Governador Flávio Dino garante pavimentação de 12 municípios, entre eles Água Doce/MA, com doação de bloquetes

Os bloquetes são confeccionados por meio do programa Mutirão Rua Digna, que utiliza mão de obra carcerária. (Fotos: Brunno Carvalho)

Por Michel Pereira

O governador Flávio Dino assinou, nesta segunda-feira (29), no Palácio dos Leões, Termo de Cooperação Técnica para a doação de blocos sextavados a 12 prefeituras municipais, por meio do programa Mutirão Rua Digna. Os blocos, fabricados com mão de obra do sistema prisional, serão usados na pavimentação e melhoria de vias dos municípios de Água Doce do Maranhão, Arari, Bela Vista do Maranhão, Cachoeira Grande, Cajapió, Olinda Nova do Maranhão, Peri Mirim, Pindaré Mirim, Santa Helena, São João Batista, São Mateus do Maranhão e Viana.

Participaram da assinatura, 27 unidades prisionais da capital e do interior, e mais duas Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs), onde já existem as fábricas de blocos sextavados em pleno funcionamento, que foram instaladas pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).

Na ocasião, o governador Flávio Dino destacou a importância da parceria com as prefeituras na melhoria das infraestruturas municipais mediante ao notável trabalho do Sistema Prisional do Maranhão, que garante a execução penal com retorno para a sociedade. Dino destacou, também, a projeção de crescimento das fábricas de concretos.

“Neste caso concreto, nós estamos falando de 70 fábricas que estão dedicadas à fabricação desses blocos que são usados na pavimentação de ruas. Nós estamos fazendo sempre esses eventos com os municípios para garantir que, com isso, haja uma obra que tenha uma dimensão física, mas também, uma dimensão social na medida que quando se pavimenta uma rua, se dinamiza a economia daquela cidade, melhora o comércio na região, melhora as condições de vida das pessoas dentro dos seus lares. Por isso, esse é um programa que nós aplicamos há alguns anos e agora ganha uma nova dimensão na medida em que, muito em breve, nós teremos 84 fábricas. Nós vamos chegar à produção de 100 mil blocos de concretos por dia”, pontuou o governador.

Para o secretário de Administração Penitenciária, Murilo Andrade, iniciativas como estas não só ajudam na ressocialização, como incluem o sistema penitenciário na solução de problemas do Estado.

“Além de ressocializarmos os nossos presos, estamos trabalhando na mobilidade de diversos municípios. Hoje, estamos assinando mais 12 convênios com novos municípios para doação e instalação de blocos. Teremos cerca de 47 municípios conveniados, com mais esses 12. Chegaremos até 91, porque já temos mais pedidos de convênio. Para a gente, é muita felicidade, é ver que o Sistema Prisional deixou de ser um problema para o Estado do Maranhão e passou a participar da solução de vários problemas”, afirmou o Murilo.

Fábricas no sistema prisional

O Governo do Estado, por meio do programa Mutirão Rua Digna, já doou mais de 12 milhões de blocos a 91 municípios maranhenses. Atualmente, o Maranhão possui 70 fábricas distribuídas em 32 unidades, que incluem 1.400 presos na produção de 70 mil blocos diários, o suficiente para 1,5 km por dia. Até o fim de 2021, há a previsão de 84 fábricas e produção de 100 mil bloquetes ao dia.

Fonte: Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *