No Maranhão, Lula dispara em pesquisa com 60%; Dino lidera isolado para o Senado

Lula e Flávio Dino – Créditos: Ricardo Stuckert

Por Ivan Longo/Revista Fórum

Pesquisa divulgada pelo instituto Escutec sobre o cenário eleitoral no Maranhão, nesta terça-feira (22), aponta que Lula (PT) lidera a corrida pela presidência com ampla vantagem entre os eleitores maranhenses.

Segundo o levantamento, Lula tem 60% das intenções de voto, mais que o dobro do segundo colocado, o presidente Jair Bolsonaro (PL), que aparece com 22%. Sergio Moro (Podemos) vem na sequência, com 6%, seguido de Ciro Gomes (PDT), que soma 5%. Em último lugar está João Doria (PSDB), com 1%.

Senado

O estudo simulou também as intenções de voto para o Senado no Maranhão. O atual governador Flávio Dino (PSB) lidera disparado, com 47%. Roberto Rocha (sem partido), que tentará a reeleição para a casa legislativa, vem em segundo com índice de 23%. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Othelino Neto (PCdoB), fecha a lista com 9% das intenções de voto. Os demais pré-candidatos não pontuaram.

Governo do estado

Sobre a disputa pelo governo do Maranhão, há um empate técnico entre dois candidatos, segundo a pesquisa Escutec. Weverton Rocha (PDT) aparece numericamente à frente, com 22%. Logo atrás vem o vice-governador Carlos Brandão, que está de saída do PSDB para se filiar ao PSB de Flávio Dino, com índice de 19%. O ex-prefeito da capital São Luís, Edivaldo Júnior (PSD), é o terceiro com 12%. Ele é seguido por Roberto Rocha (sem partido), com 11%; Lahesio Bonfim (PTB), que tem 6%; Josimar de Maranhãozinho (PL), que soma 5%; e Simplício Araújo (SD), com 2%.

O levantamento contou com 2.000 entrevistas feitas em todo o estado do Maranhão entre os dias 17 e 22 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

PT vai apoiar Dino ao Senado

O presidente do diretório estadual do PT no Maranhão, Francimar Melo, anunciou no final de janeiro que seu partido vai apoiar a candidatura do atual governador do estado, Flávio Dino (PSB), ao Senado.

Dino está em seu segundo mandato como governador e, recentemente, se filiou ao PSB, que vem costurando alianças com o PT nos estados. O mandatário estadual já declarou apoio a Carlos Brandão, atual vice-governador, na disputa pelo governo. Brandão, por sua vez, está de saída do PSDB e deve se filiar ao PSB.

Segundo Francimar Melo, além de apoiar Dino para o Senado, o PT apoiará Brandão em sua candidatura ao governo do estado em troca do partido poder emplacar o candidato a vice.

“Considerando a maioria das forças que compõem a Direção Estadual e de acordo com o PT, a nossa decisão será apoiar o governador Flávio Dino para o Senado, e também a candidatura de Carlos Brandão ao governo, onde pleitearemos a vaga de vice”, escreveu o dirigente petista em suas redes sociais.

Após o anúncio de Francimar Melo, no entanto, o ex-secretário de Esportes e Lazer do Maranhão, Marcio Jardim, que é petista, contestou a decisão.

Segundo ele, o PT ainda estaria discutindo apoio ao senador Weverton Rocha (PDT) ao governo maranhense, e que a informação veiculada pelo dirigente petista seria “opinião pessoal”.

“Trata-se de opinião pessoal. Assim como manifestava o ex pres Lobato. Contudo, poderia fazê-lo em seu nome, sem invocar uma inexistente decisão do @ptbrasil. Seria mais honesto e respeitoso com as articulações feitas por @gleisi e as conversas de @LulaOficial com @wevertonrocha”, escreveu Marcio Jardim em seu Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *