Após quebrar recorde brasileiro, hipnotista maranhense dá dicas de memorização

Cayro Léda, de 35 anos, entrou para a história do RankBrasil-2020 por memorizar 52 cartas de um baralho em 4 minutos e 20 segundos.

Cayro Léda, de 35 anos, entrou para a história do RankBrasil-2020 por memorizar 52 cartas de um baralho em 4 minutos e 20 segundos — Foto: Arquivo Pessoal

Por Stella Gonçalves*, G1 MA

Esquecer a chave de casa faz parte da sua rotina? E a conta de energia, quantas vezes esqueceu de pagar no dia certo? O g1 conversou com um hipnotista maranhense que defende que esquecimentos como esses acontecem com quem não exercita a memória. Cayro Léda, de 35 anos, entrou para a história do RankBrasil-2020 por memorizar 52 cartas de um baralho em 4 minutos e 20 segundos.

Natural de Caxias, o hipnotista se apaixonou pelo mundo da magia desde criança, alguns anos depois, durante a faculdade de Engenharia de Produção, teve a oportunidade de realizar o American Dream (sonho americano, em tradução literal) e viajou para os Estados Unidos. Por lá, começou a exercer a profissão de mágico.

“Antes de viajar para fora do Brasil, passei um tempo em São Paulo, então conheci a Associação dos Mágicos e foi nesse momento que me profissionalizei na mágica. Dentro desse âmbito, existe a hipnose, mas naquele momento acabei me aprofundando na mágica e só há alguns anos que resolvi me dedicar a hipnose”, disse Cayro.

Além de auxiliar na prática da memorização, a hipnose, meio de trabalho de Cayro, possui três tipos, entre eles está a hipnose de entretenimento, que consiste em shows de palco, apenas como brincadeira. Existe também a hipnose clínica, que ajuda no lado emocional e traz benefícios à saúde. Por fim, a auto-hipnose, técnica capaz de aumentar o nível de concentração, combater vícios e enfrentar traumas.

“A gente utiliza a hipnose, dentro da terapia, como ferramenta, mas tem que existir uma base terapêutica, a auto-hipnose é muito parecida com a meditação, é como se fosse algo guiado, para treinar sensações que gostaria de ter”, complementou.

Speed Cards

De acordo com Cayro, existem várias categorias de memórias e, entre elas, está a Speed Cards, que tem como objetivo decorar um baralho inteiro embaralhado no menor tempo possível. Agora, o hipnotista se dedica para o Guiness Book, na categoria “Decorar o máximo de sequência de cores”.

Para o hipnotista, a maior lenda sobre a memorização é que algumas pessoas nasceram com uma capacidade de memorização incrivelmente mais apurada do que outras. Ele diz que o segredo de uma boa memória é o conhecimento das técnicas e, principalmente, treino diário.

“É claro que existem pessoas que possuem mais facilidade do que outras, mas esse definitivamente não é o fator determinante. Também é fato que a memória se deteriora com a idade, mas um senhor de 80 anos que conhece e coloca em pratica as técnicas de memorização pode muito bem ter a memória melhor do que um jovem de 20 que não conhece tais técnicas”, complementou.

Cayro Léda, de 35 anos, entrou para a história do RankBrasil-2020 por memorizar 52 cartas de um baralho em 4 minutos e 20 segundos — Foto: Arquivo Pessoal

Dicas para exercitar a memorização

Segundo Cayro, existem dezenas de dicas de como melhorar a memória em momentos específicos. No entanto, nas palestras, ele sempre apresenta como decorar uma lista de compras.

  1. Imagina esses 10 pontos no corpo (de cima para baixo): cabelo; olhos, nariz, boca, pescoço, peito, barriga, joelho, canela, pé;
  2. Agora sem olhar a lista acima, lembre-se desses 10 pontos no corpo;
  3. Suponha que temos uma lista de compra com os seguintes objetos: macarrão, cebola roxa, ovo, palitos de dente, alface, camarão, tempero, café, carne, tomate;
  4. Agora, para decorar a lista de compras, associe cada um dos itens da compra a um local do corpo, fazendo-os interagir. Como exemplo, imagina que está sonhando e que nesse sonho tem a seguinte situação:

“O seu cabelo é feito de macarrão; seus olhos são roxos; você está sentindo um cheiro forte de ovo podre; tem 50 palitos de dentes na sua boca; tem um cachecol de alface enrolado no seu pescoço; tem uma tatuagem de camarão no seu peito; você está com a barriga doendo, como se tivesse comido algo com muito tempero; seu joelho está todo preto, parece café; a sua canela é muito musculosa, com a carne cobrindo o osso; o dedão do seu pé é um tomate”, disse Cayro.

Ainda segundo Cayro, qualquer pessoa pode ter uma supermemória, basta conhecer as ferramentas corretas e ter um direcionamento de como aplicá-las.

“Nossa capacidade de memorização é muito maior do que possamos imaginar, isso porque infelizmente técnicas de memorização e técnicas modernas de estudo não costumam ser ensinadas nas escolas”, finalizou.

*Sob supervisão de Lucas Vieira, g1 MA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *