Detran-MA lança o seu novo sistema digital DetranNet

(Foto: Divulgação)

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) conta, agora, com um novo sistema digital, o DetranNet. A nova plataforma foi lançada, oficialmente, na segunda-feira (14), e marca uma nova era em prestação de serviços on-line e presencial do departamento, com estabilidade, rapidez e mais segurança na conexão com os usuários.

Neste primeiro momento, estão integrados ao DetranNet os serviços relacionados aos veículos, todos reunidos na aba Extrato do Veículo, no site detran.ma.gov.br. Com o novo sistema, 10 mil usuários podem utilizar, simultaneamente, os serviços oferecidos pelo site. Antes era limitado a 400 pessoas.

A solenidade de lançamento foi realizada no hall da sede do Detran-MA, no bairro da Vila Palmeira, em São Luís. Contou com a presença do diretor-geral do órgão, Francisco Nagib; comandante-geral da Polícia Militar Maranhão, coronel Pedro Ribeiro, que também representou o secretário de Estado de Segurança Pública, Leonardo Diniz; secretário-adjunto de Estado da Tecnologia da Informação, Leandro Costa; e a secretária-adjunta de Articulação Institucional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Agnes Oliveira.

Pelo Detran-MA, participaram o diretor Administrativo, Rorício Vasconcelos; diretor Operacional, David Ximenes; coordenador de Veículos, Antônio de Souza; coordenador de Informática, Jorge Oliveira; coordenadora de Habilitação, Nazaré Nunes; e a coordenadora de Educação para o Trânsito, Rositânia de Farias. Presentes, também, presidentes e diretores das entidades representativas das autoescolas, mototaxistas, despachantes e taxistas; autoridades estaduais e municipais, servidores do órgão e representante da empresa responsável pela instalação da plataforma.

Francisco Nagib destacou os avanços possibilitados pelo DetranNet. “Essa era uma reivindicação antiga dos usuários e servidores. O site atual cumpriu seu papel, mas, com o avançar dos anos e aumento da demanda de usuários por serviços, sua capacidade ficou insuficiente e, como não suportava a carga de muitos acessos simultâneos, acabava ficando instável e não conseguíamos prestar o atendimento. A saída, então, foi buscarmos uma nova plataforma, chegando-se ao DetranNet, que permite mais agilidade, segurança e maior número de acessos simultâneos ao site. Nosso sentimento é de dever cumprido e de satisfação por oferecermos aos nossos usuários um serviço ágil, com qualidade, segurança e comodidade”, afirmou.

O diretor-geral do Detran-MA também agradeceu ao governador Flávio Dino pela determinação na implantação do sistema e aos servidores pela dedicação ao trabalho, especialmente durante o processo de migração do sistema.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Pedro Ribeiro, parabenizou Francisco Nagib pelo esforço em melhorar a prestação de serviços, utilizando a tecnologia para dar maior comodidade aos usuários, e também aos servidores pelo trabalho prestado. “Além dessa prestação de serviço que chega aos usuários, agora, de forma mais ágil e com maior comodidade, você está aproximando o Detran de seus usuários, com os postos avançados, e utilizando a paridade no serviço público, a fórmula para o sucesso de qualquer gestor. Tenham a certeza de que nós, usuários, estamos felizes com a prestação de serviços que o Detran faz. Parabéns a toda a família Detran”, afirmou o coronel Pedro Ribeiro.

O coordenador de Informática do Detran-MA, Jorge Oliveira, fez a apresentação técnica do novo sistema, explicou sua funcionalidade e benefícios para a prestação de serviços pelos servidores e no autoatendimento para os usuários.

“O DetranNet é um sistema inovador, que já vem sendo utilizado com sucesso por outros Detrans. Pesquisamos outras plataformas e verificamos que esta é a mais avançada e que melhor nos atende. Iniciamos o processo de implantação, em março do ano passado e, hoje, entregamos essa excelente ferramenta aos nossos servidores e usuários. Na fase de experiência, já tivemos pico de 3 mil usuários acessando o sistema, de forma rápida e eficiente, o que demonstra sua funcionalidade. Nesta primeira fase, migramos todos os serviços relacionados aos veículos e na segunda, à Habilitação, completando todo o sistema e oferecendo aos usuários, plenamente, essa plataforma fantástica de prestação de serviços”, explicou Jorge Oliveira.

Os demais diretores e autoridades presentes destacaram a importância do DetranNet para o órgão, servidores e para a população, pois significa um importante avanço na prestação de atendimento presencial e on-line.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *