Presidente Luisão nunca descumpriu o RI da Câmara

Vereador Luisão lê artigo do Regimento Interno da Câmara que diz que o presidente não precisa ir a Tribuna para fazer seus pronunciamentos

O presidente da Câmara de Vereadores de Araioses vereador Luís Fernando Marão Felix (Luisão), antes de iniciar sua fala na sessão de hoje (26), leu o Artigo 186, inciso I do Regimento Interno daquela casa.

Tal se deu por ele ter sido chamado a atenção – por dois colegas de bancada – que na sessão de terça-feira (19) disseram que ele não poderia se pronunciar sentado e que para fazê-lo teria que usar a Tribuna.

Ocorre que no Artigo 186 do RI da Câmara diz: Os debates deverão realizar-se com dignidade e ordem cumprindo ao vereador atender as seguintes determinações regimentais.

Aí no inciso I diz: falar em pé, exceto se tratar do Presidente e quando impossibilitado de fazê-lo requererá ao Presidente autorização para falar sentado.

Muito claro, portanto o presidente Luisão não cometeu nenhum erro em falar da Mesa Diretora e quem lhe chamou a atenção dizendo o contrário ou desconhece o Regimento Interno da casa que ele representa ou então a intenção foi tumultuar o ambiente, que ultimamente tem andado bastante carregado.

Já que falaram tanto em Regimento Interno, Luisão parece estar disposto a fazer cumprir o que ele determina no tempo que cada vereador tem para fazer seus discursos, que é de no máximo 20 minutos.

Até então o presidente deixava livre, o que fazia com que determinados vereadores extrapolassem em muito, o tempo regimental.

Hoje ele já exigiu o cumprimento do tempo regimental tanto para vereador da oposição, como para quem apoio o governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *