Artesanato maranhense presente na 21ª Fenearte

A beleza e riqueza cultural do artesanato maranhense será um dos destaques da 21° Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) que será realizada entre os dias 10 e 19 de dezembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Para a feira, a Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA), por meio da Superintendência do Programa do Artesanato do Maranhão, selecionou 4 artesãos individuais e 2 associações, sendo uma entidade representativa de Imperatriz e outra de São Luís. Um dos integrantes da comitiva maranhense é o mestre artesão Douglas Lopes, de 46 anos, vencedor do Prêmio do Turismo 2019 na categoria artesanato e bastante conhecido pelos seus trabalhos com bordados, bumba-meu-boi e embarcações.

Para essa edição do evento, o Maranhão vai contar com um amplo acervo artístico e artesanal de 4.744 peças de várias tipologias diferentes, que somados, chegam ao valor de R$ 228.796,00.

Durante os dez dias de feira, o público vai poder interagir com os próprios artesãos responsáveis pela produção dos mais variados itens expostos nos stands, que representam as principais tipologias do artesanato maranhense, como a fibra de buriti, azulejaria, renda de bilro, biojóias e cerâmica vitrificada.

O secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, classificou as feiras nacionais como grandes vitrines para a promoção e afirmação do artesanato maranhense no cenário nacional.

“As feiras são importantes vitrines de exposição para a produção e, participar desses eventos, é colocar os nossos artesãos no mercado, favorecendo a comercialização e incentivando a melhoria constante na qualidade dos produtos apresentados”, destacou Catulé Júnior.

Fenearte

A Fenearte é considerada uma das mais importantes feiras de artesanato da América Latina, em função do número de visitantes que resulta em alto volume de vendas aos expositores. Reúne cultura, gastronomia, moda, decoração, música e artesãos de todos os estados brasileiros e de mais de 50 países.

Apoiada pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), a principal proposta da feira é incentivar a produção cultural e artesanal do Brasil.

Fonte: Setur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *