estado.  Na região de Lençóis-Munim são 14 municípios com programação especial:  Água Doce do Maranhão, Anajatuba, Araioses, Barreirinhas, Bacabeira, Santa Rita, Miranda do Norte, Morros, Primeira Cruz, Paulino Neves, Rosário, Tutóia, Humberto de Campos, Icatu. São palestras, oficinas, consultorias, cursos, atendimento individualizado e orientação empresarial ao MEI e, em São Luís, o diferencial é a oferta de mentorias.

Em cada dia da Semana do MEI 2022, o empreendedor vai acompanhar atividades para se inspirar, inovar, planejar os negócios, cuidar das finanças e vender mais.

Atualmente, o Brasil conta com pouco mais de 13,8 milhões de donos de pequenos negócios formalizados como MEI por todo o país. No Maranhão, são 165 mil MEIS cadastrados (dados do dia 30/04), sendo 56,1 mil em São Luís e 14,5 mil em Imperatriz, os dois municípios de maior concentração de empreendedores cadastrados nessa pessoa jurídica.

O Sebrae acredita que a Semana do MEI 2022 será uma grande oportunidade para o microempreendedor individual buscar capacitação e conhecimento para a retomada dos negócios, de forma mais sustentável, no período pós-pandemia.

“Foram dois anos muito difíceis para os empreendedores em geral e os MEI’s, em particular. Por isso, preparamos um evento completo, pois sabemos dos desafios do dia a dia para o MEI e acreditamos no potencial desses empreendedores para uma retomada sustentável de seus negócios”, pontua o diretor técnico do Sebrae estadual, Mauro Borralho de Andrade, comentando que o MEI recebe uma atenção especial do Sebrae por, geralmente, começarem na informalidade, sem planejamento e pouco conhecimento sobre a gestão do negócio.

UMC Sebrae

Regional Lençóis-Munim

Da Assessora de Imprensa: Laurene Maia Leite 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *