Araioses e as grandes enchentes

Pela sua localização geográfica Araioses passa por grandes enchentes – anos sim outros não – durante os invernos, que aqui se caracteriza pelos períodos chuvosos, que vai de janeiro a junho.

Foi assim em 1960, 1974, 1985, 2009 para citar as que ainda estão na memória de muitos, mas antes de Araioses ser cidade, 1917 quando ela ainda era uma vila houve provavelmente, uma das maiores cheias de sua história.

A enchente foi tamanha que as autoridades locais tiveram que pedir socorro ao governo do Maranhão como se pode ver em um pint de uma pagina do informativo O Jornal, onde na edição de nº 00722 de 7 de abril de 1917, em um telegrama o drama vivido pela população daquela época chegou ao conhecimento das autoridades estaduais.

Escrito em um português – onde o a letra S ainda não tinha o som de Z – a missiva do intendente José Machado relata o drama vivido pelas populações ribeirinhas naquele distante ano de 1917.

Abaixo o texto do telegrama na linguagem de hoje:

A inundação

Em Araioses

Do nosso correspondente, recebemos o telegrama seguinte:

As enchentes do Parnaíba e do Magu fizeram transbordar o Santa Rosa inundando Araioses.

As ruas do Mercado, parte das Rio o Branco, Gonçalves Dias e Floriano Peixoto, estão sendo transitados por canoas.

O Intendente José Machado foi forçado a deixar a sua residência. Conceição está alagada e a população abandonou as casas fugindo da inundação.

Os prédios de propriedade de João Peres, do coronel Mariano Chagas e os outros fronteiros da Vila estão debaixo d’água.

O povo está assombrado, sofrendo as maiores necessidades e receoso de epidemias e misérias. Pede, por meu intermédio, seja nosso representante junto ao governo, solicitando socorro urgentes.

A safra do arroz será nenhuma.

Os vazanteiros já pegam para junho.

– Aceitando, de bom grado, a incumbência de nos é feita, em momento tão angustioso, apelamos para o sr. governador do Estado, esperando confiantes que o s. exc. que tão solicitamente atendeu aos inundados do Itapecuru, preste do mesmo modo socorro urgentes e eficazes, aos que, por igual flagelo, estão a merecer e a pedir as vítimas de Araioses.

1 pensou em “Araioses e as grandes enchentes

  1. Eu mesmo sofri com enchentes, pois morava em uma das ilhas que fazem parte do município de Araióses. Tenho vagas lembranças da enchente de 74, pois ainda era muito criança, mas a de 85 eu lembro bem, andávamos de canoa até a praça de Conceição, essa enchente foi tão grande, que mudou a geografia de algumas ilhas do lado Piauense do rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *