Municípios tem até 5 de novembro para se cadastrarem no Mapa do Turismo

Setur realizou oficinas nos polos turísticos do estado sobre o remapeamento

O Maranhão é um estado que merece ser visitado e vivenciado por todos aqueles que apreciam uma boa dose de história, cultura e arte, ao lado de uma natureza exuberante. E pensando na ampliação dos fatores que regem a economia do estado, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), através do Programa de Regionalização, vem percorrendo, desde o dia 09 de agosto, todos os polos turísticos do estado para explicar sobre a importância do remapeamento turístico. O prazo para a entrega obrigatória da documentação exigida pelo Ministério do Turismo (MTur) vai até o dia 05 de novembro deste ano.

“É muito importante que todos os municípios se habilitem para obter recursos não só do Ministério do Turismo, mas de outros órgãos que abram possibilidades de crescimento. O Governo, por meio da Setur, está investindo constantemente em políticas públicas que fomentem o turismo no estado”, afirma o secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior.

Os municípios que desejam pleitear vaga no novo Mapa do Turismo Brasileiro terão que ficar atentos aos critérios estabelecidos pelas portarias do MTur e do Governo do Maranhão, sendo necessário ter atenção aos requisitos obrigatórios, como Plano de Ação de Conselho Municipal do Turismo; quatro equipamentos turísticos, sendo um deles meio de hospedagem; e um guia de turismo cadastrado.

Segundo a superintendente de Regionalização de Turismo da Setur, Gloria Pinto, foram realizadas oficinas nos polos turísticos do estado durante todo o ano de 2021. “Realizamos uma itinerância de dois meses pelo Maranhão. Ao todo, estivemos aplicando oficinas para 46 municípios que estão buscando atualização, e para outros 21 municípios que estão pleiteando entrar no novo Mapa do Turismo Brasileiro. Estamos buscando sensibilizar e orientar os municípios através de oficinas sobre a importância, informando como organizar o material e enviar em tempo hábil para inserção no sistema do MTur”, afirmou a gestora.

De acordo com Roseane Maia, turismóloga da prefeitura de Carutapera, as oficinas foram de grande ajuda para o entendimento sobre os requisitos obrigatórios para a permanência no Mapa do Turismo Brasileiro. “Foi uma oportunidade de tirar dúvidas sobre o plano de ação, segmentação do turismo no qual o Conselho Municipal de Turismo conseguiu entender a importância da regionalização e do mapa”, afirmou.

Atualmente, o Maranhão possui 54 municípios divididos em dez polos turísticos, compondo o Mapa do Turismo Brasileiro, que é atualizado de dois em dois anos. As cidades que integram o Mapa do Turismo Brasileiro são inseridas pelos órgãos estaduais de Turismo a partir de critérios estabelecidos de forma compartilhada com o MTur. O novo mapa do turismo tem previsão para ser apresentado em janeiro de 2022.

Fotos: Divulgação

Fonte: Setur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *