Semana Nacional do Artesão encerra com programação especial, no Ceprama

Semana Nacional do Artesão encerra com programação especial, no Ceprama

Artesãos e artesãs maranhenses tiveram uma semana movimentada com homenagens e atividades reverenciando o Dia Nacional do Artesão, comemorado nesse sábado (19). A Secretaria de Estado do Turismo (Setur/MA) finalizou a extensa programação nessa sexta- feira (18), no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama).

A programação incluiu cursos de qualificação, debates e palestras com foco em assuntos relacionados ao segmento do artesanato. Entre os cursos ofertados, estão ‘Técnicas de Empreendedorismo para Artesãos’ e de ‘Mídias Sociais para Promoção do Turismo’, abordando também a produção de portfólios.

Durante a Semana do Artesão, os participantes também assistiram a um debate sobre o Estudo da Base Conceitual do Artesanato Brasileiro. Todos os presentes receberam certificados ao final de cada curso.

“Essa semana, em que comemoramos o Dia do Artesão, nós do Governo do Estado, por meio da Setur e do Ceprama, preparamos uma vasta programação com cursos, roda de conversas, discutindo a base conceitual do artesanato no Maranhão e entregamos as primeiras carteiras de mestres artesãos do Estado”, declarou o secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior.

“A gente fica muito feliz com essa preocupação que o poder público está tendo com os artesãos. Estamos sendo vistos. Todo mundo que vem para o Ceprama, para visitar o estado, passa por aqui”, diz a artesã Marilene Pereira, rendeira e presidente da Associação das Rendeiras Bilro de Ouro, da Raposa.

Segundo o diretor do Ceprama, Alexssandro Pestana da Silva, a intenção foi oferecer diversas atividades para contemplar esses “guerreiros da artes”. De segunda-feira (14) a quarta-feira (16) foram oferecidos cursos, proporcionando aos artesãos a oportunidade de pensar estrategicamente em formas e canais diferenciados para atender a clientela agregando valor e qualidade.

No dia seguinte, quinta-feira (17), os artesãos e artesãs tiveram uma palestra com a apresentação dos dados do perfil do artesão maranhense, por meio do Observatório do Turismo do Maranhão.

No encerramento da semana, na sexta-feira (18), aconteceu a apresentação “Por Dentro do Ceprama”, onde, na ocasião, os participantes conheceram um pouco da história do Ceprama, local conhecido como a vitrine do artesanato no Maranhão e também a disponibilidade de boxes para exposição. Além disso, aconteceu a entrega de carteira de Mestre Artesão maranhense a quatro artesãos: Douglas Lopes, Marilene Pereira, Raimundo Coroinha e Tania Soares.

“A gente não tinha mestre artesão e agora nós passaremos a ter. Isso é um marco muito importante, simbólico, onde o Maranhão, nos últimos anos, tem dado apoio significativo pra esse segmento tão importante da economia criativa do maranhão”, afirmou Catulé Júnior.

“Receber o título de Mestre Artesão não é simplesmente fazer, montar, dar aula ou fazer uma oficina. Para ser reconhecido como Mestre Artesão, é necessário ter história, tradição, ter reconhecimento pela comunidade, ter publicação em veículos de comunicação sobre seus saberes, além de ter a comprovação da comercialização dos seus artesanatos para turistas até de outros países. Então, é como se o artesão fosse defender uma tese acadêmica”, explicou o coordenador do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) no Maranhão, Carlos Martins.

O Ceprama

Conhecido como a vitrine do artesanato maranhense, o Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama) atrai turistas de várias partes do mundo durante o ano inteiro, em busca da riqueza e diversidade das peças encontradas no local.

No Centro, é possível encontrar produtos de todas as regiões do Estado; peças de dezenas de artesãos com diversas tipologias, como cerâmica vitrificada, azulejos, madeira, algodão, couro, madeira, argila, reciclados, biojoias, renda e a fibra do buriti.

O Ceprama fica localizado na Madre Deus, em São Luís (MA). O funcionamento é de segunda a sexta-feira: 9h às 17h, e aos sábados: 9h às 13h.

Fotos: Divulgação

Fonte: Setur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *