Cardosão – o retrato do abandono

Onde já teve um portão de entrada, hoje é entrada livre

Quanto dinheiro público está enterrado nessa quadra de 10.000 m², onde jaz o que já foi o Estádio Cardosão?

Antes de responder seria importante olhar com atenção as imagens deste post logo abaixo.

O Estádio Municipal Mariano Cardoso – o Cardosão foi inaugurado em 1992, pelo então prefeito de Araioses José Cardoso do Nascimento, o Zé Tude e passou por uma grande reforma em 2013, na gestão da prefeita Valéria do Manin.

O estádio que já foi palco de grandes eventos esportivos e motivo de orgulho dos desportistas araiosenses, hoje não passa de ruínas. O abandono é total e reforma-lo e deixa-lo em condições da prática esportiva não vai ser fácil tarefa.

Em suas dependências foram realizadas grandes competições esportivas até no início governo de Pedro Henrique, que não se importou com a manutenção do estádio e o abandonou de vez.

Cena que dificilmente será vista novamente

Ficou sem atividades na terceira e última gestão de Zé Tude (2005/2008) e no primeiro mandato de Luciana Marão Trinta (2008/2012) ela construiu lances de arquibancadas nas partes da linha de fundo do campo e deu sequência ao campeonato local onde participavam as equipes da cidade, João Peres e Carnaubeiras. .

Na gestão de Valéria do Manin, que era comandada pelo Manin Leal, seu pai – foi feita a última e maior reforma do Cardosão, com construção de um novo gramado, novas arquibancadas e vestuários.

Até que foi um grande trabalho, mas infelizmente ficou pela metade e tinha como objetivo satisfazer o ego de Manin Leal, que montou um time profissional com atletas de outras cidades para disputar, primeiro o Maranhense da Segunda Divisão e depois o da elite, o da Séria A.

Antes mesmo do fim do governo de Valéria do Manin, já se iniciava o abandono do Cardosão.

Com o ex-prefeito Cristino Gonçalves no poder, o fim foi decretado com o início de ações de vandalismo e de roubo. Tudo que puderam levaram daquela praça esportiva. Tudo que era de ferro, madeira e telhas, tudo que podia ser levado foi roubado. O local também ficou conhecido como antro de ladrões e outros tipos de marginais.

Sem parceria não haverá reforma

Recuperar o Estádio Cardosão custa caro e não existe a menor possibilidade dessa obra – no momento – ser realizada pela prefeitura de Araioses. Sem parceria com o governo do estado ou com um órgão federal, nada será possível ser feito.

Informação não confirmada diz que a prefeita Luciana Marão Trinta teria pedido essa reforma ao governador Flávio Dino. A mesma fonte não soube dizer se essa solicitação foi oficial ou verbal.

Havendo disposição do governo do estado em realizar a obra de reforma ainda tem o fator prioridade, pois estradas de competência da gestão estadual já estão na fila para serem realizadas e outras aguardando a conclusão.

Importa dizer também que aquela praça de esportes sendo recuperada não deve ser mais usada da forma como foi na gestão do Manin Leal.

O estádio terá que estar a serviço do esporte araiosense com a realização de competições locais valorizando assim, o atleta araiosense.

Confira abaixo, as imagens que retratam o abandono:

Em tempo: Alguém se habilita em responder a pergunta do início deste post?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *