Bolsonaro anuncia benefício para caminhoneiros, mas mantém valor de combustíveis

Jair Bolsonaro

Por Victor Dias/DCM

Sem conseguir reduzir o preço do óleo diesel na bomba, o governo de Jair Bolsonaro (PL) anunciou na quinta-feira (08) novo benefício para os caminheiros, Uma linha de crédito facilitada para a antecipação de valores de frete no Banco do Brasil (BB).

Base fiel do presidente, a categoria já havia sido agraciada semana passada com um programa de renovação de frota, com subsídios públicos para a recompra de caminhões usados de autônomos. Apesar dos juros abaixo da média do mercado, a nova linha gerou críticas de alguns caminhoneiros.

Batizada de “BB Antecipa Frete”, ela permite a esses profissionais, com uma das menores taxas de juros do mercado, um empréstimo com lastro em recebíveis futuros de até 120 dias de frete. O potencial da nova linha de crédito é de R$ 8 bilhões, diz o Globo.

Segundo o BB, a linha terá juros a partir de 1,79% ao mês, dependendo do perfil do tomador. A operação pode ser realizada por meio digital, pelo aplicativo do BB. Para acessar o crédito é preciso que o tomador seja cliente e vinculado a transportadoras conveniadas ao BB.

Greve de caminhoneiros em 2018. Foto: Reprodução

Segundo o presidente do BB, Fausto Ribeiro, a instituição conta com 2,5 mil empresas do segmento que são correntistas e 132 mil caminhoneiros, que são clientes.

“Considerando a renda média destes clientes, estamos falando de um potencial de quase R$ 8 bilhões por ano em fretes antecipados. E o Banco do Brasil está de braços abertos para receber todos os caminhoneiros e empresas do segmento para abrir as contas”, afirmou Fausto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *