E se a manutenção dos sistemas de abastecimento d’ água ficassem a cargo das comunidades?

Em décadas passadas era assim – no lombo de animais – que funcionava o abastecimento de água – Foto: Reprodução

Na sessão de hoje (12) da Câmara, o vereador Arnaldo Machado cobrou providências de parte da prefeitura no sentido de mandar limpar uma caixa d’ água no povoado Zumbi – distante 15 km da cidade de Araioses.

Confesso que toda vez – e há anos que isso acontece – que ouço esse tipo de cobrança lembro-me de meu tempo de menino quando morava no povoado Remanso e ia – de vem em quando – até a Várzea dos Batistas, onde moravam meus avós maternos.

Quando ali chegava, muitas das vezes não encontrava minha avó Rosa Batista porque essa tinha ido ao povoado Zumbi, a 6 km de distância, em busca de água para o consumo diário.

Naqueles tempos, no verão as cacimbas das proximidades secavam e minha avó se deslocava até o Zumbi com seu jumentinho – muito arisco e trabalhador – tendo nas costas um par de ancoretas para buscar em fontes de lá, a água tão necessária.

Nos tempos de agora a prefeitura perfura poços artesianos, coloca bomba e caixa d’ água para moradores dos bairros da zona rural e basta surgir qualquer problema em um desses, que já vem à cobrança para quem está na gestão do município para que logo tome as providências para resolver o problema.

Quem me conhece sabe o que defendo que deve ser feito nesses casos, que é a entrega da estrutura do sistema de água para a população da localidade beneficiada e que ela, a partir de então, se responsabilize pela manutenção desse.

São muitos os locais carentes de um sistema de abastecimento de água e o tempo e o dinheiro que a prefeitura passa nesses concertos e manutenção aplicaria na abertura de novos poços e aquisição de novos equipamentos.

Em tempos de parcos recursos, creio que a manutenção dos sistemas de abastecimento d’ água deveria ficar a cargo das comunidades.

Ou limpar uma caixa d’ água é algo que não possa ser assumido por uma comunidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *