Governo entrega cisternas, forrageiras e kits feiras em quatro municípios maranhenses

Dr. Rodrigo Lago (último à direita) – secretário de Estado da Agricultura Familiar do Maranhão (SAF) fez a entrega de cisternas, distribuição de kits feiras, kits de irrigação e forrageiras. (Foto: Divulgação)

Por Carolina Mello

Entre os dias 14 a 17 de janeiro, o secretário da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Rodrigo Lago percorreu os municípios de Paço do Lumiar, Colinas, São João dos Patos e Jenipapo dos Vieiras levando muitos benefícios em prol da agricultura familiar. Foram entregues cisternas, distribuição de kits feiras, kits de irrigação e forrageiras.

A agenda iniciou na sexta-feira (14), nas comemorações do aniversário de Paço do Lumiar, onde o município foi presenteado com várias inaugurações do Governo do Estado, dentre elas, uma maternidade e a entrega dos portos do Mocajituba, Timbuba e Mojó. Além disso, o município recebeu da SAF 20 kits feira, 15 forrageiras e 5 kits de irrigação.

No sábado (15), em Colinas, o secretário assinou a ordem de serviço para a construção do Sistema de Abastecimento de Água do matadouro municipal e do povoado Panela e entregou três forrageiras à prefeitura. Ainda em Colinas, foi realizado, nos povoados Peixe e Jaguarana, a entrega de cartões de vale-alimentação no valor de R$ 300, beneficiando 141 famílias quilombolas. A ação é fruto da parceria entre o Instituto Gerando Falcões e o Governo do Maranhão que, juntos, visam o combate à fome no Maranhão.

“Agradecemos a parceria e esse olhar sensível do Governo do Estado, através da SAF, que está sempre nos ajudando, especificamente nessa ação em que estamos firmando parceria para levar água para quem precisa e fomento para as famílias adquirirem seus alimentos”, destacou a prefeita de Colinas, Valmira Miranda.

No domingo (16), a equipe esteve em Jatobá dos Noletos, zona rural de São João dos Patos, onde o secretário anunciou a implantação de um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água e fez a entrega de duas forrageiras para associações.

A agenda encerrou nesta segunda-feira (17), no município de Jenipapo dos Vieiras. No povoado Copaíba e na Aldeia Canafístula foram inauguradas cisternas e a Aldeia El Betel e a Associação dos Produtores Rurais do povoado Centro dos Necos receberam forrageiras. A ação contou com a presença da comunidade e de lideranças indígenas da região.

Galeno Guajajara, da aldeia Canafístola BR disse que a cisterna ajudou bastante no cultivo de sua produção. “Eu trabalho com a criação de frangos e hortaliças e a água é muito importante na minha atividade, por isso estamos todos muitos agradecidos por essas cisternas na nossa aldeia”, destacou.

“Foi com muita alegria que estive numa aldeia indígena, em Jenipapo dos Vieiras, realizando ações do programa Comida na Mesa e também inaugurando 38 cisternas que garante água para a população”, pontuou o secretário da SAF, Rodrigo Lago.

A agenda contou com a parceria do secretário adjunto da SAF, Ronaldo Chaves e do assessor Samuel Barroso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *