Governo do Estado entrega ponte Central-Bequimão

Solenidade de entrega da Ponte Central-Bequimão (Foto: Luann Pinheiro)

Muito esperada pela população, o Governo do Estado inaugurou a ponte Central-Bequimão. Esta é a primeira etapa das obras de construção do Complexo Rodoviário da MA-211. A entrega da estrutura é a realização de um sonho aguardado por 50 anos pelos moradores e quem trafega na região, significando mais acesso a serviços públicos, incentivo à produção e ao turismo. O governador Flávio Dino conduziu a inauguração da obra que interligará 10 cidades na região.

“Estamos vendo uma obra, aguardada há mais de 50 anos, ser finalmente inaugurada. Uma obra que tem muitos significados, pois temos portas para o desenvolvimento da região no que se refere ao turismo, produção e a circulação de riquezas. A ponte está completamente pronta e, com isso, temos a consolidação deste elo entre o passado e o futuro, entre o sonho e a realidade, fazendo com que Bequimão e todos esses municípios do litoral ocidental sejam fortemente beneficiados. Com toda certeza, a história desta região se divide entre antes e depois desta data, em que se inaugura a ponte Central-Bequimão”, avaliou o governador Flávio Dino.

A ponte Central-Bequimão leva o nome do ex-governador Antônio Jorge Dino, que idealizou a estrada, no final da década de 1960. A nova via, que possui 589 metros de comprimento, vai interligar 10 municípios da Baixada Maranhense e foi construída com investimentos de aproximadamente R$ 180 milhões.

“Foi um projeto idealizado pelo meu avô, inclusive, ele deu início a esta obra e as avenidas das cidades de Central e Bequimão têm o nome dele, governador Antônio Dino. Ficamos muito felizes por ele ter sido lembrado, pela referência que o Governo do Estado deu e agora essa inauguração, que vai trazer para toda essa região, inclusive a do meu avô, que era natural de Cururupu”, disse o vice-presidente da Fundação Antônio Jorge Dino e neto do homenageado, Antônio Dino Tavares.

A prefeita de Central do Maranhão, Cleudilene Gonçalves, destacou a grande importância da obra. “Uma obra importantíssima para nossa região, um sonho de décadas e hoje, estamos realizando, através de um governo responsável e comprometido com o povo maranhense, que é o governo Flávio Dino. O legado que ele deixa a esta região não tem preço. E nós, com certeza, vamos investir no turismo, facilitar o escoamento da produção e diminuir gastos com transporte para São Luís. É imensurável o tamanho da nossa gratidão pelo governador Flávio Dino e sua equipe”, enfatizou.

Para o prefeito de Bequimão, João Martins, frisou que a ponte vai unir os municípios da região. “Um sonho, uma expectativa de mais de 50 anos para todos os municípios aqui da região ocidental. Graças a Deus, foi idealizado e pensado pelo ex-governador Antônio Jorge Dino e concretizado, construído e entregue para nossa população pelo governador Flávio Dino. Somos imensamente agradecidos por isso, porque essa ponte representa um instrumento de desenvolvimento e oportunidades sociais e econômicas aqui para nossa região. Antes, era uma região isolada, os municípios não se integravam, mas agora, com a ponte, todos os municípios da região estarão juntos”, frisou.

Na lista de serviços realizados na execução da ponte estão asfaltamento de toda a estrutura, construção de áreas de acesso, concretagem dos blocos em terra, que darão acesso à rodovia, entre outros. A obra significou um desafio, devido ao tipo de solo encontrado na região, o chamado ‘solo mole’, que é mais lamacento. Isso por conta do rio Pericumã, que tem características muito particulares, com oscilação de maré e solo mole. A obra foi conduzida pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra).

A população das duas cidades agradeceu e reconheceu a importância da ponte para o crescimento das regiões e entorno. “Um sonho consumado. Vai melhorar em todos os pontos da nossa vida. Primeiro, o progresso vai começar. Com a ponte, a gente já vai direto para São Luís resolver as coisas, o transporte vai facilitar. É um progresso total. Eu agradeço muito ao governador”, disse o professor e morador de Central, José Maria Paes.

“Um sonho que vai beneficiar a nossa cidade e a região. Era algo que a gente esperava e que vai se materializar com o desenvolvimento da região. As cidades vão ganhar em tudo, principalmente, na parte da economia. O transporte vai ficar mais perto, vai ser tudo de bom para a gente. Antes, se atravessava moto e tudo o quanto na canoa. Era muito sacrifício. Agora vai ser show de bola, vai ficar perto das praias, da capital, de tudo”, enfatizou o vendedor e morador de Bequimão, Clemilton Costa Santos.

“Aqui era crítico. Eu conheci isso aqui, via o povo vindo de São Luís nas estradas muito ruins. Isso, há mais de 30 anos. A gente tinha uma canoa que fazia a travessia. As pessoas vinham de caminhão, de pau de arara para atravessar de canoa. Um perigo muito grande. Essa ponte é um sonho realizado de muitos anos, que a gente esperava. Só vendo para crer e a gente sabe que as coisas vão se desenvolver agora para nossa cidade”, disse o motorista e morador de Bequimão, José Raimundo Ferreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *