Maranhão retoma aulas 100% presenciais da rede pública estadual

Segundo o secretário de educação, Felipe Camarão, o retorno será realizado de forma gradual; Alunos do terceiro ano voltaram nessa quarta-feira (6)               Foto: Adriano Soares/ Grupo Mirante

Por G1 MA — São Luís

Em coletiva de imprensa realizada nessa quinta-feira (7), o Secretário de Educação do Maranhão, Felipe Camarão, falou sobre a volta às aulas 100% presenciais nas escolas da rede pública estadual. O retorno foi iniciado nessa quarta-feira (6) pelas turmas das terceiras séries do ensino médio.

“Essa é uma decisão da rede pública estadual, ou seja, os municípios continuam com suas autonomias, de cada prefeitura decidir a forma do seu retorno. Nós já temos o levantamento de muitos municípios que voltaram no formato híbrido, seguindo a orientação do governo e outras prefeituras que já tinha voltado 100% presencial”, disse.

Durante a coletiva, o secretário explicou como será feito o cronograma de retorno. Após a volta do terceiro ano, alunos do segundo ano vão retornar na próxima quarta-feira (13) e, a partir do dia 18, retornam presencialmente as primeiras séries do ensino médio e demais anos ofertados pela rede estadual.

Além disso, o secretário Felipe Camarão autorizou a realização de atividades e práticas do componente curricular, que antes estavam limitadas ao espaço da sala de aula.

“Todas as atividades estarão liberadas, inclusive práticas esportivas, educação física, atividades culturais e atividades pedagógicas diversas, como aulões e reforço. Os protocolos de biossegurança serão obedecidos, com exceção do distanciamento, nós exigiremos o uso de máscara”, complementou.

Em relação a limitação de número de estudante por sala, o secretário ponderou que as escolas serão orientadas para que possa redistribuir em novas turmas, pois, segundo ele, alunos não ficarão de fora.

 “O espaço escolar, com os protocolos de biossegurança, é o local mais seguro do que no bar, festa e aglomeração. Na escola nós continuaremos a fazer a exigência do uso de máscaras”, finalizou.

Coronavírus no Maranhão

O Maranhão chegou nessa quarta-feira (6) a 357.319 casos e 10.189 mortes por Covid-19, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Nas últimas 24h foram 218 novos casos e dois óbitos registrados em todo o estado.

Em relação aos novos casos, 21 foram registrados na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), 7 em Imperatriz e 190 nas demais regiões do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *