Lula: “Precisamos voltar a ser o país onde o filho do trabalhador pode ser doutor”

Foto: Ricardo Stuckert

Por Lucas Vasques/Revista Fórum

“É preciso fazer a sociedade entender o que está acontecendo. O que a gente fez não pode voltar à estaca zero. Fies, Sisu, Enem, investimentos, tudo voltou à estacada zero. Íamos chegar ao décimo degrau e eles voltaram para o segundo. É preciso recuperar o que fizemos e avançar”, afirmou Lula.

O encontro foi em formato híbrido, devido á pandemia da Covid-19, com participação presencial e virtual. Reuniu especialistas e ex-ministros, como Fernando Haddad (Educação) e Sérgio Resende (Ciência e Tecnologia); a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann; o presidente da FPA, Aloizio Mercadante, que foi titular das duas pastas no governo Lula e Dilma Rousseff.

Participaram do encontro, também, o ex-governador do Acre, Binho Marques; o secretário de Educação do Piauí, Ellen Gera; Rosa Neide e Tereza Leitão, coordenadoras do setorial Educação do PT; o ex-secretário executivo do MCTI, Luiz Antonio Elias; e o presidente da CNTE, Heleno Araújo.

Os temas centrais foram os problemas provocados pelo descaso do governo federal com as essas áreas, como o abandono do MEC e a redução de recursos para o ensino superior, tanto na graduação como na pós-graduação, o que tem provocado fuga de educadores e cientistas do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.