Mapa do Turismo: Sobe de 54 para 63 municípios maranhenses no Mapa do Turismo Brasileiro

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) divulgou os municípios maranhenses que estão no novo Mapa do Turismo Brasileiro 2022, publicado pelo Ministério do Turismo. No Maranhão são dez polos turísticos e 63 municípios presentes no Mapa.

Todos os municípios inseridos nas regiões do Mapa são considerados, pelo Programa de Regionalização do Turismo, destinos de vocação turística ou destinos de apoio que podem contribuir ou se beneficiar da geração de emprego e renda induzidos pela atividade do setor.

De acordo com a superintendente de Regionalização da Setur/MA, Gloria Pinto, consolidar o mapa é uma ação importante para fomentar o turismo do estado. “Temos incentivado os municípios a se integrarem ao Mapa do Turismo informando as vantagens que terão ao participar desse instrumento nacional. A mais relevante delas é a preferência de recebimento de recursos que poderão ser injetados nos municípios para fortalecer o setor”, afirma Gloria Pinto.

A atualização do instrumento visa nortear as políticas públicas para o setor, como a destinação de recursos do Ministério do Turismo (MTur) para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional. Em todo país, 2.542 municípios brasileiros, de 332 regiões turísticas, se cadastraram. No Maranhão houve o acréscimo de 15 municípios ao Mapa neste ano. Em 2019 havia 54 municípios inscritos, no qual, 4 cidades saíram do Mapa do Turismo 2022 (Campestre do Maranhão, Coelho Neto, Penalva e Cajapió).

Atualmente, os polos turísticos integrados ao sistema são: Polo São Luís, Polo Chapada das Mesas, Polo Lençóis Maranhenses, Polo Delta das Américas, Polo Munin, Polo Floresta dosa Guarás, Polo Lagos e Campos Floridos, Polo Amazônia Maranhense, Polo Cocais e Polo Serras, Guajajara, Timbira e Kanela.

O aumento do número de municípios incluídos no mapa foi comemorado pelo novo secretário de Estado do Turismo (Setur), Paulo Matos. “É importante que o Maranhão faça a descentralização de ações do turismo e apoie os municípios os ajudando a identificar as necessidades de investimentos e ações para promoção do setor em cada região”, destacou o gestor, Paulo Matos.

(Foto: Divulgação)

Atualização em tempo real

A partir deste ano, o Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMapa) permanecerá aberto para cadastramento dos municípios que desejam compor o Mapa ou atualizar informações. Até a edição anterior, havia um período determinado para a inclusão das informações no sistema, que era fechado após o prazo.

A atualização tem como base legal a Portaria MTu nº 41, de 24 de novembro de 2021 que trata da atualização do Mapa do Turismo. A superintendente de Regionalização da Setur/MA, Maria da Gloria Pinto, enfatiza que além dos critérios federais, existem também os critérios estaduais. “Nós temos alguns critérios adicionais como, por exemplo, a exigência equipamentos no Cadastur, sendo um obrigatório pelo MTur (hospedagem) e quatro equipamentos complementares por conta da portaria estadual”, enfatizou a gestora.

Recursos para o Turismo

A participação do destinos no mapa garante aos polos turísticos prioridade no recebimento de recursos no Portal + Brasil (Siconv), proporcionando assim o desenvolvimento turístico das localidades.

Os detalhes para a obtenção do apoio do MTur estão disponíveis no Siconv (https://siconv.com.br/)

Fonte: Setur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *