Flávio Dino flexibiliza regras e autoriza volta às aulas na rede estadual de ensino

Flávio Dino flexibiliza regras e autoriza volta às aulas na rede estadual de ensino — Foto: Reprodução/ Governo do Estado

Por G1 MA — São Luís

Em entrevista coletiva nesta terça-feira (20), Flávio Dino flexibilizou praticamente todas as restrições impostas pelo decreto vigente no estado para combater a pandemia da Covid-19 até o dia 30 de julho.

O uso de máscara ainda é obrigatório e o distanciamento social ainda é recomendado pelo governador. Veja o que muda a partir desta terça-feira:

  • Cinema e teatro: liberados
  • Evento com até 200 pessoas em ambientes fechados
  • Evento com até 400 pessoas em ambientes abertos e ventilados
  • Administração pública estadual: 100% da capacidade
  • Igrejas: liberados
  • Grupo de risco vacinado pode retornar ao trabalho após 30 dias
  • Comércio, indústria, bares, restaurantes, shoppings, academias e supermercados: sem restrição de horários, com regras sanitárias.

“O protocolo universal é o uso de máscaras e distanciamento. Isso não significa dizer que a pandemia acabou, pelo contrário, a pandemia ainda está entre nós, no mundo. Nós temos o momento que podemos sonhar com o extermínio do coronavírus, mas não devemos descuidarmos, se descuidarmos, o coronavírus vai voltar em suas múltiplas variantes”, disse o governador.

Retorno às aulas

Ainda segundo com o governador, o retorno às aulas da rede estadual em sistema híbrido está prevista para o dia 2 de agosto, com um processo progressivo, de acordo com cada escola. “Nós vamos acompanhando e frisando que é imprescindível o cumprimento de protocolos sanitários”, disse.

Em relação as redes municipais, essa deliberação compete a cada gestor municipal.

“Nós temos o uso obrigatório de máscara e distanciamento social. Nós não podemos esquecer isto. Isso é decisivo, tanto quanto a vacina. A partir dessa premissa, de protocolos sanitários setoriais, nós estamos avançando na flexibilização das atividades econômicas”, disse o governador.

Vacinação nos municípios maranhenses

De acordo com Flávio Dino, dos 217 municípios do Maranhão, 145 estão com alta produtividade na vacinação. Apenas 72 cidades estão no patamar mais baixo de imunização e, por conta disso, não receberão as novas doses.

“Com a produtividade dessas cidades, se tem vacina estocada, é claro que não recebe novas doses e, com isso, a vacinação fica para trás. Por isso, enfatizo a premência da aplicação das doses e a alimentação do sistema de informação do Ministério da Saúde para que com isso a população dessas cidades possam receber mais doses e, com isso, haver uma evolução na vacinação”, disse Flávio Dino.

Coronavírus no Maranhão

Após quase 8 meses, o Maranhão voltou a registrar queda no número de casos ativos de Covid-19, ou seja, de pessoas que estão atualmente com a doença. Nesta segunda-feira (19), o estado registrou um total de 34.687 registros. No domingo (18) eram 34.759.

O número de casos ativos voltou a subir exatamente no dia 21 de novembro de 2020, quando o estado tinha apenas 2.712 maranhenses com a doença. Desde então, o número não parou de subir e chegou a ultrapassar os 34 mil em julho, o maior pico registrado durante a pandemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *