Poeta maranhense de 17 anos é selecionado para participar do Festival de Poesia de Lisboa

Gustavo Augusto, de 17 anos, foi selecionado para participar da 6ª edição do Festival de Poesia de Lisboa. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Timon

Por G1 MA — São Luís, MA

O poeta maranhense Gustavo Augusto, de 17 anos, foi um dos selecionados para participar da 6ª edição do Festival de Poesia de Lisboa. O evento literário internacional será realizado em setembro deste ano, em formato virtual, devido a pandemia de Covid-19.

O jovem poeta é natural de Timon, cidade localizada a 460 km de São Luís. A poesia feita por Gustavo, e que foi selecionada para ser apresentada no festival, fala sobre desigualdade social e a necessidade de uma reorganização fundiária na poesia.

“Ainda acho injusto o pobre estar sem terra / O filho corre da tela para não poder ver / O rico debaixo de um grande teto tendo onde se esconder / Enquanto o pobre, embaixo de um papelão / Procurando apenas uma mão para lhe socorrer”, dizem os versos.

Ao todo, Gustavo Augusto já possui uma lista com 315 poesias. A trajetória no universo literário começou quando ele ainda era pequeno, devido ao seu interesse pela leitura e escrita. Segundo Gustavo, a poesia o ajudou a expressar as suas emoções.

“A poesia sempre foi minha vida e me ajudou a me expressar e de ressignificar minhas emoções. Sempre gostei de ler, de escrever. Então ser convocado para o Festival de Lisboa é a concretização de um sonho. Eu aqui, de Timon, ver minha poesia chegando em Lisboa”, disse o jovem.

Em 2020, uma das poesias de Gustavo foi selecionada entre as 40 melhores do Brasil no Festival de Poesia da Academia Rio Pombense, que aconteceu na cidade de Rio Pomba, em Minas Gerais.

Ao todo, Gustavo Augusto possui uma lista com mais de 300 poesias. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Timon

Amor por Timon

Além de abordar sobre temas sociais, amor, as poesias de Gustavo também descrevem sobre sua relação de admiração por Timon, cidade onde nasceu (leia uma das poesias dele mais abaixo).

“Timon para mim é meu alicerce, minha raiz, a cidade que me orgulho de morar. Amo Timon pois sei a grandeza não só da cidade, mas das pessoas que nela habitam. Timon para mim é mais que uma cidade, um virtude que me orgulho de tê-la em registro, e acima de tudo de viver”, ressalta.

As conquistas do jovem poeta são motivo de orgulho no município com pouco mais de 170 mil habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020. De acordo com Dinair Veloso, prefeita de Timon, o jovem é um exemplo para a nova geração de escritores do Maranhão.

“Gustavo é um orgulho para nós, um poeta que leva o nome da nossa cidade para concursos de reconhecimento internacional. Sem dúvidas, ele é um exemplo para a nova geração de escritores”, disse.

A TIMON QUE AMO – Gustavo Augusto

Na cidade que hoje habito
Tenho orgulho de morar
É a terra sempre amei
E que sempre hei de amar
A cidade de Timon
Que no meu coração está

Sinônimos e virtudes
A elas podemos adicionar
São inúmeros os conceitos
Que podemos destacar
Acima de tudo, Timon é amor

Timon que eu amo
Timon que eu quero bem
A cidade que eu moro desde sempre
A cidade que me faz bem.

O festival

Neste ano, o Festival de Lisboa tem como tema ‘Terra – Uma Poética de Nós’. Além de apresentações, a edição terá palestras, oficinas, encontro com poetas, dentre eles, o moçambicano Mia Couto, que tem uma obra literária extensa e que já foi publicada em 22 países em mais de cinco línguas.

Segundo a organização do evento, o primeiro colocado terá um livro lançado gratuitamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *