Onde estão os heróis destemidos de Araioses?

As maravilhas do Delta do Parnaíba – ou Delta das Américas como também é conhecido – que tem 80% de seu território em Araioses não tem suas riquezas aproveitadas pelo nativos e sim por empresários de outras cidades e de outros estados

Fiquei sensibilizado com as mensagens de felicitações pelo aniversário de Araioses ocorrido neste 29 de março. Elas partiram não só de araiosenses, mas assim também como de outros que gostam e amam a cidade e quiseram registar esse sentimento nesta data tão importante.

Confesso que gostariam de ter feito também meu registro, porém o momento não me inspira a festejar e sim a lamentar a situação de abandono em que as sucessivas administrações colocaram minha amada terra.

A lamentável situação pela qual passa nosso município – com tantas riquezas naturais – não é fruto apenas da má gestão de um mandatário e sim a somatória de erros cometidos durante décadas por gestores incompetentes e por outros que tratou a cidade como propriedade deles.

Educação com os níveis mais baixos da nação, saúde em eterna UTI, zero em infraestrutura, entre outras carências – sinceramente não me motivam a comemorar.

Reconstruir o município não será tarefa fácil. O estrago feito por vários é muito para um só concertar, mas isso também não é motivo para desistir de lutar.

Dos versos do Hino de Araioses fiz a reflexão:

Salve, ó Terra de Heróis destemidos que não buscam o progresso e a aventura?

Por que os filhos de Araioses temem os caminhos vencidos?

Oh, Araioses sei que és a Terra da paz e do amor, mas isso é pouco para quem quer viver com dignidade em uma progressiva terra.

O imaginário de Araioses é de uma cidade destruída por uma guerra, mas eu ainda não perdi a esperança de que isso possa mudar e que seja logo.

Que prefeita Luciana Marão – que também tem sua parcela de responsabilidade nessa triste situação – agora que o povo lhe deu uma segunda chance, que a aproveite dirigindo o município no caminho que o leve ao tão sonhado desenvolvimento.

Abaixo Hino de Araioses com letra e melodia do saudoso professor Raimundo Nonato das Chagas

Hino do município de Araioses

Salve, ó terra de heróis destemidos

Que buscas o progresso e a aventura,

Não temas os caminhos vencidos.

Tudo alcanças com fé e bravura,

Teu trabalho e o teu nome, então,

Complementam o poder da Nação.

 

Araioses, Araioses

És a terra da paz e do amor…

Tua gente venturosa,

Enobrece o teu grande esplendor.

 

Seja sempre constante tua glória

Aos teus filhos que esperam o porvir

E aos passos mais altos da história

Do Brasil vós haveis de unir;

Sobre nós permaneça a grandeza

Sublimada pela natureza.

 

Araioses, Araioses

És a terra da paz e do amor…

Tua gente venturosa,

Enobrece o teu grande esplendor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *