Engenheiro Luiz Phelipe Andrés morre em São Luís

Engenheiro Luiz Phelipe Andrés morre em São Luís — Foto: Divulgação

Por g1 MA

Morreu na noite deste sábado (4), em São Luís, o engenheiro civil e professor Luiz Phelipe Andrés, aos 72 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada. Ele era gestor do Estaleiro Escola, que pertence ao Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

Luiz Phelipe era natural de Minas Gerais, mas vivia no Maranhão desde 1977. Em 2013, virou membro da cadeira número 23 da Casa Antônio Lobo, da Academia Maranhense de Letras (AML).

O velório de Luiz Phelipe será neste domingo, a partir das 10h, na sede da Academia Maranhense de Letras. O enterro acontecerá nesta segunda-feira (6) e o local ainda não foi divulgado.

Repercussão

Neste domingo (5), diversas autoridades e personalidades do Maranhão lamentaram a morte de Luiz Phelipe Andrés.

Flávio Dino, governador do Maranhão

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), se manifestou sobre a morte do engenheiro. Por meio de uma rede social, disse que Luiz Phelipe prestou grandes serviços ao patrimônio histórico e que o Estaleiro Escola, terá o seu nome, mediante um decreto que será assinado nessa segunda-feira (6).

“Luiz Phelipe nos deixou hoje. Prestou grandes serviços ao patrimônio histórico de São Luís. O IEMA Estaleiro-Escola passará a ter seu nome, mediante decreto que assinarei amanhã. Foi uma das grandes causas da sua vida, como vemos nesse vídeo”, disse o governador.

Eduardo Braide, prefeito de São Luís

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), lamentou a morte do engenheiro civil no qual considerou uma referência. Em nota, o prefeito prestou solidariedade aos familiares e amigos de Luiz Phelipe Andrés, que deixa ‘um legado incomparável’.

“Perdemos hoje uma referência. Contudo, São Luís será eternamente grata a Luiz Phelipe Andrès por sua profunda dedicação, entusiasmo e zelo para com a nossa história, nossas tradições, com a nossa cultura. Neste momento de consternação, meus sentimentos aos familiares e amigos de Luiz Phelipe Andrès que deixa a todos nós, um legado incomparável”, disse o prefeito.

Roseana Sarney, ex-governadora do Maranhão

“Muito triste com o falecimento de Luiz Phelipe Andrès. Um dos responsáveis pela restauração do Centro Histórico de São Luís, ele foi o coordenador do projeto que nos deu o título de Patrimônio Mundial da Unesco em 1997. Fará uma falta enorme por sua inteligência e bondade”, disse.

Felipe Camarão, secretário de Educação do Maranhão

“Lamento muito a partida do amigo Luiz Phelipe Andrés. Trabalhamos juntos quando fui secretário de cultura e agora na SEDUC onde ele dirigia com brilhantismo o projeto de sua vida, o estaleiro escola. Ele que já foi tb secretário e um dos idealizadores do “Reviver” deixa saudade”, disse o secretário.

Joaquim Haickel, jornalista, escritor e cineasta

“Acabei de receber uma triste notícia!… Meu bom amigo Luiz Phelipe Andrés acaba de falecer!… Para quem não sabe, ele foi um dos maiores responsáveis por São Luís ter sido reconhecida como patrimônio da humanidade e sempre lutou em defesa da nossa cultura. Em uma hora como essa, em que recebo a notícia da morte de Luiz Phelipe Andrés, perco o medo de blasfemar contra Deus. Os bons não deviam nos abandonar, senhor!… Leve os maus!”, disse.

Alex Oliveira, diretor-geral do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA)

“O Maranhão perde um homem que se entregou de corpo e alma a promover a proteção do legado cultural do povo maranhense. Toda vez que você caminhar pela Praia Grande e suspirar a plenos pulmões diante de tanta beleza Luiz Phelipe vai Reviver”, disse.

Perfil

Formado em engenharia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade de Pernambuco (UPE), Luiz Phelipe teve uma carreira dedicada à história e a preservação do Patrimônio Cultural e Histórico de São Luís.

Ele foi coordenador-geral do projeto ‘São Luís: Patrimônio Mundial’, e o responsável técnico que assinou o dossiê que deu à São Luís o título de cidade Patrimônio da Humanidade, em 1997, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O engenheiro foi um dos fundadores e coordenador do Programa de Revitalização do Centro Histórico de São Luís, onde permaneceu por 27 anos. Ele também foi criador do Estaleiro Escola do Sítio Tamancão, no bairro Anjo da Guarda, que pertence ao Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

Entre 1993 a 1995, Luiz Phelipe foi secretário de Estado da Cultura do Maranhão. Desde 2010, é Conselheiro do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como representante da sociedade civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *