Jornal conservador francês traça perfil de Bolsonaro: explosivo e com “ambição financeira excessiva”

Bolsonaro (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

Em uma série especial, o jornal Le Fígaro publicou, nesta terça-feira (27), um perfil sobre Jair Bolsonaro enfocando, principalmente, o seu passado militar e que ainda “tenente, Bolsonaro criou confusão com a hierarquia quando se envolveu em negócios pouco compatíveis com seu status de militar”. Segundo o diário francês, o coronel Carlos Alberto Pellegrino, que foi superior hierárquico de Bolsonaro, foi quem detectou precocemente sinais de imaturidade em Bolsonaro, além de “uma ambição financeira e econômica excessiva”.

“Ele tinha a intenção de liderar os oficiais subalternos, no que foi sempre repelido, tanto em razão do tratamento agressivo dispensado a seus camaradas, como pela falta de lógica, racionalidade e equilíbrio na apresentação de seus argumentos”, disse Pellegrino em trecho do livro reproduzido pelo jornal francês.

O fim da carreira militar de Bolsonaro começou quando ele publicou um artigo na revista Veja, em 1986, reclamando dos baixos salários dos cadetes. Vem dessa época a popularidade que ele ganhou na base do Exército, até hoje um elemento importante de seu eleitorado mais fiel, observa o diário. A gota d’água foi a descoberta, no ano seguinte, que ele e um amigo de farda, Fábio Passos, tinham um plano de explodir bombas em unidades militares do Rio de Janeiro para pressionar o comando.

Bombas e afastamento do Exército

O caso das bombas levou Bolsonaro a julgamento, conta o Le Fígaro. Condenado inicialmente, depois absolvido pelo Superior Tribunal Militar, ele acabou sendo isolado dentro das Forças Armadas até abandonar a carreira para se aventurar na política.

“A passagem pelo Exército revelou o Bolsonaro atual: ambicioso, polêmico, intrépido, insubordinado, um homem que mistura realidade e ficção, uma personalidade considerada imatura por seus superiores e incapaz de comandar ou, ao contrário, um carismático”, sintetiza o diário francês.

“O que veio depois todos sabem”, conclui em tom de ironia Le Fígaro.

Fonte: 247 com RFI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *