Polícia Federal investiga servidores do IBAMA por desvio de madeira apreendida no Maranhão

Polícia Federal investiga servidores do IBAMA por desvio de madeira apreendida no Maranhão — Foto: Divulgação/PRF (Imagem ilustrativa)

Por g1 MA

Nesta sexta-feira (11), a Polícia Federal (PF) cumpriu quatro mandados de busca e apreensão na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em Imperatriz, na Região Tocantina, e em endereços residenciais ligados a servidores do órgão na cidade, suspeitos de desviar madeira apreendida.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos durante a Operação Xilófago, que tem o objetivo de combater os crimes de corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de capitais.

A investigação teve início no ano de 2021, após informações de que servidores do IBAMA estariam desviando madeira apreendida e direcionando à terceiros, de forma ilegal. Em contrapartida, os membros do grupo criminoso recebiam vantagens indevidas daqueles que eram beneficiados com a destinação ilegal da madeira.

De acordo com a Polícia Federal, no decorrer da investigação, foi possível identificar e qualificar vários integrantes da organização criminosa, que atuavam nas cidades de São Luís e Imperatriz.

Além do cumprimento dos mandados de busca e apreensão, um servidor suspeito foi afastado do cargo.

Segundo a PF, os envolvidos poderão responder pelos crimes de:

  • Corrupção Passiva
  • Organização Criminosa
  • Lavagem de Capitais

Caso sejam condenados, os suspeitos podem cumprir até 30 anos de reclusão.

A Polícia Federal destaca que a operação foi denominada Xilófago, pois ele é uma espécie de inseto que se alimenta da madeira, principal matéria-prima negociada ilegalmente pelos integrantes da organização criminosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *