Maranhense é aprovado em programa internacional de treinamento de líderes universitários

Por G1 MA – São Luís

João Vitor de Sena Campos é o nome do estudante do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e primeiro maranhense selecionado para participar do Emerson Fellowship, programa de treinamento de jovens líderes universitários, fora do país.

O treinamento foi criado pela ONG Internacional Judaico-Sionista StandWithUs (SWU), presente nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Israel e no Brasil.

“Eu quase fiquei sem acreditar quando vi o meu nome na lista de aprovados. Cheguei a chorar de muita emoção. É uma oportunidade única na minha vida, e eu me sentia inseguro para prestar o seletivo. Me lembrei de quantas vezes procurei por uma oportunidade dessas aqui no meu estado, mas nunca encontrei. Mesmo estudando em um curso de ciências humanas, as questões envolvendo Oriente Médio quase não são discutidas em sala de aula. A concorrência foi muito grande, mas, felizmente, deu tudo certo”, disse o estudante.

Maranhense é aprovado em programa internacional de treinamento de líderes universitários — Foto: Divulgação/UFMA

O programa inclui uma formação em História, Economia, Política e Conflitos no Oriente Médio. As discussões abordam temas como Direito Internacional, Filosofia de Guerra e Paz, Cultura e Sociedade, História Aplicada, Geopolítica, Terrorismo Internacional, Segurança Internacional, Organizações Internacionais, Política Externa e Comunicação.

Segundo João Vitor Campos, o intuito do Emerson Fellowship é possibilitar que os alunos, ao saírem do programa, estejam capacitados para abordar e discutir os temas relacionados ao Estado de Israel e às questões do Oriente Médio.

“Devido à pandemia da covid-19, as aulas do Programa serão remotas. Havia dois momentos com viagens programadas para as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, mas ficou inviável por conta de a vacina não atender a toda a demanda populacional brasileira. Então, toda quinta-feira, tenho aula via plataforma do Zoom, com textos, videoaulas, debates e muitas atividades. Meus maiores interesses em torno do programa são as discussões sobre direitos humanos e estudos da paz internacional”, explicou.

A StandWithUs é uma instituição educacional sobre Israel sem fins lucrativos e apartidária com sede em Los Angeles, Estados Unidos, além de escritórios espalhados em cinco continentes. Seus principais trabalhos somam anos de dedicação à luta contra o extremismo e o antissemitismo no mundo.

Por meio do conhecimento, a ONG busca combater os preconceitos e os estereótipos sobre o conflito árabe-israelense e promover políticas pela paz no Oriente Médio. Além disso, a StandWithUs conta com um Centro de Educação em Jerusalém (Israel) e diversos programas instalados na América Latina, África do Sul, China, Europa e Austrália. São muitas campanhas, materiais didáticos e palestras ministradas pelo mundo, por meio de várias plataformas em 18 idiomas diferentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *