Suposta irregularidade na eleição do Diretor Geral do IFMA de Araioses

Na noite de ontem (30) foi enviado a mim – via WhatsApp – um vídeo e dois áudios com teores altamente negativos ao processo eleitoral realizado nesta segunda-feira, para eleger o Diretor Geral do Campus do IFMA de Araioses.

O vídeo – de autoria do professor João Paulo – candidato que saiu derrotado no pleito começa dizendo que ele gostaria muito de estar gravando aquele vídeo para parabenizar o professor Pinho pela vitória, mas que, no entanto teria recebido denúncias por meio de áudios de estudantes, que um suposto servidor do Campus – que inclusive ocuparia cargo de na atual gestão poderia ter contribuído para macular a eleição.

No vídeo o professor João Paulo também relata das providencias já tomadas junto ao MPF, Polícia Federal, Procuradoria do IFMA, comissões local e central. Supostamente há suspeita de que o servidor teria cometido atos de corrupção passiva e crime de improbidade administrava.

Em um dos áudios alguém diz a uma mulher (amiga) que estaria tentando conseguir algo que seja bacana para ela e para alguns alunos que ficaram reprovados, que conseguiria que esses alunos fossem para o terceiro ano sem fazer as dependências e que para isso acontecer seria necessário que o professor Pinho continuasse na gestão.

Fala que ainda que esses alunos teriam sido reprovados por professores que fazem oposição e que supostamente se ele (Pinho) não ganhasse a eleição ele (a voz do áudio) não conseguiria fazer nada para mudar a situação deles.

Em um segundo áudio a mesma voz diz: “pensa direitinho pensa direitinho faça suas análises faça os seus estudos aí de qual o melhor candidato e veja qual que realmente pode te ajudar tá bom”? Diz ainda ter certeza que com o professor Pinho todos os alunos serão ajudados.

O caso é gravíssimo havendo verdade ou não nas denúncias de irregularidades no pleito do IFMA. Seja quem for os culpados de estarem jogando na lama a imagem de uma instituição que vem fazendo um grandioso trabalho pela educação de Araioses, esses não podem ficar impunes.

O IFMA Campus de Araioses hoje é motivo de orgulho para todos os araiosenses. Tenho acompanhado de perto o maravilhoso trabalho que ali realiza o professor Rafael Ciarlini e aquela instituição não pode ser colocada aos rasteiros níveis da politicagem partidária – tão comum nos dias de hoje em que vivemos.

Quis saber a versão de cada candidato sobre o triste episódio e o primeiro a me responder por WhatsApp foi o professor Raimundo Pinho.

Ele diz:

Prezado Daby, é normal que maus perdedores recorram a todos os artifícios para impugnarem uma vitória legítima, inclusive sacrificando um pai de família, honrado e digno, mas podem fazer o que quiserem, iremos nos defender, que é o que temos feito durante este tempo todo, além de erguer um Campus lindo para a comunidade!

Mais tarde também por WhatsApp o professor João Paulo deu sua versão dos fatos:

Daby,

O que ocorreu foi uma denúncia de um(a) estudante com dois áudios, supostamente, de um servidor do Campus que ocupa um cargo na gestão atual. Os áudios já foram publicitados e o seu conteúdo parece revelar irregularidades no pleito local. De posse desses áudios, levamos seu conteúdo ao Procurador e Reitor do IFMA, as comissões local e central do processo eleitoral e a Polícia Federal para que o caso possa ser apurado.

É muito triste ver nossa instituição envolvida com práticas dessa natureza. Nós só lamentamos. Mas é preciso garantir que o caso seja esclarecido e a servidora envolvida tenha sua ampla defesa assegurada.

Agora é aguardar o desenrolar dos fatos, pois o IFMA é maior do que tudo isso e certamente continuará sendo essa instituição que tanto nos orgulha.

Para isso basta que todos os fatos sejam devidamente investigados e que a justiça seja feita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *