Flávio Dino homenageia estudantes premiados nas Olimpíadas do Conhecimento

Governador Flávio Dino destacou a importância das Olimpíadas do Conhecimento (Foto: Karlos Geromy)

Alunos da rede estadual premiados nas Olimpíadas do Conhecimento e em outros eventos científicos foram homenageados pelo governador Flávio Dino com reconhecimento. A cerimônia ocorreu no Teatro João do Vale, Centro Histórico, nesta segunda-feira (13), com a presença de 74 estudantes dos Centros Educa Mais. Todos medalhistas de competições.

“As Olímpiadas do Conhecimento são concursos de grande importância e estimulamos a participação de nossos estudantes, pois, é uma forma de aprimorar o conhecimento e valorizar o mais importante que é a aprendizagem, a qualidade das escolas. Por isso, fiz questão de estar presente, para que as comunidades educacionais do nosso estado se sintam estimuladas a participar. Vamos premiar estes estudantes para que sirvam de exemplo a todos os demais da rede estadual, nessa caminhada firme e clara que temos pela valorização da educação no Maranhão”, pontuou o governador Flávio Dino.

Os 74 alunos que se destacaram nas competições receberam das mãos do governador um voucher valendo um Kindle, leitor de livros digitais.  Uma forma de estímulo e de reconhecimento dos alunos e suas conquistas.

Solenidade realizada no Teatro João do Vale (Foto: Karlos Geromy)

O secretário de Estado da Educação (Seduc), Felipe Camarão, destacou a conquista dos alunos. “Hoje é um reconhecimento especial para estes alunos da rede integral do Maranhão, que foram premiados em diversas olimpíadas e diversas modalidades. E pensar que, antes do governador Flávio Dino, o Maranhão não tinha escola em tempo integral e hoje chegamos a quase 80 escolas. Essa premiação é uma forma de reconhecimento, homenagem e de estímulo.  Essa é nossa intenção, que estes estudantes se sintam cada vez mais valorizados e reconhecidos e possam espalhar esse estímulo para todos os alunos da rede estadual e demais escolas”, frisou.

As Olimpíadas do Conhecimento são competições que abrangem temas específicos – Matemática, Biologia, Robótica, História, Meio Ambiente, entre outros. O foco é, por meio destas áreas do saber, solucionar problemas teóricos e práticos, realizar experimentos e promover debates relevantes para a sociedade.

As Olimpíadas estimulam ainda o surgimento de novos talentos, principalmente entre estudantes da rede pública de ensino. Os jovens participantes realizam muitas atividades com o uso do conhecimento científico e são estimulados a se tornarem agentes capazes de promover a atualização dos métodos e técnicas das áreas nas próprias escolas, revelando-se como talentos a serem orientados para carreiras técnico-científicas.

Para os alunos reconhecidos no evento de Governo, o momento foi um presente. “Estar aqui significa um mérito muito gratificante. É bastante honroso estar aqui recebendo este prêmio e, também, eu acho muito boa a participação do Governo. Estão melhorando as salas com climatização, mais estrutura e temos hoje uma qualidade de vida melhor nas escolas. É muito bom ver essa evolução positiva e só tenho a agradecer”, enfatizou o estudante Isaac Hudson, do Centro Educa Mais Raimundo João Saldanha, da cidade de Rosário.

Cerimônia contou com a presença de 74 alunos dos Centros Educa Mais
(Foto: Karlos Geromy)

Participante da Olímpiada Nacional de Ciências, o estudante Alex dos Santos, destacou a importância da premiação estadual. “É importante este momento para compreendermos o quanto o esforço, tanto da rede pública estadual e dos alunos, está sendo recompensado. E a partir do momento em que colocamos à prova o nosso conhecimento, podemos mostrar que estamos a cada dia melhores, progredindo e sendo melhores hoje do que fomos ontem. Essa premiação recompensa todo o esforço que tivemos, mesmo com as dificuldades que tivemos ano passado, podemos mostrar que conseguimos”, disse ele, que é aluno do Centro Educa Mais Raimundo Araújo, em Chapadinha.

Apoio às competições

Para potencializar a participação de estudantes dos Centros Educa Mais em competições dessa natureza, a coordenação de Inovação desses centros implementou o Núcleo de Pesquisa e Olimpíadas (NPO). A partir desta ferramenta, serão traçadas estratégias e metas, como forma de efetivar as participações em eventos científicos e Olimpíadas do Conhecimento.

O Núcleo é um espaço educacional promissor em nível estadual, que atua para fomentar a integração, a troca de conhecimentos, a formação de valores e ideias inovadoras entre professores e estudantes da rede Educa Mais. Contribui ainda para despertar nos estudantes e professores uma cultura investigativa para ressignificação do ensino e aprendizagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *