Natalino proferirá palestra para desmistificar fake news sobre Doença de Haff

Por Gilberto Léda

O reitor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), professor doutor Natalino Salgado, proferirá, nesta quarta-feira, 22, uma palestra sobre a Doença de Haff, popularmente conhecida como doença da “urina preta”. A fala do especialista em nefrologia fará parte da abertura do I Fórum do Curso de Engenharia da Pesca da UFMA.

No Brasil, cinco estados estão investigando possíveis casos da doença. O Maranhão não está nessa lista, mas já vem trazendo um alerta e consequências no mercado de peixes e crustáceos, uma vez que algumas pessoas estão receosas em consumir o alimento que vem das águas.

A doença é causada por uma toxina que pode ser encontrada em determinados peixes como o tambaqui, o badejo e a arabaiana ou crustáceos (lagosta, lagostim, camarão).

Quando o peixe não foi guardado e acondicionado de maneira adequada, ele cria uma toxina sem cheiro e sem sabor. Ao ingerir o produto, mesmo cozido, a toxina provoca a destruição das fibras musculares esqueléticas e libera elementos de dentro dessas fibras no sangue, ocasionando danos no sistema muscular e em órgãos como os rins.

Mais informações vão ser repassadas pelo prof. dr Natalino Salgado e pelos mediadores Dra Yllana Marinho e Dr Getúlio Rincon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *